Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Naicron Alvarenga da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0432211332393554eng
dc.contributor.advisor1Scarel, Estelamaris Brant-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3146220000623241eng
dc.contributor.referee1Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406eng
dc.contributor.referee2Santos, Jussimária Almeida dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6780490444412124eng
dc.date.accessioned2024-04-02T22:58:11Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Naicron Alvarenga da. A teoria crítica frankfurtiana e a formação docente para o ensino superior no Brasil: perspectivas contemporâneas. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5054-
dc.description.resumoA presente pesquisa, de cunho bibliográfico, está ligada à linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/Goiás), discute acerca do seguinte tema: "A Teoria Crítica Frankfurtiana e a Formação Docente para o Ensino Superior no Brasil: perspectivas contemporâneas". Para tanto, tem como referenciais teóricos os autores da Teoria Crítica frankfurtiana, em particular, Theodor W. Adorno (1903- 1969), Max Horkheimer (1895-1973), entre outros autores em inter-relação com o tema da pesquisa, que contribuem à elucidação da temática supramencionada. Refere-se a uma investigação que tem como objetivo geral analisar os desafios postos à formação de professores no Brasil para o Ensino Superior à luz da Teoria Crítica frankfurtiana. A partir disso, tem como ponto de referência a seguinte questão: quais são as contradições postas à formação docente para o Ensino Superior no Brasil frente aos impactos trazidos pelo Neoliberalismo e pela Indústria Cultural na contemporaneidade? Desta forma, esse estudo desenvolve-se em três capítulos, com base, também, em três objetivos. Inicialmente, põe em seleção uma reflexão sobre os fundamentos históricos em torno da formação docente no Brasil, considerando os processos contraditórios subjacentes a esse nível de ensino. Em seguida, procura conhecer os fundamentos teóricos da Teoria Crítica frankfurtiana, desenvolvida pelos integrantes da Escola de Frankfurt, bem como buscando conhecer as mudanças significativas vivenciadas por essa Escola ao longo de sua trajetória, a qual estabeleceu um novo parâmetro de análise social com base em uma releitura tanto de Marx como de Kant, Weber, Hegel e Freud. Além disso, a investigação tenta captar os principais dilemas postos a esse nível de ensino forjados pela Indústria Cultural e pelo Neoliberalismo, este último que, mediante a imposição de suas políticas reacionárias e privatistas, causa um esvaziamento às conquistas já realizadas, principalmente, pela Educação, impossibilitando o desenvolvimento de uma visão mais crítica e emancipatória. Por fim, a pesquisa procura elaborar uma correlação entre os fundamentos teóricos da Teoria Crítica frankfurtiana com a docência universitária na atualidade, intencionando trazer à tona, dialeticamente, possíveis contribuições para o entendimento da temática da formação humana em contraposição ao estado de barbarização sofrida por esse nível de ensino na contemporaneidadeeng
dc.description.abstractThis bibliographical research, linked to the Education, Society, and Culture research line of the Postgraduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás (PPGE/Goiás), discusses the following theme: "The Frankfurt School of Critical Theory and Teacher Training for Higher Education in Brazil: contemporary perspectives." To this end, it has as theoretical references the authors of Critical Theory, in particular, Theodor W. Adorno (1903 - 1969), and Max Horkheimer (1895 - 1973), among the related authors related, who contributed to the elucidation of the topic. The main objective is to analyze the challenges posed to teacher training in Brazil in the light of The Frankfurt School of Critical Theory for Higher Education. Therefore, the starting point is the following question: what contradictions does teacher training for higher education in Brazil face in light of the impacts of Neoliberalism and the Culture industry in contemporary times? Thus, this research is structured into three sections, based on three objectives: firstly, to reflect on the historical foundations of teacher training in Brazil, considering the contradictory processes underlying higher education; secondly, to understand the theoretical foundations of The Frankfurt School of Critical Theory, as well as the significant changes experienced by the School throughout its history, which established a new parameter of social analysis, based on a re-reading of Marx, Kant, Weber, Hegel, and Freud; then, to capture the main dilemmas imposed on higher education by the Culture Industry and Neoliberalism, the latter, through reactionary and private policies, stripped away the achievements already achieved, especially in education, making it impossible to develop a more critical emancipatory vision. Finally, the research aims to draw a correlation between the theoretical foundations of The Frankfurt School of Critical Theory and current university teaching, to dialectically bring to light possible contributions to the understanding of the theme of human formation in opposition to the state of barbarism suffered by higher education in contemporary timeseng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2024-04-02T22:58:11Z No. of bitstreams: 1 Naicron Alvarenga da Silva.pdf.crdownload: 964162 bytes, checksum: c3ca443bcfa5ca45296e1b7597095aff (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-02T22:58:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Naicron Alvarenga da Silva.pdf.crdownload: 964162 bytes, checksum: c3ca443bcfa5ca45296e1b7597095aff (MD5) Previous issue date: 2024-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16647/Naicron%20Alvarenga%20da%20Silva.pdf.crdownload.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectTeoria crítica frankfurtianapor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAtualidadepor
dc.subjectFrankfurt school of critical theorypor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subjectUniversity educationpor
dc.subjectContemporary timespor
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.titleA teoria crítica frankfurtiana e a formação docente para o ensino superior no Brasil: perspectivas contemporâneaseng
dc.title.alternativeFrankfurtian critical theory and teacher training for higher education in Brazil: contemporary perspectiveseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Naicron Alvarenga da Silva.pdf.crdownloadTexto completo941,56 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.