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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5099
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Kerkhoff, Carolina Maria Arenhart Soares | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2109990218425075 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7087050865236814 | eng |
dc.contributor.referee1 | Libâneo, José Carlos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7261628151334430 | eng |
dc.contributor.referee2 | Ávila, Eloisa Aparecida da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5616991366923433 | eng |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T18:17:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
dc.identifier.citation | KERKHOFF, Carolina Maria Arenhart Soares. O movimento lógico-histórico de conteúdos matemáticos no ensino fundamental em experimentos didáticos formativos: balanço das produções acadêmicas dos anos de 2013 a 2022 no Estado de Goiás. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024. | eng |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5099 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca argumentar que uma educação fundamentada na construção de conceitos teórico-científicos, considerando o movimento lógico-histórico dos objetos de estudo, pode romper com abordagens pedagógicas limitantes e tecnicistas, ainda presente nos dias atuais. Diante disso, objetivou-se compreender, por meio da análise das teses e dissertações realizadas no Estado de Goiás nos anos de 2013 a 2022, de que maneira o movimento lógico-histórico dos conteúdos matemáticos é desenvolvido em experimentos didáticos formativos com estudantes do Ensino Fundamental. Recorrendo aos estudos de Marx, Kopnin e Lefebvre, criou-se o aporte teórico, apresentando a ideia de movimento e formação do pensamento, dentro da perspectiva materialista dialética. À luz das teorias Histórico-Cultural de Vygotsky, da Atividade de Leontiev e do Ensino Desenvolvimental de Davydov discute-se o processo de ensino-aprendizagem e suas implicações no desenvolvimento psíquico dos alunos e alunas. O procedimento investigativo consistiu na realização da pesquisa do tipo estado do conhecimento das teses e dissertações da década de 2013 a 2022 em Goiás, que relatam experimentos didáticos formativos realizados em escolas do Ensino Fundamental. A análise desse material possibilitou variadas percepções, indo além do foco da pesquisa. Foi possível concluir que este movimento de construção e reconstrução dos saberes e conhecimentos que fazem parte da história é importante para a construção do pensamento teórico; entretanto, é um processo longevo, que não se finaliza em um experimento didático, nem mesmo em um ano escolar. Isso ocorre porque, para uma formação psíquica profunda, é necessária uma atividade de estudo que permita o ir e vir no objeto, refazendo o caminho percorrido pelos cientistas, a fim de compreender e assimilar o conceito nuclear dos conteúdos matemáticos e utilizá-los em diversas situações particulares da vida. Para isso, chama-se a atenção sobre a necessidade de formação de qualidade e estudo por parte dos professores e rever algumas demandas estruturais do sistema educacional vigente | eng |
dc.description.abstract | This research seeks to argue that an education based on the construction of theoreticalscientific concepts, considering the logical-historical movement of the objects of study, can break with limited and technicalist pedagogical approaches, still present today. Given this, the objective was to understand, through the analysis of theses and dissertations carried out in the State of Goiás in the years 2013 to 2022, how the logicalhistorical movement of mathematical contents is developed in formative didactic experiments with elementary school students. Using the studies of Marx, Kopnin and Lefebvre, a theoretical contribution was created presenting the idea of movement and formation of thought, within the dialectical materialist perspective. Based on Vygotsky's Historical-Cultural theory, Leontiev's Activity theory and Davydov's theory of developmental teaching, the teaching-learning process and its implications for the psychic development of students are discussed. The investigative procedure consisted of carrying out the state of knowledge of theses and dissertations from the decade 2013 to 2022 in Goiás, which report educational didactic experiments carried out in elementary schools. The analysis of this material enabled varied insights, going beyond the focus of the research. It was possible to conclude that this movement of construction and reconstruction of knowledge that is part of the history of humanity is important for the construction of theoretical thought, however it is a long-lasting process, which does not end in a didactic experiment, not even in a year school. Therefore, for a deep psychic formation, a study activity is necessary that allows the object to come and go, retracing the path taken by scientists, in order to understand and assimilate the core concept of mathematical contents and use them in different particular situations in life. To this end, attention is drawn to the need for quality training and study by teachers and also to review some structural demands of the current educational system | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2024-10-01T18:17:01Z No. of bitstreams: 1 Carolina Maria Arenhart Soares Kerkhoff.pdf: 1389987 bytes, checksum: 61fadeb402eee9e6f6dab87530620de4 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-01T18:17:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carolina Maria Arenhart Soares Kerkhoff.pdf: 1389987 bytes, checksum: 61fadeb402eee9e6f6dab87530620de4 (MD5) Previous issue date: 2024-02-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16837/Carolina%20Maria%20Arenhart%20Soares%20Kerkhoff.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | eng |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Teoria histórico-cultural | por |
dc.subject | Teoria do ensino desenvolvimental | por |
dc.subject | Teoria da atividade | por |
dc.subject | Movimento lógico-histórico | por |
dc.subject | Ensino da matemática | por |
dc.subject | Cultural historical theory | eng |
dc.subject | Developmental teaching theory | eng |
dc.subject | Activity theorz | eng |
dc.subject | Logical-historical movement | eng |
dc.subject | Teaching mathematics | eng |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | eng |
dc.subject.cnpq | Educação | eng |
dc.title | O movimento lógico-histórico de conteúdos matemáticos no ensino fundamental em experimentos didáticos formativos: balanço das produções acadêmicas dos anos de 2013 a 2022 no Estado de Goiás | eng |
dc.title.alternative | The logical-historical movement of mathematical content in elementary school in formative didactic experiments: review of academic productions from 2013 to 2022 in the State of Goiás | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Carolina Maria Arenhart Soares Kerkhoff.pdf | Texto completo | 1,36 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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