Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5097
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Princípios educacionais nas escolas quilombolas urbanas em Goiás: uma análise documental |
Título(s) alternativo(s): | Educational principles in urban quilombola schools in Goiás: a documentary analysis |
Autor: | Oliveira, Onelídia da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Duarte, Aldimar Jacinto |
Primeiro membro da banca: | Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra |
Segundo membro da banca: | Leite, Maria Edimaci Teixeira Barbosa |
Resumo: | Este estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, filiada ao Grupo de Pesquisa Juventude e Educação, propôs-se a responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais os princípios educativos que fundamentam os projetos pedagógicos de três escolas quilombolas em território urbano no Estado de Goiás? Para tal, assumiu como objetivo geral investigar e compreender os princípios educativos que fundamentam os projetos pedagógicos de três escolas quilombolas em território urbano no Estado de Goiás. A motivação da pesquisa surgiu da experiência da autora como professora em uma escola quilombola urbana, na qual identificou a falta de representatividade cultural na educação formal desses estudantes. Quanto à metodologia, o estudo adota uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, utilizando a pesquisa documental como uma ferramenta fundamental. A pesquisa se destaca pela análise de documentos oficiais, tanto em âmbito nacional, como estadual e, local, considerando os projetos pedagógicos de quatro escolas que se constituem como a base empírica oferecendo uma compreensão dos fenômenos educacionais em estudo. Na fundamentação teórica, a opção por autores como: Bastide e Fernandes (2008); Brasil (1988; 2010, 2012, 2016); Damasceno (2018); Gomes (2002); Marinho (2008); Ribeiro (1995), entre outros, que contribuíram para o referencial teórico. Isso possibilitou construir a estrutura desta dissertação, que se encontra dividida em três capítulos. No primeiro, discorre-se sobre a condição dos negros e a formação dos Quilombos, com destaque para os quilombos remanescentes em Goiás. Em seguida, no segundo, aprofunda-se sobre a Educação Quilombola no Brasil e a luta pela valorização da identidade cultural. No terceiro capítulo, o cerne desta pesquisa, com o estudo sobre a Educação Quilombola no estado de Goiás a partir da análise documental. A pesquisa reafirma a importância de programas de Pós-Graduação em Educação contribuírem na construção de referenciais teóricos sobre Pedagogias Quilombolas. Revela também que, a despeito de não haver uma legislação estadual que organize e oriente a organização e funcionamento da Educação Quilombola de populações urbanas em Goiás, as escolas, por meio de seus Projetos Pedagógicos, buscam contemplar os princípios e diretrizes presentes na legislação nacional |
Abstract: | This study, linked to the Education, Society and Culture Research Line, of the Postgraduate Program in Education, at the Pontifical Catholic University of Goiás, affiliated with the Youth and Education Research Group, set out to answer the following research problem: What educational principles underlie the pedagogical projects of three quilombola schools in urban territory in the State of Goiás? To this end, the general objective was to investigate and understand the educational principles that underlie the pedagogical projects of three quilombola schools in urban territory in the State of Goiás. The motivation for the research arose from the author's experience as a teacher in an urban quilombola school, in which she identified the lack of cultural representation in the formal education of these students. Regarding methodology, the study adopts a qualitative, bibliographic, and documentary approach, using documentary research as a fundamental tool. The research stands out for the analysis of official documents, both at national, state, and local levels, considering the pedagogical projects of four schools that constitute the empirical basis offering an understanding of the educational phenomena under study. In the theoretical foundation, the option for authors such as: Bastide and Fernandes (2008); Brazil (1988; 2010, 2012, 2016); Damasceno (2018); Gomes (2002); Marinho (2008); Ribeiro (1995), among others, who contributed to the theoretical framework. This made it possible to build the structure of this dissertation, which is divided into three chapters. In the first, the condition of black people and the formation of Quilombos is discussed, with emphasis on the remaining quilombos in Goiás. Then, in the second, there is an in-depth look at quilombola education in Brazil and the struggle for the valorization of cultural identity. In the third chapter, the core of this research, with the study of quilombola education in the state of Goiás based on documentary analysis. The research reaffirms the importance of Postgraduate Education programs contributing to the construction of theoretical references on Quilombola Pedagogies. It also reveals that, despite the lack of state legislation that organizes and guides the organization and operation of quilombola education for urban populations in Goiás, schools, through their Pedagogical Projects, seek to contemplate the principles and guidelines present in national legislation |
Palavras-chave: | Negros e educação Quilombos urbanos Educação quilombola Blacks and education Urban quilombos Quilombola education |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Onelídia da Silva. Princípios educacionais nas escolas quilombolas urbanas em Goiás: uma análise documental. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5097 |
Data de defesa: | 1-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Onelídia da Silva Oliveira.pdf | Texto completo | 951,07 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.