Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4896
Tipo do documento: Tese
Título: Intervenção comportamental com o uso de delineamento de tratamentos alternados no desempenho de jogadores de futebol sub 17
Autor: Moura, Lorena Fleury de 
Primeiro orientador: Britto, Ilma Aparecida Goulart de Souza
Primeiro membro da banca: Cardoso, Lívia Amorim
Segundo membro da banca: Heck, Elisa Tavares Sanabio
Terceiro membro da banca: Simonassi, Lorismario Ernesto
Quarto membro da banca: Martins, Weber
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar funcionalmente o desempenho de três atletas de futebol, integrantes de uma equipe sub 17 de um time da cidade. Os participantes (P1, P2 e P3) tinham idades entre 16 e 17 anos, eram atletas contratados do time, e o critério estudado foi de finalização de fora da área com bola vinda do lado oposto ao atleta. As seguintes classes de resposta avaliadas foram avaliadas em termos de erros e acertos, para ser considerado um acerto, o atleta deveria: 1- chutar com o pé oposto à direção da bola; 2- realizar o chute dentro da área; 3- acertar o gol ou o goleiro. Como não houveram erros nas classes 1 e 2, foram apresentados os resultados referentes à classe 3. Os erros foram classificados nas seguintes categorias: acima do travessão (AT), saída à direita (SD), saída à esquerda (SE), trave direita (TD) e trave esquerda (TE). Para avaliar os efeitos das intervenções no critério selecionado foi empregado um delineamento de tratamentos alternados, do tipo ABCDE seguido de follow-up. Os tratamentos foram antecedidos por uma Linha de Base (LB), e foram realizados da seguinte forma: Intervenção 1- Modelagem Técnico: Reforçamento Positivo; Intervenção 2- Auto-fala ; Intervenção 3- Instrução Técnico, Ausência de Reforço Social; e Intervenção 4: Modelação vídeo. Todas as sessões foram registradas em vídeo. Os resultados apontaram que o tratamento não teve efeito sobre a frequência de acertos dos participantes. Foi evidenciada a falta de estudos relacionados à aplicação da psicologia do esporte no futebol, principalmente pesquisas pautadas na análise do comportamento. A literatura acerca de estudos que utilizem delineamentos de sujeito único em atletas de futebol é escassa e no Brasil praticamente inexistente. Sendo assim, torna-se necessário a realização de estudos de modo que seja possível identificar os determinantes do comportamento de atletas de futebol
Abstract: The present study had as objective to analyze functionally the performance of three soccer athletes, members of an under 17 team in the city. Participants (P1, P2 and P3) were between 16 and 17 years of age, they were hired athletes, and the criterion studied was to finish out of area, the ball coming from the opposite side of the athlete. The following response classes were evaluated in terms of wrong and correct responses, in order to be considered a correct one, the athlete should: 1- shoot the ball with the foot opposite to the direction of the ball; 2- perform the shoot inside the penalty area; 3- the ball should get into the goal or goalkeeper should get the ball. The wrong responses were classified in the following categories: above the crossbar (AT), exit to the right (SD), exit to the left (SE), right goal post (TD) and left goal post (TE). To evaluate the effects of the interventions in the selected criterion, a design of alternate treatments, ABCDE followed by follow-up, was used. The treatments were preceded by a baseline (LB), and executed the follow treatments: Intervention 1- Coach Modeling: Positive Reinforcement; Intervention 2- Self talk; Intervention 3- Coach Instruction, Absence of Social Reinforcement; and Intervention 4: Video modeling. All sessions were recorded on video. The results showed that the treatment had no effect on the frequency of correct responses. It was evidenced the lack of studies related to the application of sports psychology in soccer, mainly research based on behavioral analysis. The literature on studies that use single subject designs in soccer athletes is scarce and in Brazil practically nonexistent. Therefore, studies are necessary in such a way that it is possible to identify the determinants of the behavior of soccer athletes
Palavras-chave: Futebol
Desempenho esportivo
Análise do comportamento
Análise funcional
Delineamento de caso único
Tratamentos alternados
Soccer
Sports performance
Behavior analysis
Functional analysis
Single case design
Alternate treatments
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Moura, Lorena Fleury de. Intervenção comportamental com o uso de delineamento de tratamentos alternados no desempenho de jogadores de futebol sub 17. 2018. 101 f. Tese (Doutorado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4896
Data de defesa: 8-Out-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lorena Fleury de Moura.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.