Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4944
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Daniel da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0621215332362581eng
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Divino de Jesus da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956eng
dc.contributor.referee1Siqueira, Romilson Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749eng
dc.contributor.referee2Arpini, Dorian Mônica-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7359875094778140eng
dc.date.accessioned2023-09-11T18:27:37Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationMENDES, Daniel da Silva. Sentidos e significados da educação sexual e da sexualidade para estudantes e professoras/res de escolas públicas. 2023. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4944-
dc.description.resumoEsta dissertação tem o objetivo de apreender os sentidos e significados da educação sexual para estudantes e professoras/res do ensino médio em escolas públicas de período integral da região leste da cidade de Goiânia, Goiás. Apresenta-se como uma investigação qualitativa, apropriou-se do Materialismo Histórico Dialético como método de investigação científica e a teoria vigotskiana como base teórica e conceitual, buscando responder a seguinte problemática: Quais os sentidos e significados da educação sexual e da sexualidade para jovens estudantes e professoras/res em escolas de ensino médio da rede pública de período integral na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil? Como procedimentos metodológicos, foram realizadas 32 entrevistas semiestruturadas, sendo 9 com professoras/res e 23 com jovens estudantes das 1°, 2° e 3° séries do ensino médio de três escolas públicas de período integral localizadas na região Leste da cidade de Goiânia, Goiás. Foram utilizados os núcleos de significação como procedimento de leitura, análise e sistematização do material coletado na pesquisa empírica. O trabalho foi dividido em quatro capítulos, e apresentou respectivamente o estado do conhecimento de produções científicas acerca do ensino da educação sexual em universidades brasileiras, as políticas públicas em educação sexual e sexualidade no Brasil no contexto educacional e os sentidos e significados da educação sexual e sexualidade para professoras/res e para jovens estudantes. As falas de professoras/res e jovens estudantes apresentaram resultados similares, complementares e contraditórios. Concluiu-se que existem políticas públicas que validam o trabalho em educação sexual por parte das/os professoras/res, mas que as escolas isoladamente de outras instituições e agentes sociais não conseguem desenvolver ações contínuas no exercício da prática em educação sexual. As falas dos sujeitos entrevistados apontam interesse no estudo e aprofundamento na temática proposta, considerando que a sexualidade é um aspecto da vida dos seres humanos que se inicia antes mesmo do nascimento e os acompanha até o fim. Sendo assim, compreende-se que ações e atividades com o foco na educação sexual no espaço público são, além de possíveis, necessárias e urgentes para promover prevenção da gravidez indesejada na juventude, combate às violências e Infecções Sexualmente Transmissíveis e direitos e garantias de saúde e segurança sexual e reprodutivaeng
dc.description.abstractThis dissertation aims to comprehend the meanings and significance of sex education for high school students and teachers in full-time public schools in the eastern region of Goiânia, Goiás. It presents itself as a qualitative investigation, using Historical Dialectical Materialism as the method of scientific inquiry and Vygotskian theory as the theoretical and conceptual basis, seeking to answer the following problem: What are the senses and meanings of sexual education and sexuality for young students and teachers in full-time public high schools in the city of Goiânia, Goiás, Brazil? As methodological procedures, 32 semi-structured interviews were conducted, with 9 teachers and 23 young students from the 1st, 2nd, and 3rd grades of high school in three full-time public schools located in the eastern region of Goiânia, Goiás. The nuclei of meaning were used as a procedure for reading, analyzing, and systematizing the material collected in the empirical research. The work was divided into four chapters, and presented, respectively, the state of knowledge of scientific productions about sex education in Brazilian universities, public policies on sex education and sexuality in Brazil in the educational context, and the meanings and significance of sex education and sexuality for teachers and young students. The speeches of teachers and young students showed similar, complementary and contradictory results. It was concluded that there are public policies that validate the work in sex education by teachers, but that schools alone, without the support of other institutions and social agents, cannot develop continuous actions in the exercise of sex education practice. The statements of the interviewees indicate an interest in studying and deepening the proposed theme, considering that sexuality is an aspect of human life that begins before birth and accompanies them until the end. Therefore, it is understood that actions and activities with a focus on sex education in public space are not only possible but necessary and urgent to promote prevention of unwanted pregnancy in youth, combat violence and sexually transmitted infections, and guarantee sexual and reproductive health and safety rightseng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2023-09-11T18:27:37Z No. of bitstreams: 1 Daniel da Silva Mendes.pdf: 1883579 bytes, checksum: b0e8902cec555c9700fb68f1669056f5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-11T18:27:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniel da Silva Mendes.pdf: 1883579 bytes, checksum: b0e8902cec555c9700fb68f1669056f5 (MD5) Previous issue date: 2023-06-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16199/Daniel%20da%20Silva%20Mendes.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação sexualpor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectSentido e significadopor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectEscolas públicas de período integralpor
dc.subjectSexual educationpor
dc.subjectSexualitypor
dc.subjectSense and meaningpor
dc.subjectYouthpor
dc.subjectFull-time public schoolspor
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.titleSentidos e significados da educação sexual e da sexualidade para estudantes e professoras/res de escolas públicaseng
dc.title.alternativeSenses and meanings of sexual and sexuality education for students and teachers in public schoolseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel da Silva Mendes.pdfTexto Completo1,84 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.