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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Luiza Macêdo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7131208165915674eng
dc.contributor.advisor1Coelho, Cristiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905415720792566eng
dc.contributor.referee1Pedroso, Reginaldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9528197549640454eng
dc.contributor.referee2Nalini, Lauro Eugênio Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7555089672749145eng
dc.date.accessioned2023-08-23T19:24:44Z-
dc.date.issued2023-03-29-
dc.identifier.citationFERREIRA, Luiza Macêdo. A função do contexto no consumo de produtos sustentáveis. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4922-
dc.description.resumoO interesse da análise do comportamento sob o tema sustentabilidade iniciou-se durante a década de 1970 e hoje é um tema com uma crescente produção na literatura. Tendo em vista a importância de pesquisas sobre esse tópico, estudos sobre contexto e o comportamento do consumidor podem ajudar a identificar variáveis que influenciam a escolha por produtos mais sustentáveis. O objetivo geral desse estudo foi mensurar como diferentes contextos de sustentabilidade (VI) podem exercer controle sobre a escolha do consumidor (VD) a certos produtos em um contexto experimental. Realizou-se uma pesquisa experimental com 34 participantes, utilizou-se o site para pesquisas online Questionpro, onde apareceram diferentes situações de escolha de produtos hipotéticos, sustentáveis ou não. O experimento teve 8 fases e foi dividido em duas partes e os participantes foram alocados randomicamente em quatro grupos distintos, com 8 participantes cada. A parte 1 teve uma linha de base dos produtos (fase 1), um pedido de relato (fase 2), uma linha de base de 9 selos verdes (fase 3), seguido por um treino desses 9 selos (fase 4). A parte 2 teve uma situação experimental contextual (fase 5), outra situação experimental contextual (fase 6), um segundo pedido de relato (fase 7) e uma treino de transferência de função (fase 8). Os quatro grupos contêm as mesmas fases, a diferença entre eles deve-se aos contextos manipulados (verbal ou não verbal) e ao reforçamento diferencial (presente ou ausente). Foram realizadas análises de cada grupo, considerando os relatos dos participantes e os desempenhos em todas as fases. Para avaliar as alterações entre as diferentes fases, foram realizadas as análises inferenciais - testes não paramétricos Wilcoxon e Mann Whitney. Os resultados demonstraram que é possível estabelecer condições de treino para identificação dos selos, seja em contextos em que os selos são vinculados a um contexto verbal ou não verbal, desde que haja consequenciação adequada para esse comportamento. O reforçamento diferencial também influenciou o nível de consciência, os grupos que receberam ficaram com maior nível de consciência sustentáveleng
dc.description.abstractBehavior analysis interest about sustainability began in the 1970 and today is a rising research field. Considering the relevance of this topic, developing studies about context and consumer behavior could help to identify the variables that influence consumer choice behavior towards sustainable products. This study aimed to measure how different sustainability contexts (VI) could control consumer choice behavior (VD). An experimental survey was conducted with 34 subjects using the online research site Questionpro, where hypothetical product choice situations were conducted, with sustainable and non-sustainable products. The experiment had 8 phases and was divided into two parts, the subjects were randomly allocated into four different groups, with eight subjects in each one. Part 1 had the product baseline (phase 1), one report request (phase 2), and one environmental certification stamp baseline (phase 3), followed by nine environmental certification stamp training (phase 4). The four groups contain the same phases, the difference lies in the manipulated contexts (verbal and nonverbal) and the differential reinforcement (present or absent). The analysis were non-parametric statistical tests Wilcoxon and Mann Whitney towards data for each group and between groups, also the request reports. Results shows that it is possible to establish training conditions for identifying the sustainable stamps, either in contexts in which the stamps are linked to a verbal or non-verbal context, as long as there is an adequate consequence for this behavior. Differential reinforcement also influenced the level of awareness, the groups that achieved the highest level of sustainable awarenesseng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2023-08-23T19:24:44Z No. of bitstreams: 1 Luiza Macedo Ferreira.pdf: 3458943 bytes, checksum: 52eadff4dcbf7c60583c2c1f76a13a0f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-23T19:24:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiza Macedo Ferreira.pdf: 3458943 bytes, checksum: 52eadff4dcbf7c60583c2c1f76a13a0f (MD5) Previous issue date: 2023-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16108/Luiza%20Macedo%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdeeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectAnálise do comportamentopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectComportamento de escolhapor
dc.subjectBehavior analysiseng
dc.subjectSustainability,por
dc.subjectChoice behaviorpor
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqPsicologiaeng
dc.titleA função do contexto no consumo de produtos sustentáveiseng
dc.title.alternativeThe role of context in the consumption of sustainable productseng
dc.typeDissertaçãoeng
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