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Tipo do documento: Dissertação
Título: As políticas no ensino médio: um estudo a partir da coordenação regional de educação de Goianésia da secretaria de estado de educação de Goiás nos anos de 2015 a 2022
Título(s) alternativo(s): Policies in secondary education: a study based on the Goianésia regional education coordination of the Goiás state education department in the years 2015 to 2022
Autor: Viana, Marina Pereira dos Santos 
Primeiro orientador: Almeida, Renato Barros de
Primeiro membro da banca: Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
Segundo membro da banca: Machado, Andrea Kochhann
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido no âmbito de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, nível de Mestrado (PPGE) na área de Educação e Sociedade e Linha de Pesquisa "Estado Políticas e Instituições Educacionais". Tem como objeto de análise "As Políticas Educacionais para o Ensino Médio Goianos e na Regional de Goianésia". A pesquisa baseia-se na problematização em que procura desvelar de que forma as políticas educacionais implementadas têm se efetivado para que haja resultados positivos diante de suas contribuições para o enfrentamento à evasão, abandono e reprovação escolar no ensino médio na Regional de Goianésia. Na busca para o entendimento e responder os problemas apresentados, trazemos a pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, cujo o objetivo baseia-se em compreender as determinações sociais, históricas, culturais e políticas que, estruturam o ensino médio em Goiás diante das particularidades da CRE de Goianésia. A pesquisa tem como métodologia a revisão de literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), em que baseada no Estado do Conhecimento por Morosini, Santos e Bittencourt (2021) e Bardin (2021) a análise documental corrobora com dados qualitativos da pesquisa, apresentando as políticas educacionais para o ensino médio a partir da LDB/1996 e a pesquisa empírica que pauta na implementação das políticas educacionais no ensino médio goiano e os dados de evasão, repetência e IDEB do ensino médio correspondente a CRE de Goianésia. Para análise dos dados e documentos pautamos nos referenciais teóricos: Marsiglia (2017), Ramos e Paranhos (2022), Boito Jr. (2016), Brzezinski (2014), Ferreira (2017), Filho e Araújo (2017), BourdieuPasseron (1975), Patto (2015), Paro (2021), Krawczyk (2011), Frigoto (2009), Luckesi (2011) entre outros que nos permitiram ver as contradições presentes na implementação das políticas educacionais para o ensino médio goiano. Após a consolidação dos dados obtidos ao longo do estudo evidenciamos que as políticas educacionais implementadas pela Regional de Goianésia por meio da Seduc, não conseguiram enfrentar o grande desafio que é a permanência dos jovens no ensino médio, onde se registra ainda um número elevado de evasão e reprovação, e mesmo com quedas nos anos das avaliações do Saeb, tais manobras não correspondem a qualidade evidenciadas nos resultados dos seus IDEB, sendo necessário pensar em ações concretas, continuas, participativas para que os jovens do ensino médio tenham uma educação que haja apropriação do conhecimento científico em sua forma mais plena e não voltada para o atendimento de uma sociedade neoliberal
Abstract: This work, developed within the scope of stricto sensu Postgraduate Studies in Education, Master's level (PPGE) in the area of Educational Policies and Research Line "State Policies and Educational Institutions". Its object of analysis is "Educational Policies for Secondary Education in Goiás and the Goianésia Region". The research is based on the problematization in which it seeks to reveal why several young people from Goiás are excluded from high school? Under what conditions do educational policies emerge to tackle the causes that lead to people dropping out of high school in Goiás? In the search for understanding and responding to the problems presented, we bring qualitative and quantitative research, whose objective is based on understanding the social, historical, cultural and political determinations that structure secondary education in Goiás in view of the particularities of CRE from Goianésia. The research method is the literature review in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), in which, based on the State of Knowledge by Morosini, Santos and Bittencourt (2021) and Bardin (2021), the documentary analysis corroborates with qualitative data from research, presenting educational policies for secondary education from the LDB/1996 and the empirical research that guides the implementation of educational policies in secondary education in Goiás and data on dropout, repetition and IDEB from secondary education corresponding to CRE in Goianésia. To analyze the data and documents, we used the following theoretical references: Marsiglia (2017), Ramos and Paranhos (2022), Boito Jr. (2016), Brzezinski (2014), Ferreira (2017), Filho and Araújo (2017), Bourdieu-Passeron (1975), Patto (2015), Paro (2021), Krawczyk (2011), Frigoto (2009), Luckesi (2011) among others that allowed us to see the contradictions present in the implementation of educational policies for secondary education in Goiás. After consolidating the data obtained throughout the study, we showed that the educational policies implemented by the Goianésia Regional through Seduc were unable to face the great challenge of keeping young people in high school, where there is still a high number of dropouts. and failure, and even with drops in the years of Saeb evaluations, such maneuvers do not correspond to the quality evidenced in the results of their IDEB, making it necessary to think about concrete, continuous, participatory actions so that young people in high school have an education that there is appropriation of scientific knowledge in its fullest form and not aimed at serving a neoliberal society
Palavras-chave: Ensino médio
Políticas educacionais
CRE de Goianésia
High school
Educational policies
CRE of Goianésia
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: VIANA, Marina Pereira dos Santos. As políticas no ensino médio: um estudo a partir da coordenação regional de educação de Goianésia da secretaria de estado de educação de Goiás nos anos de 2015 a 2022. 2024. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5096
Data de defesa: 9-Abr-2024
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