Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarinho, Diane Marcy de Brito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0634307274777296eng
dc.contributor.advisor1Reimer, Ivoni Richter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861371052102699eng
dc.contributor.referee1Silva, Valmor da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694eng
dc.contributor.referee2Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594eng
dc.contributor.referee3Silva, Rosemary Francisca Neves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1440663724607422eng
dc.contributor.referee4Souza, Carolina Bezerra de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028771794506651eng
dc.date.accessioned2022-11-04T13:03:27Z-
dc.date.issued2022-08-15-
dc.identifier.citationMARINHO, Diane Marcy de Brito. Protagonismos e interditos de mulheres no Novo Testamento: contribuições para o currículo do ensino religioso. 2022. 154 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4866-
dc.description.resumoBRITO MARINHO, Diane Marcy de. Protagonismos e Interditos de Mulheres no Novo Testamento: contribuições para o Currículo do Ensino Religioso. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022. Esta pesquisa apresenta uma proposta para o currículo de Ensino Religioso com base na análise de textos do Novo Testamento que apresentam, simultânea e ambiguamente, mulheres como protagonistas na sociedade e na igreja, mas que também sofreram interditos socioculturais no contexto de hierarquias patriarcais de poder daquele tempo e na história interpretativa. A pesquisa bibliográfica recorre a categorias e conceitos analíticos como gênero, hermenêutica, história, ensino religioso e sua história curricular no âmbito da educação brasileira, desde os tempos coloniais até o atual momento, tomando como pressuposto para a proposta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo é dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, expõe-se, por meio de referenciais teóricos, sobre Mulheres no Novo Testamento para conhecer e reavivar histórias de mulheres protagonistas, buscando estabelecer uma leitura dos textos sagrados com uma visão hermenêutica crítica e libertadora. Ainda no primeiro capítulo, reflete-se também sobre os interditos, textos que inviabilizam o reconhecimento do protagonismo de mulheres, pois mostram o esforço de silenciar as mulheres em dois textos do Novo Testamento. No segundo capítulo, enfoca-se no Ensino Religioso e suas configurações ao longo dos tempos, no qual se abrirá uma ampla discussão sobre o assunto mediante informações de como os Estados brasileiros trabalhavam o Ensino Religioso, bem como a sua nova configuração na atualidade. No terceiro capítulo, apresenta-se uma proposta de um currículo não sexista, no qual busca-se instrumentalizar professoras e professores para se trabalhar o gênero no componente curricular do Ensino Religioso, baseado em uma pedagogia feminista libertadora e propondo a erradicação do patriarcado e qualquer mecanismo de opressão entre homens e mulhereseng
dc.description.abstractBRITO MARINHO, Diane Marcy de. Protagonisms and Interdictions of Women in the New Testament: Contributions to the Curriculum of Religious Teaching. Thesis (Doctorate in Sciences of Religion) – Pontifical Catholic University of Goiás, Goiânia, 2022. This research presents a proposal for the Religious Teaching curriculum based on the analysis of New Testament texts that present, simultaneously and ambiguously, women as protagonists in society and in the church. However, they also suffered sociocultural prohibitions in the patriarchal hierarchies of power context presented in that period considering the time and the interpretive history. The bibliographic research uses analytical categories and concepts such as gender, hermeneutics, history, religious education, and curricular history. All of them are based on the context of Brazilian education, from Brazil's colonial period to the present moment, taking as a presupposition for a proposal the Base Nacional Common Curricular (BNCC). The study was organized into three chapters. In the first chapter, it is exposed, through theoretical references, to Women in the New Testament in order to know and revive women protagonists' stories, seeking to establish a sacred text reading with a critical and liberating hermeneutic vision. Still, in the first chapter, it is also reflected on the interdicts, texts which make it impossible to recognize the women's role, as they show the effort to silence women in two texts of the New Testament. The second chapter focuses on Religious Education and its configurations throughout the years, in which a broad discussion is opened on the subject through information on how the Brazilian States worked with Religious Education, as well as its new configuration today. In the third chapter, a proposal for a non-sexist curriculum is presented, which seeks to equip teachers, both women, and men, to work on gender in the curricular component of Religious Education. So that bases on a liberating feminist pedagogy and proposing the eradication of patriarchy and of any mechanism which creates oppression.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Taina Catenassi Santos Nobrega ([email protected]) on 2022-11-04T13:03:27Z No. of bitstreams: 1 Diane Marcy de Brito Marinho.pdf: 1176673 bytes, checksum: d52442910fb2c61c2213e08d52fcefb5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-04T13:03:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Diane Marcy de Brito Marinho.pdf: 1176673 bytes, checksum: d52442910fb2c61c2213e08d52fcefb5 (MD5) Previous issue date: 2022-08-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/15870/Diane%20Marcy%20de%20Brito%20Marinho.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religiãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectNovo testamentopor
dc.subjectProtagonismo de mulherespor
dc.subjectInterditospor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectReligious educationeng
dc.subjectNew testamenteng
dc.subjectProtagonism of womeneng
dc.subjectInterdictseng
dc.subjectGendereng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqTeologiaeng
dc.titleProtagonismos e interditos de mulheres no Novo Testamento: contribuições para o currículo do ensino religiosoeng
dc.title.alternativeProtagonisms and Interdictions of women in the New Testament: contributions to the curriculum of religious teachingeng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diane Marcy de Brito Marinho.pdfTexto completo1,15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.