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Tipo do documento: Tese
Título: Avaliação institucional e trabalho docente na educação superior privada de 2005 a 2022
Título(s) alternativo(s): Institutional assessment and teaching work in private higher education from 2005 to 2022
Autor: Bianco, Rita de Cássia Rodrigues Del 
Primeiro orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Primeiro membro da banca: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Segundo membro da banca: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
Terceiro membro da banca: Castro, Mad Ana Desiree Ribeiro de
Quarto membro da banca: Oliveira, Gislene Lisboa de
Resumo: Este trabalho, que integra a linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, analisa as políticas educacionais neoliberais implantadas desde 1990, no Brasil, aliadas à expansão vertiginosa do ensino privado, ancoradas no projeto de avaliação institucional constituído desde o Sinaes em 2004. Dessa demanda, o Estado passou a fiscalizar, regular e avaliar os resultados obtidos nas avaliações institucionais externas (das Instituições de Ensino Superior, dos cursos e dos estudantes num sistema de avaliação denominado Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade), impulsionando uma lógica de competição e ranqueamento entre as instituições. Inserido na linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais este estudo apresenta como tema a avaliação institucional e o trabalho docente no ensino superior privado. Com o objeto de pesquisa sendo o Enade, indaga-se: de que maneira a avaliação institucional, o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho do Estudante, vem impactando o trabalho docente? Para se pensar o problema, procurou-se ter como objetivo geral investigar e analisar de que maneira o processo de avaliação institucional, o Enade, vem impactando a realidade contraditória do trabalho docente, alterando sua dinâmica e organização no ensino superior privado. Para esta pesquisa, buscou-se no materialismo histórico-dialético trazer os conflitos, as contradições postas na realidade do trabalho docente que é realizado como forma de subsistência. Foi realizada uma revisão da literatura, relacionada ao tema da pesquisa, com o objetivo de entender as teorias e concepções já existentes sobre o assunto. Optou-se pela coleta de dados por meio da aplicação de um questionário pelo Google Forms com questões fechadas. Foram realizadas análises documentais, como a legislação vigente no campo da avaliação institucional externa, teses selecionadas com base na temática e artigos científicos e obras de autores como: Azevedo (1997); Dourado (2002); Assis; Oliveira (2019); Oliveira (2001). Para o campo de pesquisa, foram selecionadas instituições de ensino superior privadas no município de Goiânia: uma Universidade, um Centro Universitário e uma Faculdade. Com as análises dos questionários entende-se que a avaliação estandardizada do Enade tem um impacto significativo na precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior privado nas instituições privadas, uma vez que se percebe que as imposições dessa gera a falta de autonomia docente. Nota-se que há um monitoramento para que docentes sigam as exigências das instituições no desenvolvimento de atividades que levem os estudantes ao conhecimento da técnica do exame. Em suma, a avaliação estandardizada promove nas instituições um lugar de disputa que envolve o trabalho dos professores e das professoras em demandas além de suas cargas horárias de trabalho
Abstract: This work, which is part of the State, Policies and Educational Institutions research line, analyzes the neoliberal educational policies implemented since 1990 in Brazil, combined with the vertiginous expansion of private education, anchored in the institutional evaluation project set up since Sinaes in 2004. As a result of this demand, the state began to monitor, regulate and evaluate the results obtained in external institutional evaluations (of higher education institutions, courses and students in an evaluation system called the Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade), driving a logic of competition and ranking between institutions. As part of the State, Policies and Educational Institutions research line, this study focuses on institutional evaluation and teaching work in private higher education. With the research object being Enade, the question is: how has institutional assessment, the National Student Performance Assessment Exam, impacted on teaching work? To think about the problem, the general objective was to investigate and analyze how the institutional assessment process, Enade, has been impacting the contradictory reality of teaching work, changing its dynamics and organization in private higher education. For this research, we used historical-dialectical materialism to bring to light the conflicts and contradictions posed in the reality of teaching work, which is carried out as a form of subsistence. A review of the literature related to the research topic was carried out in order to understand the theories and conceptions that already exist on the subject. Data was collected by applying a questionnaire using Google Forms with objective questions. Documentary analyses were carried out, such as current legislation in the field of external institutional evaluation, theses selected based on the theme and scientific articles and works by authors such as: Azevedo (1997); Dourado (2002); Assis; Oliveira (2019); Oliveira (2001). For the research field, private higher education institutions in the municipality of Goiânia were selected: a University, a University Center and a College. The analysis of the questionnaires shows that Enade's standardized assessment has a significant impact on the precariousness of teaching work in private higher education institutions, since its impositions generate a lack of teaching autonomy. Its noticeable that teachers are monitored so that they follow the demands of the institutions in developing activities that lead students to know the techniques of the exam. Essentially, standardized assessment promotes a place of dispute in the institutions that involves the work of teachers in demands beyond their working hours
Palavras-chave: Avaliação institucional
Enade
Responsabilização
Trabalho docente
Educação superior privada
Institutional assessment
Enade
Teaching work
Accountability
Private higher education
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: BIANCO, Rita de Cássia Rodrigues Del. Avaliação institucional e trabalho docente na educação superior privada de 2005 a 2022. 2023. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4977
Data de defesa: 24-Ago-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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