Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5122
Tipo do documento: Tese
Título: Impactos da robótica educacional em duas escolas de período integral de Goiânia: uma análise crítica
Título(s) alternativo(s): Impacts of educational robotics in two full-time schools in Goiânia: a critical analysis
Autor: Mocó, Gustavo da Silva 
Primeiro orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Primeiro membro da banca: Miranda, Made Júnior
Segundo membro da banca: Pimenta, Adelino Candido
Terceiro membro da banca: Santos, Cristiano Rodrigues dos
Quarto membro da banca: Araújo, Maxwell Gonçalves
Resumo: Esta pesquisa está vinculada à linha de Pesquisa, Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUC Goiás. O objetivo deste trabalho é analisar criticamente os impactos da implantação de kits de robótica educacional, em duas escolas públicas estaduais em período integral de Goiânia. O relatório de monitoramento global da educação da Unesco (2023) aponta que há uma enorme quantidade de produtos tecnológicos voltados para a educação e, geralmente, as decisões sobre a sua utilização são frequentemente tomadas sem evidências de seus benefícios e custos. Investigou-se, também, a possibilidade de ensino aprendizagem de Matemática e Física por meio da robótica educacional e os consequentes impactos na metodologia de ensino e na autonomia dos professores. Para alcançar os objetivos, inicialmente, realizou-se uma pesquisa teórica, estudando os autores do campo da Teoria Histórico-Cultural e pesquisadores que investigam o uso de tecnologias na educação. Além disso, analisaram-se as formações ofertadas para os professores, o estudo de documentos públicos sobre aquisição de artefatos robóticos e a implementação da robótica no novo Ensino Médio. As escolas campo foram escolhidas devido à: a) facilidade de acesso; b) utilização dos kits de robótica educacional; c) pronta colaboração dos docentes. Os resultados mostraram que os kits, por si só, não contribuem para o processo de ensino aprendizagem. Os professores não recebem formação adequada para atuarem com tais kits, resultando na escola sendo um local de descarte dessas tecnologias
Abstract: This research is linked to the Research Line, Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Graduate Program in Education (PPGE) at PUC Goiás. The objective of this research is to critically analyze the impacts of the implementation of educational robotics kits in two full-time state public schools in Goiânia. The UNESCO Global Education Monitoring Report (2023) points out that there is a huge amount of technological products aimed at education, and decisions about their use are often made without evidence of their benefits and costs. We also investigate the possibility of teaching and learning Mathematics and Physics through educational robotics and the consequent impacts on teaching methodology and teacher autonomy. To achieve the objectives, we initially conducted theoretical research, studying authors in the field of historical-cultural theory and researchers who investigate the use of technologies in education. In addition, we analyzed the training offered to teachers, studied public documents on the acquisition of robotic artifacts, and the implementation of robotics in the new High School. The field schools were chosen due to: a) ease of access; b) use of educational robotics kits; c) ready collaboration of teachers. The results showed that the kits, by themselves, do not contribute to the teaching-learning process. Teachers do not receive adequate training to work with such kits, resulting in the school being a place to discard these technologies
Palavras-chave: Robótica educacional
Ensino e aprendizagem
Escola pública
Teoria histórico-cultural
Materialismo histórico-dialético
Educational robotics
Teaching and learning
Public school
HistoricalCultural Theory;
Historical-Dialectical Materialism.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Teologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Citação: MOCÓ, Gustavo da Silva. Impactos da robótica educacional em duas escolas de período integral de Goiânia: uma análise crítica. 2024. 95 fl. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5122
Data de defesa: 17-Set-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo da Silva Mocó.pdf.crdownloadTexto completo3,09 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.