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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da aprendizagem na educação básica: uma revisão integrativa no período de 2012 a 2022
Título(s) alternativo(s): Assessment of learning in basic education: an integrative review from 2012 to 2022
Autor: Resende, Marcelo Luiz de 
Primeiro orientador: Zanatta, Beatriz Aparecida
Primeiro membro da banca: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Segundo membro da banca: Limonta, Sandra Valéria
Resumo: Esta dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, teve como objeto de pesquisa a avaliação da aprendizagem no ensino fundamental. Assumindo-se uma compreensão de avaliação da aprendizagem fundamentada na Teoria do Ensino Desenvolvimental, buscou-se esclarecer como a avaliação da aprendizagem tem sido abordada em pesquisas da área de educação que a tomam como objeto de investigação. Problematizou-se qual significado a avaliação da aprendizagem tem assumido nestas pesquisas e sob quais enfoques. O objetivo geral foi o de identificar e analisar de que forma a avaliação da aprendizagem tem sido investigada em pesquisas da área da educação que a tomam como objeto de investigação e sob quais enfoques. Os objetivos específicos foram: historicizar as concepções pedagógicas sobre avaliação da aprendizagem escolar; discutir as concepções de avaliação da aprendizagem presentes nas pesquisas; apreender qual(is) a(s) concepções que prevalece(em) e a expressividade da Teoria histórico-cultural e da Teoria do ensino desenvolvimental na produção analisada e discutir suas contribuições para a avaliação da aprendizagem escolar. Para compreender a produção do conhecimento científico sobre a avaliação da aprendizagem, realizou-se uma revisão de literatura do tipo integrativa no período de 2012 a 2022. De acordo com os critérios utilizados na inclusão e seleção, foram selecionados 16 artigos. Os resultados apontaram para a presença de concepções de avaliação em larga escala, com a maior expressividade da concepção de avaliação formativa. A pesquisa apontou contradições na utilização das concepções de avaliações, com base na influência neoliberal. Apresentou, ainda, uma análise das contribuições histórico-cultural e ensino desenvolvimental como oportunidade de repensar a prática quantitativa da avaliação da aprendizagem
Abstract: This dissertation, linked to the Research Line Theories of Education and Pedagogical Processes of the Postgraduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás, focused on the assessment of learning in elementary school. Assuming an understanding of learning assessment based on the Theory of Developmental Teaching, the aim was to clarify how learning assessment has been approached in educational research that takes it as an object of investigation. We questioned what meaning learning assessment has taken on in these studies and under what approaches. The general objective was to identify and analyze how learning assessment has been investigated in educational research, and from which perspectives. The specific objectives were: to historicize the pedagogical conceptions of school learning assessment; to discuss the conceptions of learning assessment present in the research; to understand which conceptions prevail and the expressiveness of cultural-historical theory and developmental teaching theory in the research analyzed and to discuss their contributions to school learning assessment. In order to understand the production of scientific knowledge on learning assessment, an integrative literature review was carried out from 2012 to 2022. According to the inclusion and selection criteria, 16 articles were selected. The results showed the presence of large-scale assessment concepts, with the most significant being formative assessment. The research pointed to contradictions in the use of assessment concepts, based on neoliberal influence. It also presented an analysis of cultural-historical contributions and developmental teaching as an opportunity to rethink the quantitative practice of learning assessment
Palavras-chave: Educação;
Ensino fundamental
Avaliação da aprendizagem
Teoria histórico-cultural
Ensino desenvolvimental
Education
Primary education
Learning assessment
Cultural-historical theory
Developmental teaching
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: RESENDE, Marcelo Luiz de. Avaliação da aprendizagem na educação básica: uma revisão integrativa no período de 2012 a 2022. 2024. 96 fl. Dissertação Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5130
Data de defesa: 23-Fev-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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