Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5129
Tipo do documento: Tese
Título: Educação sexual nos anos finais do ensino fundamental: continuidades e tendências atuais das pesquisas acadêmicas
Título(s) alternativo(s): Sexual education in the final years of elementary school: continuities and current trends in academic research
Autor: Custódio, Diane Ângela Cunha 
Primeiro orientador: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
Primeiro membro da banca: Scarel, Estelamaris Brant
Segundo membro da banca: Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
Terceiro membro da banca: Peixoto, Joana
Resumo: Esta investigação, filiada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, fundamenta-se em estudos teóricos acerca do Estado da Arte sobre Educação Sexual nos anos finais do Ensino Fundamental, verificando as continuidades/descontinuidades e tendências atuais. Elegeu-se como problema: o que dizem as pesquisas acadêmicas sobre educação sexual nos anos finais do Ensino Fundamental? Na apreensão do problema, adotou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, sendo que, nos três primeiros capítulos, adota-se a pesquisa bibliográfica e documental, e, no quarto capítulo, prioriza-se o Estado da Arte para a análise do conteúdo das produções acadêmicas publicadas no Banco de Dados Abertos da Capes e na Plataforma CAPES/Sucupira bem como na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2000 a 2022. Quanto ao objetivo geral, qual seja, compreender o papel atribuído à educação sexual nos anos finais do Ensino Fundamental na produção acadêmica sobre o tema, que conduziram aos objetivos específicos -- apresentar a base de análise do objeto de estudo; formular um referencial teórico sobre a inserção da educação sexual nos anos finais do Ensino Fundamental; identificar como a produção acadêmica discute a inserção da educação sexual nos anos finais do ensino fundamental --, que delinearam a escrita desta tese. Das 57 produções analisadas, as categorias que emergiram permeiam a necessidade de adoção de políticas de formação específica para que o professor possa atuar na Educação Sexual Escolar de forma emancipatória. Acredita-se que esta pesquisa poderá contribuir para a educação formal e para a ciência de um modo geral, pois, trabalhar a sexualidade no espaço educativo formal exige qualidades e habilidades específicas, com uma proposta de formação inicial e continuada dos agentes envolvidos neste processo. Como resultados, a tese sugere algumas propostas relacionadas ao incentivo de formação inicial e continuada sobre educação sexual com todos os envolvidos no processo educativo formal, visando a produção de materiais didáticos que contribuam para a prática pedagógica docente no espaço escolar; alimentar a ação conjunta escola-família-comunidade; cobrar orçamentos para o trabalho com a educação sexual escolar; oferecer condições para combater preconceitos, tabus e desrespeito à diversidade sexual no ambiente escolar, no intuito de evitar a evasão e incluir estudantes que se identificam com um sexo diferente daquele que consta em suas certidões de nascimento. Ressalta-se que registro de sexo biológico não define personalidade. E, por fim, que esta pesquisa contribua dos programas de Pós-Graduação em Educação no debate e na construção teórica relativas à educação sexual escolar
Abstract: This investigation, affiliated with the State, Policies and Educational Institutions Research Line, of the Postgraduate Program in Education, of the Pontifical Catholic University of Goiás, is based on theoretical studies about the State of the Art on Sexual Education in the final years of Education Fundamental, checking continuities/discontinuities and current trends. The problem was chosen: what does academic research say about sexual education in the final years of Elementary School? As an object of study, school sexual education in Elementary School II, final years. In apprehending the problem, a qualitative research approach was adopted, and in the first three chapters, bibliographical and documentary research was adopted, and, in the fourth chapter, the State of the Art was prioritized for the analysis of the content of the academic productions published in the Capes Open Database and the CAPES/Sucupira Platform as well as in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), in the period from 2000 to 2022. As for the general objective, namely, understanding the role attributed to education sexual activity in the final years of Elementary School in academic production on the topic, which led to specific objectives -- to present the basis of analysis of the object of study; formulate a theoretical framework on the insertion of sexual education in the final years of Elementary School; identify how academic production discusses the insertion of sexual education in the final years of elementary school --, which outlined the writing of this thesis. The categories that emerged permeate the need to adopt specific training policies so that teachers can work in School Sexual Education in an emancipatory way. It is believed that this research could contribute to formal education and science in general, as working on sexuality in the formal educational space requires specific qualities and skills, with a proposal for initial and continued training of the agents involved in this process. As results, the thesis suggests some proposals related to encouraging initial and continued training on sexual education with everyone involved in the formal educational process, aiming to produce teaching materials that contribute to teaching pedagogical practice in the school space; nurture joint school-family-community action; demand budgets for work with school sexual education; offer conditions to combat prejudices, taboos and disrespect for sexual diversity in the school environment, with the aim of preventing dropouts and including students who identify with a sex different from that shown on their birth certificates. It should be noted that biological sex registration does not define personality. And, finally, this research reaffirms the role and contribution of Postgraduate Education programs in the debate and theoretical construction related to school sexual education
Palavras-chave: Estado da arte/estado do conhecimento.
Formação inicial e continuada
Ação conjunta escola-família
State of the art/ state of the knowledge
Sex education
Initial and continuing formation
Joint school-family action.
Sexualities
Diversities
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: CUSTÓDIO, Diane Ângela Cunha. Educação sexual nos anos finais do ensino fundamental: continuidades e tendências atuais das pesquisas acadêmicas. 2024. 278 fl. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5129
Data de defesa: 15-Ago-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diane Ângela Cunha Custódio.pdf.crdownloadTexto completo4,02 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.