Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4961
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A teoria crítica frankfurtiana, Freud e a educação |
Título(s) alternativo(s): | Frankfurtian critical theory, Freud and education |
Autor: | Bessa, Márcia Cristina Fernandes Pereira |
Primeiro orientador: | Scarel, Estelamaris Brant |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Divino de Jesus da Silva |
Segundo membro da banca: | Borzuk, Cristiane Souza |
Resumo: | Esta pesquisa, de natureza teórica, está vinculada à linha de pesquisa "Educação, Sociedade e Cultura", do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/PUC Goiás), discute acerca do seguinte tema: Teoria Crítica Frankfurtiana, Freud e a Educação. Tem como finalidade, essencialmente, buscar, nas contribuições de Freud, em diálogo com a Teoria Crítica, compreender os processos contraditórios de formação do sujeito mediado pela cultura e a Educação, apontando reflexões que tornam possíveis uma educação mais humana. Para tanto, o objetivo geral deste trabalho é o de analisar e procurar responder a seguinte questão: Quais são as contribuições de Freud, à luz da Teoria Crítica frankfurtiana, para a educação? A partir disso, a pesquisa visa contribuir, com base em algumas reflexões sobre os impasses presentes na educação na contemporaneidade, a partir da ótica da Teoria Crítica frankfurtiana e da Teoria freudiana, possibilitando dar condições ao indivíduo para que ele seja capaz de se autogerir pela autorreflexão crítica. O primeiro visa conhecer o percurso histórico relativo à Escola de Frankfurt, bem como apontar a incorporação de Freud no âmbito da Teoría Crítica frankfurtiana, e além disso, abordar um diálogo entre Freud e a obra Educação e Emancipação de Adorno (2020). O segundo capítulo destaca as contribuições de Freud nas obras dos teórico-críticos frankfurtianos, a saber: Adorno (2020), Adorno e Horkheimer (1985), Marcuse (2015; 2021) e Benjamin (2012), tendo-se em vistas os impactos presentes na educação no contexto contemporâneo. O terceiro e último capítulo analisa as contribuições trazidas pela Psicanálise freudiana à Educação, as quais, infere-se, põem em relevo as contradições existentes nesse campo com referência aos processos de formação humana. Por fim, destaca-se um diálogo elaborado por Adorno, Kant e Freud objetivando compreender o sentido da educação para emancipação para a autonomia. Este trabalho aponta para a reflexão com vistas a uma educação mais humana |
Abstract: | This research, of a theoretical nature, is linked to the line of research "Education, Society and Culture", of the Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás (PPGE/PUC Goiás), discussing the following theme: Frankfurtian Critical Theory, Freud and Education. It essentially aims to seek, in Freud's contributions, in dialogue with Critical Theory, to understand the contradictory processes of formation of the subject mediated by culture and Education, pointing out reflections that make possible a more humane education. Therefore, the general objective of this work is to analyze and try to answer the following question: What are Freud's contributions, in the light of Frankfurt's Critical Theory, to education? From this, the research aims to contribute, based on some reflections on the impasses present in education in contemporary times, from the perspective of Frankfurt's Critical Theory and Freud's Theory, enabling the individual to be able to manage himself through critical self-reflection. The first chapter aims to know the historical path related to the Frankfurt School, as well as to point out the incorporation of Freud in the scope of the Frankfurtian Critical Theory, and in addition, to approach a dialogue between Freud and the work Educação e Emancipação by Adorno (2020). The second chapter highlights Freud's contributions to the works of Frankfurtian critical theorists, namely: Adorno (2020), Adorno and Horkheimer (1985), Marcuse (2015; 2021) and Benjamin (2012), considering the impacts present in education in the contemporary context. The third and last chapter analyzes the contributions brought by Freudian Psychoanalysis to Education, which, it is inferred, highlight the existing contradictions in this field with reference to the processes of human formation. Finally, there is a dialogue elaborated by Adorno, Kant and Freud aiming to understand the meaning of education, aiming to understand the meaning of education for emancipation towards autonomy. This work points to reflection with a view to a more humane education |
Palavras-chave: | Teoria crítica frankfurtiana Freud Humanização Educação Frankfurtian critical theory Freud Education Humanization |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | BESSA, Márcia Cristina Fernandes Pereira. A teoria crítica frankfurtiana, Freud e a educação. 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4961 |
Data de defesa: | 15-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Márcia Crisitina Fernandes Pereira Bessa.pdf | Texto Completo | 1,03 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.