Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4938
Tipo do documento: Tese
Título: Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções
Título(s) alternativo(s): Digital cultures and children's social experiences: class dilemmas, knowledge, domains and productions
Autor: Leite, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso 
Primeiro orientador: Siqueira, Romilson Martins
Primeiro membro da banca: Ramos, Maria da Luz Santos
Segundo membro da banca: Costa, Navia Regina Ribeiro da
Terceiro membro da banca: Peixoto, Joana
Resumo: A pesquisa vinculada à linha Educação, Cultura e Sociedade é um estudo sobre as experiências sociais das crianças nas culturas digitais. Objetiva compreender a relação entre as experiências sociais das crianças nas culturas digitais e as questões de classe social e cultural. A pesquisa parte do seguinte problema: como as questões de classe social e cultural medeiam o tipo de experiências sociais/protagonismo das crianças nas culturas digitais? A pesquisa é do tipo descritiva/exploratória, de cunho qualitativo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram os de revisão de literatura e de pesquisa de campo. O corpus da pesquisa se constituiu das respostas dadas por dois grupos de cinco crianças, um de uma escola pública e outro de uma escola privada, com base em cinco temáticas discutidas por meio dos pressupostos da metodologia Roda de Conversa Virtual. As duas escolas são de um mesmo bairro de um município do interior de Goiás e recebem o mesmo tipo de sinal de internet. A partir das falas das crianças, analisamos as mediações de classes sociais e culturais presentes nas experiências sociais que as crianças realizam ou não realizam nas culturas digitais. A problemática, o planejamento da pesquisa, a execução, a categorização, a análise e a inferência foram realizados tendo como fundamento referenciais teóricos do pensamento histórico e cultural, dos estudos da criança, da sociologia da infância e, sobretudo, dos estudos de Thompson (1981; 1989; 1998), Hitchby e Moran-Ellis (1998); Vygotsky (1991; 2010), Santaella (2013), Corsaro (2011; 2012; 2014; 2016) e Charlot (2018). Como resultado, tivemos que as crianças da escola pública pesquisada possuem menos condições materiais de acesso às culturas digitais nas suas casas, mas, sobretudo, na sua escola. As mediações se mostraram fundamentais para determinarem o tipo das experiências sociais que as crianças realizam nas culturas digitais. A mediação das famílias mostrou-se depender das questões econômicas e culturais, e identificamos que os costumes e as tradições dessas famílias condicionam também a forma de participação e atuação da criança nas culturas digitais
Abstract: The research linked to the line Education, Culture and Society is a study about children's social experiences in digital culture. It aims to understand the relationship between children's social experiences in digital culture and issues of social and cultural class. The research starts from the following problem: how the issues of social and cultural class mediate the type of social experiences/protagonism of children in digital culture? The research is of the descriptive/exploratory type, with a qualitative nature. The methodological procedures are literature review and research of field. The research corpus was based on the answers given by two groups of five children, one from a public school and the other from a private school, from five themes discussed through the assumptions of the talking circle virtual methodology. The two schools are from the same neighborhood in a municipality in the countryside of Goiás and receive the same type of internet signal. Based on the children's speeches, we analyzed the mediations of social and cultural class present in the social experiences that children do or do not do in digital culture. The problem, the planning of the research, execution, categorization, analysis and inference were carried out from theoretical references of historical and cultural thought, child studies, the sociology of childhood, especially the studies of E.P. Thompson (1981, 1989, 1998), Hitchby and Moran-Ellis (1998); Vygtosky (1991, 2010), Santaella (2013), William Corsaro (2011; 2012; 2014; 2016), Bernard Charlot (2018). As a result, found that the children of the researched public school have less material conditions of access to digital culture in their homes, but above all, in their school. The mediations have been shown to be fundamental in determining the type of social experiences that children perform in digital culture. The mediation of families proved to depend on the questions economic and cultural, and it was found that the customs and traditions of these families also condition the child's form of participation and performance in the digital culture
Palavras-chave: Crianças e Infâncias
Experiências sociais
Culturas digitais
Educação
Classe econômica e cultural
Children and childhoods
Social experiences
Digital culture
Education
Economic and cultural class
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: LEITE, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso. Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções. 2023. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4938
Data de defesa: 24-Mar-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite.pdfTexto Completo5,73 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.