Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4962
Tipo do documento: Tese
Título: Educação infantil e formação continuada de professores na regional de Anápolis-GO
Título(s) alternativo(s): Early childhood education and continuing teacher training in the Anápolis-GO region
Autor: Fernandes, Sarah Honório 
Primeiro orientador: Afonso, Lúcia Helena Rincón
Primeiro membro da banca: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Segundo membro da banca: Almeida, Renato Barros de
Terceiro membro da banca: Anderi, Eliane Gonçalves Costa
Resumo: Esta investigação, filiada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás apresenta como tema a formação continuada de professores voltada para a educação infantil na regional de Anápolis-Go. O problema que motivou à realização desta pesquisa foi: Os municípios da regional de Anápolis têm proporcionado uma formação continuada aos professores da educação infantil em uma perspectiva reflexiva e emancipatória? O objetivo geral da pesquisa foi: compreender a formação continuada de professoras da educação infantil na regional de Anápolis, tendo como base documentos legais norteadores desta etapa da educação básica e da formação dos profissionais que nela atuam. E, os objetivos específicos foram: a) Identificar as relações entre as políticas educacionais e o neoliberalismo, situando a análise da realidade da educação infantil na Regional de Anápolis, estado de Goiás, incluindo nesse contexto a compreensão sobre essa etapa; b) Analisar como a educação infantil é materializada nas políticas públicas educacionais apresentadas a partir dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação e seus desdobramentos fundamentados nos documentos legais para a educação infantil; c) Conhecer e analisar o processo de formação continuada oferecidas para os professores da educação infantil dos municípios da região de Anápolis no aspecto das políticas públicas educacionais dentro de uma proposta emancipatória. Para fundamentar o estudo, foram utilizados vários pesquisadores no campo da educação infantil, seja na área do desenvolvimento humano, da pesquisa e formação de professores, com destaque a autores clássicos amplamente discutidos na área acadêmica, tais como: Vygotsky (1991a, 1991b); Freire (2011a; 2011b; 2011c; 2008) Barbosa, Alves, Silveira (2017); Barbosa e Soares (2018); Dourado (2007, 2016); Carniello (2014); Freitas (2007; 2002); Libâneo (2004, 2010); Saviani (2008); Brzezinski (2015); Curado Silva (2011); Kuhlmann Jr. (2015). E, dentre os documentos utilizados: Planos Nacional de Educação (PNE); Planos Municipais de Educação (PME); Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996); os projetos das ações desenvolvidas pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação; entre outros. Foi realizada uma pesquisa documental que teve como eixo norteador as políticas nacionais de formação de professores. A partir das leis e documentos oficiais analisou-se o projeto do curso de formação continuada durante os cinco anos de funcionamento no CEFOPE e outros programas como o Pnaic e o Alfamais oferecido no período. O método que guia essa pesquisa é o materialismo histórico dialético. Quanto aos instrumentos de coleta de dados foi utilizado um questionário digital para professores e diretores que atuam, especialmente, na educação infantil na regional de Anápolis. O trabalho está estruturado em três seções. No capítulo um evidenciam-se as políticas educacionais e o neoliberalismo, visando situar a análise da realidade da educação infantil na Regional de Anápolis, estado de Goiás. No capítulo dois destacam-se os Planos - Nacional, Estadual e Municipal - de Educação. E, no capítulo três apresentam-se as políticas de formação continuada de professores na regional Anápolis junto às análises dos documentos, bem como da coleta de dados. Observou-se que a educação infantil é um campo de estudos e pesquisa profissão docente, um campo em construção. E, nessa construção, é preciso perceber a necessidade não apenas do diálogo e da socialização, mas da formação continuada como possibilidade de construir uma educação infantil de qualidade pautada na formação e valorização do professor
Abstract: This investigation, affiliated to the Line of Research State, Policies and Educational Institutions, of the Graduate Program in Education, of the Pontifical Catholic University of Goiás, presents as its theme the continuing education of teachers focused on early childhood education in the region of Anápolis-Go. The problem that motivated this research was: Have the municipalities of the Anápolis region provided continuing education to early childhood education teachers from a reflective and emancipatory perspective? The general objective of the research was: to understand the continuing education of early childhood education teachers in the region of Anápolis, based on legal documents that guide this stage of basic education and the training of professionals who work in it. And, the specific objectives were: a) To identify the relations between educational policies and neoliberalism, situating the analysis of the reality of early childhood education in the Region of Anápolis, state of Goiás, including in this context the understanding of this stage; b) Analyze how early childhood education is materialized in educational public policies presented from the National, State and Municipal Education Plans and their developments based on legal documents for early childhood education; c) Know and analyze the process of continuing education offered to early childhood education teachers in the municipalities of the Anápolis region in terms of educational public policies within an emancipatory proposal. To base the study, several researchers in the field of early childhood education were used, whether in the area of human development, research and teacher training, with emphasis on classic authors widely discussed in the academic area, such as: Vygotsky (1991a, 1991b); Freire (2011a; 2011b; 2011c; 2008) Barbosa, Alves, Silveira (2017); Barbosa and Soares (2018); Golden (2007, 2016); Carniello (2014); Freitas (2007; 2002); Lebanese (2004, 2010); Saviani (2008); Brzezinski (2015); Curado Silva (2011); Kuhlmann Jr. (2015). And, among the documents used: National Education Plans (PNE); Municipal Education Plans (PME); Law of Directives and Bases of Education (1996); the projects of actions developed by the Training Center for Education Professionals; between others. A documental research was carried out, which had as its guiding axis the national teacher training policies. From the laws and official documents, the project of the continuing education course was analyzed during the five years of operation in CEFOPE and other programs such as Pnaic and Alfamais offered in the period. The method that guides this research is historical-dialectical materialism. As for the data collection instruments, a digital questionnaire was used for teachers and directors who work, especially, in early childhood education in the Anápolis region. The work is structured in three sections. In section one, educational policies and neoliberalism are highlighted, aiming to situate the analysis of the reality of early childhood education in the Regional of Anápolis, state of Goiás. In the second section, the Education Plans - National, State and Municipal - are highlighted. And, in section three, the continuing education policies for teachers in the Anápolis region are presented, together with the analyzes of the documents, as well as the data collection. It was observed that early childhood education is a field of studies and research in the teaching profession, a field under construction. And, in this construction, it is necessary to perceive the need not only for dialogue and socialization, but for continuing education as a possibility of building a quality early childhood education based on the training and appreciation of the teacher.
Palavras-chave: Políticas públicas
Educação Infantil
Formação de professores
Public policy
Child education
Teacher training
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: FERNANDES, Sarah Honório. Educação infantil e formação continuada de professores na regional de Anápolis-GO. 2023. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4962
Data de defesa: 11-Abr-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sarah Honório Fernandes.pdfTexto Completo2,3 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.