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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5144
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Nara | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9047525008874322 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1828025455687021 | eng |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Selma Regina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0622871659133250 | eng |
dc.contributor.referee2 | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7087050865236814 | eng |
dc.date.accessioned | 2025-01-15T12:30:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-04 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Nara. Dislexia: contribuições da teoria histórico-cultural no processo de escolarização. 2024. 102 fl. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024. | eng |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5144 | - |
dc.description.resumo | O estudo intitulado Dislexia: contribuições da Teoria Histórico-Cultural no Processo de Escolarização tem como objetivo investigar como a Teoria Histórico-Cultural pode ser utilizada para melhorar a compreensão e o suporte aos alunos com dislexia no processo de escolarização, identificando práticas pedagógicas e estratégias com atividades de intervenção que promovem uma abordagem inclusiva e eficaz para o desenvolvimento dos alunos. Trata-se de um estudo de natureza teórica que utiliza o apoio teórico-metodológico da Teoria Histórico-Cultural para a compreensão do tema em questão. Aprofundar o estudo do tema possibilitou um olhar mais apurado sobre as mediações permitidas, uma vez que a Teoria Histórico-Cultural oferece suporte para que mediações pedagógicas adequadas e consistentes revolucionem a aprendizagem de alunos com dislexia. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizados os procedimentos: Revisão de Conceitos Básicos da Teoria Histórico-Cultural: a revisão teórica focou nos conceitos fundamentais propostos por Lev Vygotsky, a Zona de Desenvolvimento Intermitente e a interação social no processo de aprendizagem (Vygotsky, 1984,1998); levantamento Bibliográfico da BDTD sobre a dislexia no campo da Educação, analisando pesquisas e discussões contemporâneas sobre os desafios enfrentados por alunos disléxicos e as estratégias pedagógicas utilizadas para apoiá-los (Souza, 2009; Santos, 2017); apontamentos sobre Intervenções Pedagógicas com estudo de atividades específicas que são permitidas para o atendimento eficaz de estudantes disléxicos no ensino fundamental com base nas abordagens teóricas e nas práticas sob perspectivas pela Teoria Histórico-Cultural (Campos, 2012; Ferreira, 2015; Prestes, 2020). A Teoria Histórico-Cultural é uma ferramenta valiosa para a compreensão e a intervenção na dislexia no contexto escolar. Os princípios dessa teoria e a consideração da relevância das interações sociais e culturais podem transformar as práticas educativas e promover um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficaz para alunos com dislexia. Entende-se, assim, que a formação contínua de educadores e as práticas pedagógicas fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural dão relevante contribuição aos processos pedagógicos e, consequentemente, para a aprendizagem dos educandos | eng |
dc.description.abstract | The study titled Dyslexia: Contributions of the Historical-Cultural Theory in the Schooling Process aims to investigate how the Historical-Cultural Theory can be applied to improve the understanding and support of students with dyslexia in the schooling process. It identifies pedagogical practices and intervention strategies that promote an inclusive and effective approach to student development. This is a theoretical study that uses the theoreticalmethodological support of the Historical-Cultural Theory to understand the subject in question. Delving deeper into the topic allowed for a more nuanced view of the permitted mediations, as the Historical-Cultural Theory provides support to consider that appropriate and consistent pedagogical mediations can revolutionize the learning of students with dyslexia. For the subsequent development of the study, the following procedures were carried out: Review of Basic Concepts of the Historical-Cultural Theory: The theoretical review focused on the fundamental concepts proposed by Lev Vygotsky, the Zone of Proximal Development, and social interaction in the learning process (Vygotsky, 1984; 1998). Bibliographic Survey from BDTD on Dyslexia in the Field of Education, analyzing contemporary research and discussions on the challenges faced by dyslexic students and the pedagogical strategies used to support them (Souza, 2009; Santos, 2017). Notes on Pedagogical Interventions with a study ofspecific activities allowed for the effective support of dyslexic students in elementary education based on theoretical approaches and practices from the Historical-Cultural Theory (Campos, 2012; Ferreira, 2015; Prestes, 2020). The Historical-Cultural Theory revels a valuable tool for undersTanging and intervening in dyslexia in the school context. The principle of this theory and the consideration of the relevance of social and cultural interactions can transform educational practices and promote a more inclusive and effective learning environment for students with dyslexia. It is thus understood that the continuo us training of educators and the pedagogical practices based on the Historical-Cultural Theory make a relevant contribution to the pedagogical processes and consequently to the learning of the students | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2025-01-15T12:30:55Z No. of bitstreams: 1 Nara Gomes.pdf: 1900234 bytes, checksum: ecc734a24369803ac0c8dc4554baaf02 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-15T12:30:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nara Gomes.pdf: 1900234 bytes, checksum: ecc734a24369803ac0c8dc4554baaf02 (MD5) Previous issue date: 2024-09-04 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/17021/Nara%20Gomes.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | eng |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Dislexia | por |
dc.subject | Trabalho docente | por |
dc.subject | Política pública | por |
dc.subject | Teoria histórico-cultural | por |
dc.subject | Dyslexia | eng |
dc.subject | Teaching work | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Historical-cultural theory | eng |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | eng |
dc.subject.cnpq | Educação | eng |
dc.title | Dislexia: contribuições da teoria histórico-cultural no processo de escolarização | eng |
dc.title.alternative | Dyslexia: contributions of historical-cultural theory in the schooling process | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Nara Gomes.pdf | Texto completo | 1,86 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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