Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRolim, Wânia Maria de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8180855447976743eng
dc.contributor.advisor1Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492eng
dc.contributor.referee1Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430eng
dc.contributor.referee2Pessoni, Lucineide Maria de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9393586491556184eng
dc.contributor.referee3Dias Júnior, Marcos Jerônimo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2156751915237334eng
dc.date.accessioned2024-12-09T22:42:31Z-
dc.date.issued2024-08-21-
dc.identifier.citationROLIM, Wânia Maria de Oliveira. Didática nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições da teoria histórico-cultural e do ensino desenvolvimental. 2024. 153 fl. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5126-
dc.description.resumoEste estudo está vinculado à Linha de Pesquisa em Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O foco da pesquisa é a didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em que se observa a predominância de práticas pedagógicas tradicionais e a introdução de abordagens de caráter neoliberal. Com base em uma pesquisa bibliográfica, o objetivo geral deste trabalho é discutir os elementos que representam contribuições da teoria histórico-cultural e da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov para a prática didática dos professores desses anos iniciais. Os objetivos específicos são: apresentar elementos da trajetória histórica da teoria histórico-cultural e da teoria do ensino desenvolvimental, destacando suas principais contribuições para a didática dos docentes; analisar de que forma as ações da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov podem aprimorar a prática didática; e descrever o ensino voltado para o desenvolvimento humano nos anos iniciais, com base nas propostas desse autor. Para atingir tais objetivos, explora-se a didática em diferentes teorias pedagógicas, discute-se a didática na formação do pedagogo e descrevem-se a teoria histórico-cultural de Vigotski e a teoria do ensino desenvolvimental de Davydov, com ênfase nos principais conceitos dessas teorias que são relevantes para a didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como formação do pensamento teórico, atividade de estudo e organização do ensino desenvolvimental. Aponta-se para a concepção didática de Davydov como um forte referencial para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando práticas didáticas que superem o ensino tradicional e resistam à educação neoliberal. Por fim, defende-se que essa perspectiva seja contemplada nos cursos de licenciatura em Pedagogiaeng
dc.description.abstractThis study is linked to the Research Line on Educational Theories and Pedagogical Processes of the Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás. The focus of the research is on didactics in the early years of elementary education, where there is a predominance of traditional pedagogical practices and the introduction of neoliberal approaches. Based on a bibliographic research, the general objective of this work is to discuss the elements that represent contributions from cultural-historical theory and Davydov's developmental teaching theory to the didactic practice of teachers in these early years. The specific objectives are: to present elements of the historical trajectory of cultural-historical theory and developmental teaching theory, highlighting their main contributions to teachers' didactics; to analyze how the actions of Davydov's developmental teaching theory can enhance didactic practice; and to describe education aimed at human development in the early years, based on the proposals of this author. To achieve these objectives, the study explores didactics across different pedagogical theories, discusses didactics in the training of educators, and describes Vygotsky's cultural-historical theory and Davydov's developmental teaching theory, emphasizing the main concepts of these theories that are relevant to didactics in the early years of elementary education, such as the formation of theoretical thinking, study activity, and the organization of developmental teaching. It points to Davydov's didactic conception as a strong reference for teachers in the early years of elementary education, aiming for didactic practices that surpass traditional teaching and resist neoliberal education. Finally, it advocates that this perspective be included in undergraduate programs in Pedagogyeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2024-12-09T22:42:31Z No. of bitstreams: 1 Wânia Maria de Oliveir Rolim.pdf: 1381677 bytes, checksum: f581717e28fb035518cbd537560a0fe3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-09T22:42:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wânia Maria de Oliveir Rolim.pdf: 1381677 bytes, checksum: f581717e28fb035518cbd537560a0fe3 (MD5) Previous issue date: 2024-08-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16942/W%c3%a2nia%20Maria%20de%20Oliveir%20Rolim.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectDidática.por
dc.subjectEnsino desenvolvimentalpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectFormação do pedagogopor
dc.subjectDidacticseng
dc.subjectDevelopmental teachingeng
dc.subjectElementary educationpor
dc.subjectEarly yearseng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.titleDidática nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições da teoria histórico-cultural e do ensino desenvolvimentaleng
dc.title.alternativeDidactics in the early years of elementary school: contributions from historical-cultural theory and developmental teachingeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wânia Maria de Oliveir Rolim.pdfTexto completo1,35 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.