Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4910
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | São Bernardo, de Graciliano Ramos: subjetividade, realismo crítico e transcriação |
Título(s) alternativo(s): | São Bernardo, by Graciliano Ramos: subjectivity, critical realism and transcreation |
Autor: | Jaime, Erika Nogueira ![]() |
Primeiro orientador: | Arruda, Átila |
Primeiro membro da banca: | PInto, Divino José |
Segundo membro da banca: | Figueiredo, Joabson Lima |
Resumo: | Esta dissertação traz uma análise da obra de Graciliano Ramos, ela é de vital importância para a história da literatura brasileira. Seus romances, contos e crônicas são objetos de pesquisas no Brasil e no exterior, lidos e traduzidos em dezenas de idiomas, transcriados para diversas linguagens interartísticas. Os textos abordam um sujeito consciente do processo metalinguístico da escrita à procura de uma complexa subjetividade fundido às contingências da sociedade que o permeia. De acordo com Alfredo Bosi: "Graciliano [...] representa, em termos de romance moderno brasileiro, o ponto mais alto de tensão entre o eu do escritor e a sociedade que o formou" (2008, p. 400). Desta feita este trabalho analisa o livro São Bernardo, de 1934 visto como uma síntese do pensamento estético do autor, por debater questões sociais e traz aspectos característicos do primeiro tempo modernista e o momento histórico em que a narrativa foi composta, ou seja, a revolução de 1930. O objetivo principal foi analisar a obra buscando demonstrar que ela pode ser considerada de cunho psicológico e não apenas social como tem sido feito. Para tal utilizamos a análise de texto, pesquisa bibliográfica e documental em artigos que tratavam das obras de Graciliano Ramos. Inferimos que para Paulo Honório, narrar implica compreender a realidade enquanto se autocompreende também; entender a retificação que submete os trabalhadores da fazenda e, principalmente, Madalena seria também considerada como uma engrenagem de um mundo que objetifica a tudo e a todos. Destarte, São Bernardo implode uma definição simplista do que ficou conhecido como "romance de 1930". Sinalizamos que este é uma obra extremamente atual e necessária a leitura por trazer o delineamento histórico do Brasil, focando principalmente no Nordeste e abordando o surgimento das cidadezinhas. Cabe citar também que ela aborda de forma fulcral o machismo, o capitalismo e a coisificação das pessoas, temáticas muitos necessárias de serem analisadas, portanto este livro tem indicação para os mais diversos públicos |
Abstract: | The work of Graciliano Ramos is considered of vital importance for the history of Brazilian literature. His novels, short stories and chronicles are objects of research in Brazil and abroad, read and translated into dozens of languages, transcreated into various interartistic languages. This relevance seems to rest on a double basis, but extremely amalgamated: a subject aware of the metalinguistic process of writing in search of a complex subjectivity fused to the contingencies of the society that permeates him. This perception is present, for example, in Alfredo Bosi's considerations: "Graciliano [...] represents, in terms of a modern Brazilian novel, the highest point of tension between the writer's self and the society that formed him" (2008). , p. 400). São Bernardo, from 1934, can be taken as a synthesis of the author's aesthetic thought, since it combines a deep dive with a debate on social relations. This masterpiece covers important aspects of the 1930 novel, highlighting a work with language, the legacies of the first modernist era and the historical moment in which the narrative was composed, that is, the 1930 revolution.It can be considered that, for Paulo Honório, narrating implies understanding reality while also understanding oneself; understanding the reification that subjugates the farm workers and, above all, Madalena, would also mean considering oneself as a cog in a world that objectifies everything and everyone. Thus, São Bernardo implodes a simplistic definition of what became known as the "1930s novel". Luís Bueno, in Uma História do Novel de 1930, discusses the need to reread the history of Brazilian literature, in general, and the production of the first half of the 20th century, in particular, without ignoring or repeating some judgments crystallized by previous critics. In addition, for Bueno, there is an excessive taste for categorical statements of a generalizing nature and for the elaboration of didactic lists that separate works and authors into supposedly homogeneous and diametrically opposed groups, through a survey of typical traits that insist on ignoring everything that is dissonant and complicates a schematic view of the period |
Palavras-chave: | Subjetividade São Bernardo Romance Graciliano Ramos Literatura Obra Década Documento Literature Work Decade Document |
Área(s) do CNPq: | Linguística, Letras e Artes Letras |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Citação: | JAIME, Erika Nogueira. São Bernardo, de Graciliano Ramos: subjetividade, realismo crítico e transcriação. 2023. 48 f. Dissertação (Mestrado em Letras) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia,2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4910 |
Data de defesa: | 13-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Erika Nogueira Jaime.pdf | Texto Completo | 467,58 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.