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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5124
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os sentidos e significados para jovens estudantes acerca das violências em uma escola do município de Rio Verde - Goiás |
Título(s) alternativo(s): | The senses and meanings for young students about violence in a school in the city of Rio Verde - Goiás |
Autor: | Santos, Roberto Cabral dos ![]() |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Divino de Jesus da Silva |
Primeiro membro da banca: | Cavalcante, Cláudia Valente |
Segundo membro da banca: | Arpini, Dorian Mônica |
Terceiro membro da banca: | Scarel, Estelamaris Brant |
Resumo: | Esta investigação é uma pesquisa empírica, de caráter qualitativo, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), que objetivou apreender os sentidos e significados para estudantes acerca das violências vivenciadas na escola no município de Rio Verde. Esta investigação de caráter qualitativo se alicerça no método do materialismo histórico dialético e na perspectiva Sócio Histórica de Lev Seminovitch Vigotski (1896-1934). A coleta de dados ocorreu por meio da entrevista semiestruturada, realizada com as/os estudantes do 9º ano do ensino fundamental. A sistematização e análises dos dados foram alicerçadas pelo procedimento metodológico denominado núcleos de Significações. O estudo inicia-se pelo estudo do conhecimento das produções de teses e dissertações já realizadas sobre a temática acerca das violências nas escolas. Em seguida, trata da conceituação de violências e violências nas escolas, em suas múltiplas manifestações. Analisa, ainda, os dispositivos legais de enfrentamento das violências nas escolas. Posteriormente, apresenta os sentidos e significados das violências para as/os estudantes participantes da pesquisa, por meio dos núcleos de significações. Dessa maneira, a pesquisa buscou ampliar a discussão acerca das violências nas escolas brasileiras. Os resultados apontam a necessidade da efetivação das políticas públicas existentes e ampliação da interação entre a comunidade escolar, estudantes, pai, mãe, responsáveis e professoras/es, para buscar caminhos para o enfrentamento das violências nas escolas. Assim, esta pesquisa quer subsidiar autoras/es na luta por políticas públicas que tratam especificamente das violências nas escolas para as garantias de direitos de todas/os permanecerem na escola sem violências |
Abstract: | This is an empirical, qualitative study, linked to the Education, Society and Culture Research Line of the Postgraduate Program in Education (PPGE) at the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC Goiás), which aimed to understand the meanings and significance for students of the violence experienced at school in the municipality of Rio Verde. This qualitative research is based on the method of historical-dialectical materialism and the social-historical perspective of Lev Seminovich Vygotsky (1896-1934). Data was collected through semi-structured interviews with students in the 9th grade. The systematization and analysis of the data was based on the methodological procedure called Nuclei of Meaning. The study began by studying the knowledge of theses and dissertations already produced on the subject of violence in schools. It then looks at the conceptualization of violence and violence in schools, in its many manifestations. It also analyzes the legal provisions for dealing with violence in schools. Subsequently, it presents the meanings and significance of violence for the students taking part in the research, using the nuclei of meanings. In this way, the research sought to broaden the discussion about violence in Brazilian schools. The results point to the need to put existing public policies into effect and to increase interaction between the school community, students, fathers, mothers, guardians and teachers, in order to find ways of dealing with violence in schools. Thus, this research aims to support authors in the fight for public policies that specifically address violence in schools to guarantee the rights of all to remain in school without violence |
Palavras-chave: | Violências Escola Educação Sentidos Significados Violence School Education Meanings Meanings |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | SANTOS, Roberto Cabral dos. Os sentidos e significados para jovens estudantes acerca das violências em uma escola do município de Rio Verde - Goiás. 2024.115 fl. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5124 |
Data de defesa: | 22-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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