Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Dayane Lino de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7662707669725987eng
dc.contributor.advisor1Afonso, Lúcia Helena Rincón-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875047675834170eng
dc.contributor.referee1Carneiro, Maria Esperança Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579eng
dc.contributor.referee2Zanatta, Beatriz Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984eng
dc.contributor.referee3Ribeiro, Josete Maria Cangussû-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0391356545066544eng
dc.contributor.referee4Chaveiro, Eguimar Felício-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9540141505352914eng
dc.date.accessioned2023-10-17T18:30:19Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Dayane Lino de. Internacionalização do capital e políticas educacionais: precarização do trabalho dos professores de geografia na educação básica. 2023. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4959-
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa vinculada à linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Estado de Goiás (PUC-GO). Nesta tese, procurou-se analisar a partir da questão problema, como a Reforma do Novo Ensino Médio sob a ordem neoliberal impacta as relações de trabalho dos professores de Geografia da Rede Estadual de Ensino do estado de Mato Grosso? Portanto, o objetivo foi o de compreender o processo de precarização das relações de trabalho, da intensificação e da desvalorização dos professores, em especial, os de Geografia, no estado de Mato Grosso, desde a década de 1990 até os dias atuais. Para tanto, empregou-se o materialismo histórico e suas categorias de análise, a fim de obter uma compreensão mais ampla acerca dessa realidade. Empregou-se a metodologia exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Procedeu-se, assim, à leitura de livros e artigos científicos, passando pela análise de relatórios técnicos e leis, com elaboração de mapas, tabelas e gráficos relativos ao objeto de estudo. Na constituição do referencial teórico, foram utilizados autores de referência nacional e internacional. Dentre eles estão, Apple (1979 e 1988), Anderson (1995), Antunes (2018), Bianchetti (1999), Dourado (2018 e 2019), Freitas, (2018), Frigotto (1999, 2009, 2016), Girotto (2017, 2019, 2021), Libâneo (2010, 2012, 2016), Louro (2004, 2013), Saviani (2007a, 2007b, 2008, 2011, 2018), Warde (1983). Foram elaborados três capítulos. O primeiro aborda a construção e a consolidação das relações entre a educação e o capital no Brasil. O segundo evidencia elementos referentes à precarização do trabalho na educação, no âmbito das políticas neoliberais. Por fim, o terceiro capítulo enfatiza os impactos promovidos pela Reforma do Novo Ensino Médio e a intensificação da precarização do trabalho do docente de Geografia na Educação Básica de Mato Grosso. Os dados da pesquisa revelaram que a intensificação da precarização do trabalho docente vem ocorrendo desde a implementação do neoliberalismo, na década de 1990, fazendo com que o trabalho dos professores passe por um processo de dilapidação e desvalorização. Após o golpe de Estado, em 2016, o trabalho docente tornou-se ainda mais precário, em razão de a educação se encontrar no centro das disputas hegemônicas do capital, assim como outras áreas estruturais importantes para o desenvolvimento do país (trabalho, previdência social, sindicatos). Constatou-se a intensificação da precarização do trabalho dos professores de Geografia em Mato Grosso a partir do controle do trabalho docente, da responsabilização dos professores pelo fracasso escolar, da gratificação por resultado, dentre outros aspectos. Diante disso, é preciso analisar o avanço das políticas públicas educacionais considerando seu impacto sobre o trabalho docente, de modo a buscar mecanismos que se oponham a esse avançoeng
dc.description.abstractThis is a research linked to the research line State, Policies and Educational Institutions of the Stricto Sensu Graduate Program of Doctorate in Education of the Pontifical Catholic University of the State of Goiás (PUC-GO). In this thesis, we tried to analyze from the problem question, how does the Reform of the New Secondary School under the neoliberal order impact the work relations of Geography teachers of the State Teaching Network of the state of Mato Grosso? Therefore, the objective was to understand the process of precariousness of work relations, the intensification and devaluation of teachers, especially those of Geography, in the state of Mato Grosso, from the 1990s to the present day. For that, historical materialism and its categories of analysis were used in order to obtain a broader understanding of this reality. An exploratory methodology was used, with a qualitative and quantitative approach. Thus, the reading of books and scientific articles was carried out, passing through the analysis of technical reports and laws, with the elaboration of maps, tables and graphs related to the object of study. In the constitution of the theoretical framework, authors of national and international reference were used. Among them are Apple (1979 and 1988), Anderson (1995), Antunes (2018), Bianchetti (1999), Dourado (2018 and 2019), Freitas, (2018), Frigotto (1999, 2009, 2016), Girotto ( 2017, 2019, 2021), Libâneo (2010, 2012, 2016), Louro (2004, 2013), Saviani (2007a, 2007b, 2008, 2011, 2018), Warde (1983). Three chapters were elaborated. The first addresses the construction and consolidation of relations between education and capital in Brazil. The second shows elements related to the precariousness of work in education, within the scope of neoliberal policies. Finally, the third chapter emphasizes the impacts promoted by the Reform of the New Secondary School and the intensification of the precariousness of the work of Geography teachers in Basic Education in Mato Grosso. The survey data revealed that the intensification of the precariousness of teaching work has been occurring since the implementation of neoliberalism, in the 1990s, causing teachers' work to undergo a process of dilapidation and devaluation. After the coup d'état, in 2016, teaching work became even more precarious, as education was at the center of capital's hegemonic disputes, as well as other important structural areas for the country's development (work, social security , unions). It was verified the intensification of the precariousness of the work of the Geography teachers in Mato Grosso from the control of the teaching work, the responsibility of the teachers for the school failure, the gratification for result, among other aspects. In view of this, it is necessary to analyze the progress of educational public policies considering their impact on teaching work, in order to seek mechanisms that oppose this advanceeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2023-10-17T18:30:19Z No. of bitstreams: 1 Dayane Lino de Souza.pdf: 3941963 bytes, checksum: feea99c07725c8a0937311e0cb6b4a18 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-17T18:30:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dayane Lino de Souza.pdf: 3941963 bytes, checksum: feea99c07725c8a0937311e0cb6b4a18 (MD5) Previous issue date: 2023-06-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16267/Dayane%20Lino%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectPrecarização do trabalhopor
dc.subjectProfessores de geografiapor
dc.subjectMato Grossopor
dc.subjectEducational public policieseng
dc.subjectNeoliberalismeng
dc.subjectPrecariousness of workpor
dc.subjectGeography teacherseng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.titleInternacionalização do capital e políticas educacionais: precarização do trabalho dos professores de geografia na educação básicaeng
dc.title.alternativeInternationalization of capital and educational policies: precarious work of geography teachers in basic educationeng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dayane Lino de Souza.pdfTexto Completo3,85 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.