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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5123
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As representações sociais de docentes universitários acerca das ferramentas online antes, durante e depois da pandemia da covid-19 |
Título(s) alternativo(s): | The social representations of university teachers about online tools before, during and after the covid-19 pandemic |
Autor: | Soares, Ludmila Louslene ![]() |
Primeiro orientador: | Spadoni, Lila Maria |
Primeiro membro da banca: | Santos, Elismar Alves dos |
Segundo membro da banca: | Peixoto, Joana |
Resumo: | Diante de um contexto marcado pela rápida transição para o ensino remoto devido à pandemia de covid-19, observou-se uma mudança nas práticas educacionais em decorrência da obrigatoriedade de continuidade do ensino. Com isso, surgiu a necessidade de compreender as representações sociais dos docentes em relação ao uso de ferramentas online antes, durante e depois da pandemia, para verificar se houve mudanças significativas na prática educacional. O presente estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica e de campo, dividida em duas partes: primeiramente, foi aplicado um formulário online a 34 docentes de uma instituição de Educação Superior privada em Aparecida de Goiânia, Goiás; posteriormente, 11 docentes desse grupo participaram de um grupo focal realizado via WhatsApp. As análises foram realizadas com o auxílio do software IRaMuTeQ. A pesquisa teve como objetivo geral investigar as representações sociais de docentes universitários de uma instituição privada em relação ao uso de ferramentas online antes, durante e depois da pandemia da COVID-19. Os objetivos específicos incluíram discutir teoricamente o percurso de inserção e utilização das ferramentas online no contexto educacional; aprofundar a Teoria das Representações Sociais como base teórica para compreender os processos de ensino e aprendizagem na Educação Superior com a utilização de recursos online antes, durante e depois da pandemia; e analisar e comparar a estrutura das representações sociais dos professores universitários ao longo desses períodos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sustentada metodologicamente pela Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Os resultados indicam que as práticas realizadas durante a pandemia promoveram mudanças nas representações sociais dos docentes sobre as ferramentas online. Embora as tecnologias educacionais tenham se tornado centrais durante a pandemia, seu uso permaneceu predominantemente instrumental no período posterior, sugerindo que o uso das TDICs nas práticas pedagógicas requer uma reflexão mais profunda e crítica |
Abstract: | In the context of a rapid transition to remote learning due to the COVID-19 pandemic, educational practices underwent significant changes as the continuity of education became mandatory. This shift highlighted the need to understand teachers' social representations regarding the use of online tools before, during, and after the pandemic to assess whether meaningful changes occurred in educational practices. This study combines bibliographic and field research and is divided into two stages: initially, an online survey was conducted with 34 teachers from a private higher education institution in Aparecida de Goiânia, Goiás; subsequently, 11 teachers from the group participated in a focus group via WhatsApp. Data analysis was supported by the IRaMuTeQ software. The primary objective was to investigate university teachers' social representations in a private institution concerning the use of online tools across three periods: before, during, and after the COVID-19 pandemic. Specific objectives included discussing the integration and use of online tools in education, deepening the Social Representations Theory (SRT) as a theoretical framework to understand teaching and learning processes in higher education with the use of online resources, and analyzing and comparing the structure of teachers' social representations over these periods. This qualitative study is grounded methodologically in Serge Moscovici's Social Representations Theory. The findings indicate that practices adopted during the pandemic altered teachers' social representations regarding online tools. Although educational technologies became essential during the pandemic, their use remained predominantly instrumental in the post-pandemic period, suggesting that the integration of digital technologies in teaching practices requires deeper and more critical reflection |
Palavras-chave: | Representações sociais Educação superior Pandemia da covid-19 Práticas Ferramentas online Social representations Higher education Covid-19 pandemic Practices Online tools |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | SOARES, Ludmila Louslene. As representações sociais de docentes universitários acerca das ferramentas online antes, durante e depois da pandemia da covid-19. 2024. 137 fl. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5123 |
Data de defesa: | 27-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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