Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4932
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A cidade como espaço formativo: práticas socioespaciais de jovens no centro de Goiânia |
Título(s) alternativo(s): | The city as a formative space: socio-spatial practices of young people in the center of Goiânia |
Autor: | Cardoso, Christiane Marques Moisés ![]() |
Primeiro orientador: | Cavalcante, Cláudia Valente |
Primeiro membro da banca: | Duarte, Aldimar Jacinto |
Segundo membro da banca: | Neta, Maria Aurora |
Terceiro membro da banca: | Ferreira, Bráulio Vinícius |
Resumo: | Esta tese, desenvolvida para defesa no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Doutorado Interinstitucional, Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura, tem como objetivo compreender a cidade enquanto espaço formativo de jovens entre 14 a 29 anos, a partir da relação desses com os espaços do Centro da cidade e como a experiência cotidiana na região central pode contribuir na formação desses jovens. E tem como questão: como e quais os processos formativos são apreendidos por jovens que se apropriam de diferentes espaços do Centro da cidade de Goiânia? E tem como pressuposto que a cidade pode contribuir para o processo formativo dos jovens por meio de sociabilidades e apropriações de espaços públicos e privados sendo constituintes e constituídos. O estudo aborda os espaços de convivência juvenil no núcleo Inicial de Goiânia (Centro). A cidade, ao longo de sua história, vive transformações que culminam na cidade fruto da produção capitalista. Neste contexto, passa a ser tratada como mercadoria e as consequências são a homogeneização, fragmentação e hierarquização do espaço. Nesta conjuntura, autor como Henri Lefebvre (1971; 1972; 1986; 1991; 2006; 200) propõe estratégias nas disputas pela conquista e exercício do direito à cidade ao proclamá-la não como mercadoria, mas também como obra, lugar de encontros e da "festa", da reunião e trocas de experiências; já Paulo Freire (1987; 2014; 2017) apresenta princípios que se adequam a uma ideia da cidade como espaço formativo, ao colocar o sujeito como ser atuante que é transformado pela cidade, mas que também transforma. Como procedimento metodológico, foram aplicados questionários e a realização de entrevista com jovens que frequentam o Centro. Os resultados apontam que, ao viver experiências no Centro de Goiânia, as práticas vivenciadas possibilitam a produção de processos formativos, políticos, culturais e de afeto, ao perceberam a cidade como espaço de diversidade, de liberdade, de arte e lembranças |
Abstract: | This thesis, developed to defend the Thesis of the Stricto Sensu Graduate Program in Education - Interinstitutional Doctorate, Line of Research: Education, Society and Culture, has the goal to understand the city as a formative space for young people from the relationship between young people, between 14 and 29 years old, with spaces downtown and how the daily experience in the centre of the city can contribute to the formation of these young people. And it is assumed that the city can contribute to the formative process of young people through sociabilities and the appropriation of public and private spaces, being constituents and constituted The study addresses the youth coexistence in spaces in the Initial nucleus of Goiânia (Center). The city, throughout its history, undergoes transformations that culminate in the city itself as a result of capitalist production, in this context, it is treated as a merchandise and the consequences are the homogenization, fragmentation and hierarchization of its space. In this context, authors such as Henri Lefebvre (1991, 1999) propose strategies in disputes for the conquest and exercise of the right to the city by proclaiming the city not as a merchandise, but also as a construction, a place for meetings and for "partying", gathering and exchanges of experiences; Paulo Freire, (2014) presents principles that suit an idea of the city as an educational space by placing the subject as an active being who is transformed by the city, but who also transforms. As a methodological procedure, questionnaires were applied and interviews were carried out with young people aged between 14 and 29 who frequent the city centre.The results indicate that when living experiences in downtown Goiânia, the practices experienced allow the production of political, cultural and affection formative processes when they perceive the city as a space of diversity, freedom, art, and memories |
Palavras-chave: | Cidade Educação Jovens Cidade capitalista Direito à cidade City Education Young people Capitalist city Right to the city |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | CARDOSO, Christiane Marques Moisés. A cidade como espaço formativo: práticas socioespaciais de jovens no centro de Goiânia. 2023. 131 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4932 |
Data de defesa: | 28-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Christiane Marques Moises Cardoso.pdf | Texto Completo | 2,33 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.