Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4971
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Sentidos atribuídos à cultura corporal de movimento na comunidade haitiana: educação e preservação cultural nos diferentes espaços sociais |
Título(s) alternativo(s): | Meanings attributed to body movement culture in the Haitian community: education and cultural preservation in different social spaces |
Autor: | Sales, Brunna Thais Reis ![]() |
Primeiro orientador: | Cavalcante, Cláudia Valente |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Divino de Jesus da Silva |
Segundo membro da banca: | Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro, Iuri |
Quarto membro da banca: | Bungenstab, Gabriel Carvalho |
Resumo: | Esta tese insere-se na linha de pesquisa Sociedade, Educação e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUC-GO. Os temas investigados foram os fluxos migratórios contemporâneos, nacionais e internacionais, em especial os imigrantes do Haiti, associados com a área da cultura corporal de movimento, compreendida como a parcela da cultura em geral, produzida nos planos materiais e simbólicos, manifestada na forma das ginásticas, danças, jogos, lutas, esportes e brincadeiras. Considerando que há diferenças culturais entre Haiti e Brasil, a reflexão que norteou a pesquisa foi: qual o sentido atribuído à cultura corporal de movimento pela perspectiva de imigrantes do Haiti como meio para preservar a cultura nos diferentes espaços sociais? Com base na questão, o objetivo geral foi compreender o sentido atribuído à cultura corporal de movimento pela perspectiva de imigrantes do Haiti, como meio de preservação cultural e educacional nos diferentes espaços sociais. O percurso metodológico trilhado foi pela pesquisa qualitativa, sob o foco da Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu (1989), a partir de duas formas: da revisão de literatura e da pesquisa de campo, com a utilização de questionários e entrevistas. Os dados coletados foram transcritos e analisados a partir da análise de discurso de Bourdieu. Os resultados indicam que os sentidos que os imigrantes do Haiti atribuem à cultura corporal de movimento são: para a transmissão da cultura haitiana por meio de processos educativos informais para a conservação e reprodução da identidade cultural e para a promoção da saúde. Dois pontos foram considerados: a relevância de incluir conceitos do campo da cultura para ampliar a noção do estar saudável e a cultura corporal de movimento podem ser fatores sociais que contribuem para preservar processos educacionais, oferecer acolhimento para o sentir pertencentes ao local de residência e manter viva a identidade de um povo |
Abstract: | This thesis is part of the research line Society, Education, and Culture of the Postgraduate Program in Education at PUC-GO. The investigated topics were contemporary migratory flows, both national and international, with a particular focus on immigrants from Haiti, associated with the field of bodily movement culture, understood as the portion of culture, both material and symbolic, manifested in the form of gymnastics, dances, games, sports, and play. Considering the cultural differences between Haiti and Brazil, the guiding reflection of the research was: what is the meaning attributed to bodily movement culture from the perspective of Haitian immigrants as a means to preserve culture in different social spaces? Based on this question, the general objective was to comprehend the meaning attributed to bodily movement culture from the perspective of Haitian immigrants as a means of cultural and educational preservation in different social spaces. The methodological approach taken was qualitative research, focused on Pierre Bourdieu's Reflexive Sociology (1989), involving two main forms of data collection: literature review and field research, using questionnaires and interviews. The collected data were transcribed and analyzed through Bourdieu's discourse analysis. The results indicate that Haitian immigrants attribute the following meanings to bodily movement culture: it serves as a medium for transmitting Haitian culture through informal educational processes, for conserving and reproducing cultural identity, and for promoting health. Two important points emerged from the study: the relevance of incorporating concepts from the field of culture to broaden the notion of being healthy, and bodily movement culture can act as a social factor that contributes to preserving educational processes, providing a sense of belonging to the place of residence and keeping a people's identity alive |
Palavras-chave: | Migração Educação Cultura corporal de movimento Imigrantes do Haiti Migration Education Bodily movement culture; Haitian immigrants |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | SALES, Brunna Thais Reis. Sentidos atribuídos à cultura corporal de movimento na comunidade haitiana: educação e preservação cultural nos diferentes espaços sociais. 2023. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4971 |
Data de defesa: | 22-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Brunna Thais Reis Sales.pdf | Texto Completo | 2,01 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.