Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5030
Tipo do documento: Dissertação
Título: Diagnóstico e intervenção terapêutica multidisciplinar precoce no transtorno do espectro autista em crianças: uma revisão sistemática
Título(s) alternativo(s): Diagnosis and early multidisciplinary therapeutic intervention in autism spectrum disorder in children: a systematic review
Autor: Maia, Glenia Arantes 
Primeiro orientador: Pfrimer, Irmtraut Araci Hoffmann
Primeiro coorientador: Silva, Antonio Márcio Teodoro Cordeiro
Primeiro membro da banca: Silva, Antônio Marcio Teodoro Cordeiro
Segundo membro da banca: Purificação, Marcelo Máximo
Terceiro membro da banca: Almeida, Rogério José de
Resumo: A crescente incidência de casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem ampliado o interesse científico e de profissionais de diferentes áreas, assim como de familiares, em entender e tratar esse transtorno. A preocupação com a progressão do TEA tem motivado uma busca cada vez maior por conhecimento e compreensão desse quadro clínico. Este estudo teve como objetivo investigar a importância do diagnóstico e intervenção multidisciplinar precoces no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com TEA no Brasil, assim como explicitar os métodos de diagnóstico e tratamento mais utilizados no cenário brasileiro e os benefícios que representam para o desenvolvimento neuropsicomotor em crianças. Trata-se de revisão sistemática conduzida a partir das bases de dados: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed. A amostra selecionada foi de 27 estudos, de onde se evidenciou que o diagnóstico deve ser baseado na observação clínica cuidadosa da criança desde os primeiros meses de vida e o tratamento deve ocorrer de forma multidisciplinar, com ênfase na área comportamental. Perante isso, conclui-se que as intervenções terapêuticas multidisciplinares qualificadas e iniciadas de forma precoce no TEA são determinantes para um prognóstico mais favorável no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças
Abstract: The growing incidence of Autism Spectrum Disorder (ASD) has increased the scientific interest of professionals from different fields, as well as family members, in understanding and treating this disorder. The concern about the progression of ASD has motivated an increasingly larger search for knowledge and understanding of this clinical condition. This study aimed to investigate the importance of early diagnosis and multidisciplinary intervention in the neuropsychomotor development of children with ASD in Brazil, as well as to describe the most commonly used diagnostic and treatment methods in the Brazilian setting and the benefits they represent for neuropsychomotor development in children. This is a systematic review conducted based on the following databases: Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) Periodicals Portal, Virtual Health Library (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), and PubMed. The selected sample consisted of twenty-seven studies, from which it was evidenced that the diagnosis should be based on careful clinical observation of the child from the first months of life, and treatment should occur in a multidisciplinary manner, with an emphasis on the behavioral area. Therefore, it is concluded that qualified multidisciplinary therapeutic interventions started early in ASD are determinants for a more favorable prognosis in the neuropsychomotor development of children
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Diagnóstico precoce
Equipe multiprofissional
Autism spectrum disorder
Early diagnosis
Multiprofessional team
Área(s) do CNPq: Ciências da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde
Citação: MAIA, Glenia Arantes. Diagnóstico e intervenção terapêutica multidisciplinar precoce no transtorno do espectro autista em crianças: uma revisão sistemática. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) -- Escola de Ciências Médicas e da Vida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5030
Data de defesa: 18-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Glenia Arantes Maia.pdf.crdownloadTexto completo1,07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.