Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5106
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os sentidos atribuídos por jovens ao patrimônio histórico da Cidade de Goiás - GO |
Título(s) alternativo(s): | The meanings attributed by young people to the historical heritage of the City of Goiás - GO |
Autor: | Lapa, Lilian Aureli Miranda ![]() |
Primeiro orientador: | Duarte, Aldimar Jacinto |
Primeiro membro da banca: | Cavalcante, Cláudia Valente |
Resumo: | Esta Dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás na linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. A questão central que se propõe responder com esse estudo é: qual o sentido que os jovens atribuem ao Patrimônio Cultural da Cidade de Goiás? Seu objetivo geral é desvelar as relações que um grupo de 40 jovens, alunos do Ensino Médio da escola pública estadual Lyceu de Goyaz Professor Alcides Jubé, estabelecem com os patrimônios históricos, materiais e imateriais, da Cidade de Goiás, tendo em vista a formação da memória coletiva na construção e preservação da cultura de um povo. A pesquisa desenvolveu-se com cunho qualitativo e recorreu a documentos relativos à realidade do Patrimônio Histórico-cultural da cidade de Goiás e à aplicação de questionários com o apoio dos professores. Foi contatado um grupo de 40 jovens, alunos do Ensino Médio da escola pública estadual Lyceu de Goyaz Professor Alcide Jube, que se dispuseram a participar da pesquisa e responder ao questionário socioeconômico cultural. Com caráter exploratório e descritivo, do grupo dos 40 jovens, 07 jovens participaram da entrevista, com a faixa etária de 15 a 18 anos. Para a constituição do corpus teórico desse estudo, utilizou-se uma análise documental referente à história, memória, patrimônio e cultura, com o auxílio da referência bibliográfica de Benjamim (1994), Paul Ricoeur (2007), Raymond Williams (1956), Maurice Halbwachs (1990) e, no que diz respeito ao conceito de cidade, de Henri Lefebvre (1991), no sentido de considerar o cenário dos jovens participantes com o tempo histórico da cidade de Goiás até a conquista do título de Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO. Os resultados da pesquisa indicam que os sentidos que os jovens entrevistados não reconhecem a cidade enquanto patrimônio histórico e material e como um lugar de pertenciamento. Possuem pouco conhecimento acerca da história da cidade. No entanto, expressam memórias transmitidas pela família e pelo grupo social a qual pertencem. Consideram a cidade como um espaço de encontro e de sociabilidade juvenil entre os pares e vislumbram o futuro em outras localidades |
Abstract: | This Dissertation is linked to the Stricto Sensu Graduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Goiás in the research line: Education, Society and Culture. The central question that we propose to answer with this study is: what is the meaning that young people attribute to the Historical Heritage of the City of Goiás? The general objective seeks to unveil the relationships that a group of young people, high school students from the state public school Lyceu de Goyaz Professor Alcide Jube, establish with the tangible and intangible historical heritage of the City of Goiás. With a view to the formation of collective memory in the construction and preservation of a people's culture. The research was developed with a qualitative nature and resorted to documents related to the reality of the Historical Heritage of the city of Goiás, and the application of questionnaires with the support of teachers, a group of 40 young people, students of the state public school Lyceu de Goyaz Professor Alcide Jube, were willing to participate in the research and answer the socioeconomic and cultural questionnaire. With an exploratory and descriptive character, from the group of 40 young people, interviews were conducted with 07 participants, aged between 15 and 18 years. However, for the constitution of the theoretical corpus of this study, a documentary analysis was used from the bibliographies of Paul Ricoeur (2007), Maurice Halbwachs (1990) and Henri Lefebvre (1991), in order to consider the historical time of the city of Goiás until the conquest of the title of World Heritage by UNESCO and the scenario of the young participants. Therefore, it was observed, through the young students of the above-mentioned school, results of the researches referring to the meaning that the young people attribute to the Historical Heritage of the City of Goiás, a superficial knowledge about the history of the city, holder of the title of World Heritage by UNESCO and a scarce involvement with the existing Monuments. However, these young people express memories transmitted by their families and project the development of their future: higher education and profession, in another city |
Palavras-chave: | Jovens História Memória Cultura Patrimônio Goiás Youth History Memory Culture Heritage |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | LAPA, Lilian Aureli Miranda. Os sentidos atribuídos por jovens ao patrimônio histórico da Cidade de Goiás - GO. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5106 |
Data de defesa: | 29-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lilian Aureli Miranda Lapa.pdf | Texto completo | 3,3 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.