Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5127
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições da teoria histórico-cultural de Vigotsky para o ensino de leitura literária no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Contributions of Vygotsky's historical-cultural theory to the teaching of literary reading in elementary school
Autor: Silva, Elisvânia Marques da 
Primeiro orientador: Zanatta, Beatriz Aparecida
Primeiro membro da banca: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Segundo membro da banca: Leal, Cristyane Batista
Resumo: A pesquisa que deu origem a esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Teoria da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O objeto da pesquisa é o ensino de leitura literária infantojuvenil no Ensino Fundamental. Ela parte de uma problemática que busca compreender como os aportes da Teoria Histórico-Cultural podem contribuir para redimensionar o ensino de leitura literária para além da perspectiva instrumental. O problema investigado por esta pesquisa foi: que contribuições a Teoria Histórico-Cultural apresenta para que o ensino de literatura no ensino fundamental potencialize a criatividade e a sensibilidade dos estudantes? O objetivo geral foi compreender e sistematizar as contribuições da Teoria Histórico-Cultural para promover transformações qualitativas no ensino literatura infantojuvenil, no sentido de promover o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade humana no processo de formação do leitor literário no Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, visou-se: delinear a trajetória histórica do ensino de literatura no Brasil desde sua criação até a atual configuração curricular e didática; discutir os problemas no ensino de literatura infantojuvenil apontados em publicações científicas da área de Letras e Educação e apreender as contribuições da Teoria Histórico-Cultural para desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade humana no processo de formação do leitor literário no Ensino Fundamental. O referencial teórico-metodológico da pesquisa é o materialismo dialético e, como procedimento metodológico, foi realizado o estudo teórico bibliográfico sobre as contribuições de Lev Semionovitch Vygotsky para ensino de literatura infantojuvenil. Os resultados mostraram a preocupação dos autores uma formação humanista que valoriza, na mesma proporção, textos literários clássicos e textos que refletem uma comunidade e sua herança cultural, entre outras formas de textos, como vídeos, filmes, produtos digitais, bem como a escolha de obras literárias condizentes com a bagagem literária que o aluno carrega e as experiências de vida que ele traz consigo para que, no processo de letramento literário, torne-se o principal agente do processo pedagógico. Concluiu-se que os aportes teóricos da Teoria Histórico-cultural fornecem diversas contribuições para efetivar melhorias no processo de ensino-aprendizagem de literatura infantojuvenil, destacando-se entre elas a formação da atitude dos alunos como sujeitos no processo de aprendizagem e o desenvolvimento da imaginação criadora, que se constrói na interface entre a objetividade da realidade ou do contexto de sua produção e a subjetividade do poeta e do leitor
Abstract: The research that gave rise to this dissertation is linked to the line of research "Theory of Education and Pedagogical Processes", of the Postgraduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás. The object of the research is the teaching of children's literary reading in Elementary Education. Starting from a problem that seeks to understand how the contributions of historical-cultural theory can contribute to reshaping the teaching of literary reading beyond the instrumental perspective. The problem investigated by this research was: what contributions does historical-cultural theory make so that the teaching of literature in elementary school enhances students' creativity and sensitivity? The general objective was to understand and systematize the contributions of historical-cultural theory to promote qualitative transformations in teaching children's literature, to promote the development of creativity and human sensitivity in the process of training literary readers in Elementary School. The specific objectives were to outline the historical trajectory of literature teaching in Brazil from its creation to the current curricular and didactic configuration; discuss the problems in teaching children's literature highlighted in scientific publications in Literature and Education and understand the contributions of historicalcultural theory to the development of creativity and human sensitivity in the process of training the literary reader in Elementary School. The theoretical-methodological framework of the research is dialectical materialism and as a methodological procedure a theoretical bibliographic study was carried out on the contributions of Lev Semionovitch Vygotsky to teaching children's literature. The results showed the authors' concern with the need for a humanist formation that values classic literary texts in the same proportion, and texts that reflect a community and its cultural heritage, and other forms of texts such as videos, films, digital products, as well as, the choice of literary works consistent with the literary background that the student carries and the life experiences that he brings with him, so that in the process of literary literacy he becomes "the main agent of the pedagogical process. It was concluded that the theoretical contributions of Historical-cultural Theory provide several contributions to make improvements in the teaching-learning process of children's literature, highlighting among them the formation of students' attitude as subjects in the learning process and the development of creative imagination which is built at the interface between the objectivity of reality or the context of its production and the subjectivity of the poet and the reader
Palavras-chave: Teoria histórico-cultural
Leitura
Ensino literatura infantojuvenil
Ensino fundamental
Historical-cultural theory
Reading
Teaching children's literature
Elementary Education
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: SILVA, Elisvânia Marques da. Contribuições da teoria histórico-cultural de Vigotsky para o ensino de leitura literária no ensino fundamental. 2024. 126 fl. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5127
Data de defesa: 14-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elisvânia Marques da Silva.pdfTexto completo1,07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.