Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Sheila Santos Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6176656272438788eng
dc.contributor.advisor1Siqueira, Romilson Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749eng
dc.contributor.referee1Rodrigues, Divino de Jesus da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956eng
dc.contributor.referee2Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3964764329397271eng
dc.contributor.referee3Silva, Altina Abadia da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1043482800761732eng
dc.contributor.referee4Ximenes, Priscilla de Andrade Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3479593001073380eng
dc.date.accessioned2023-08-28T21:27:44Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Sheila Santos Carvalho. Sentidos e significados sobre corpo e deficiência: territórios heterotópicos demarcando as perspectivas das crianças e dos adultos. 2023. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4933-
dc.description.resumoA presente tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na Área de concentração: Educação. Linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. Seu objetivo foi a busca em compreender quais sentidos e significados estão presentes e nomeiam um certo tipo de racionalidade a propósito das compreensões sobre o corpo e sobre a deficiência na infância, com base em: analisar quais lógicas institucionais marcam o corpo e a deficiência, identificar quais compreensões decorrem das falas de gestores (as), professores (as) e famílias sobre o corpo e sobre deficiência, bem como analisar como as vozes das crianças com deficiência e sem deficiência ecoam como um modo de compreensão sobre o corpo e sobre a deficiência. O método, a metodologia e os procedimentos metodológicos tiveram como base as fundamentações teóricas vinda do materialismo histórico-dialético, e no diálogo com a psicologia histórico cultural e correntes críticas da sociologia e da filosofia. Foram tecidas compreensões analíticas de que os sentidos e significados sobre corpo e sobre a deficiência corroboram para a constituição de um tipo de racionalidade que reifica a ideia de deficiência, indigência os corpos e converte a criança em um sujeito ilidido. Somada à racionalidade hegemônica, um conjunto de procedimentos legitimam objetivações e instrumentalizações para a governabilidade sobre os corpos. Tais aspectos atuam com rigor, e com vistas a uma administração da infância. As crianças mesmo que denotem resistência têm suas vozes e vidas silenciadas e invisibilizadas pelas lógicas reificadas sobre os corpos, que tornam a sociedade e a escolas em espaços heterotópicos, balizados por violações de seus direitos básicos e acessibilidades. Em meio às demarcações, as crianças convidam ao desafio do território, um lugar possível, mas, com alta necessidade de descolonização de sentidos e significados, ou seja, uma nova racionalidade que pode emergireng
dc.description.abstractThis thesis is linked to the Stricto Sensu Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás, in the area of concentration: Education. Line of research: Education, Society and Culture. Its objective was to seek to understand which senses and meanings are present and name a certain type of rationality regarding understandings about the body and disability in childhood, based on: analyzing which institutional logics mark the body and disability, identifying which understandings derive from the speeches of managers, teachers and families about the body and about disability, as well as analyzing how the voices of children with and without disabilities echo as a way of understanding the body and about disability . The method, methodology and methodological procedures were based on theoretical foundations coming from historical-dialectical materialism, and in dialogue with cultural historical psychology and critical currents of sociology and philosophy. Analytical understandings were woven that the senses and meanings about the body and about disability corroborate for the constitution of a type of rationality that reifies the idea of disability, indigence of bodies and converts the child into an eluded subject. Added to the hegemonic rationality, a set of procedures legitimize objectifications and instrumentalizations for governance over bodies. Such aspects act with rigor, and with a view to managing childhood. Children, even if they show resistance, have their voices and lives silenced and made invisible by the reified logics about bodies, which turn society and schools into heterotopic spaces, marked by violations of their basic rights and accessibility. Amidst the demarcations, the children invite the challenge of the territory, a possible place, but with a high need for the decolonization of senses and meanings, that is, a new rationality that can emergeeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2023-08-28T21:27:44Z No. of bitstreams: 1 Sheila Santos Carvalho Ribeiro.pdf: 3046853 bytes, checksum: aa07877ee9e48f454ce0ec3c9c6ae1d7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-28T21:27:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sheila Santos Carvalho Ribeiro.pdf: 3046853 bytes, checksum: aa07877ee9e48f454ce0ec3c9c6ae1d7 (MD5) Previous issue date: 2023-03-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16154/Sheila%20Santos%20Carvalho%20Ribeiro.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectCorpopor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectSentidos e significadospor
dc.subjectInfânciaspor
dc.subjectTerritórios heterotópicospor
dc.subjectBodyeng
dc.subjectDeficiencypor
dc.subjectSenses and meaningspor
dc.subjectChildhoodspor
dc.subjectHeterotopic territoriespor
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.titleSentidos e significados sobre corpo e deficiência: territórios heterotópicos demarcando as perspectivas das crianças e dos adultoseng
dc.title.alternativeSenses and meanings about body and disability: heterotopic territories demarcating the perspectives of children and adultseng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sheila Santos Carvalho Ribeiro.pdfTexto Completo2,98 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.