Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Maria José Alves de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1563164014091766eng
dc.contributor.advisor1Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492eng
dc.contributor.referee1Dias Júnior, Marcos Jerônimo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2156751915237334eng
dc.contributor.referee2Zanatta, Beatriz Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984eng
dc.contributor.referee3Paiva, Wilson Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7384413996427337eng
dc.contributor.referee4Gomes, Marcilene Pelegrine-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5331483162797865eng
dc.date.accessioned2025-01-23T18:20:44Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.citationBORGES, Maria José Alves de Araújo. Finalidades educativas escolares: sentidos e significados expressos por estudantes de licenciatura em pedagogia de instituições de ensino superior do Estado de Goiás. 2024. 215 fl. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5152-
dc.description.resumoAs finalidades educativas escolares constituídas por influências econômicas, políticas e culturais da totalidade social orientam projetos e políticas educacionais no Brasil e no mundo. Elas influenciam na formação dos sentidos e significados de diversos sujeitos, inclusive de estudantes em formação em cursos de licenciatura em pedagogia. Isto posto, nossa pesquisa tem como problemática: quais os significados e sentidos que os estudantes de Licenciatura em Pedagogia atribuem às finalidades educativas escolares e a função social da escola no século XXI? O objetivo analisar os sentidos e os significados expressos por estudantes de Licenciatura em Pedagogia em diferentes municípios no estado de Goiás sobre as finalidades educativas escolares no século XXI em Goiás. Os objetivos específicos incluem: (a) Analisar os indícios de concepção dos estudantes sobre a função social da escola no século XXI; (b) Identificar o que deve ser ensinado na escola contemporânea nos sentidos atribuídos pelos estudantes e (c) Cotejar as concepções de finalidades educativas expressas pelos estudantes a fim de identificar possíveis convergências e divergências nas percepções entre os diferentes municípios. A pesquisa adota uma abordagem descritivo-exploratória, de natureza qualitativa, permitindo uma análise aprofundada dos sentidos e significados dos participantes sobre as finalidades educativas escolares. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com quinze estudantes de Licenciatura em Pedagogia de 4 Instituições de Ensino Superior (IES), localizadas em três cidades do Estado de Goiás-Brasil. Os instrumentos metodológicos incluíram uma revisão de literatura sobre finalidades educativas e pesquisa de campo. As entrevistas realizadas com os 15 estudantes escolhidos dentro dos critérios estabelecidos pela pesquisa maior permitiram realizar uma análise qualitativa. Esse exercício analítico foi baseado nos núcleos de significação descritos. Os resultados indicaram que os estudantes valorizam a formação de cidadãos críticos e reflexivos, além de enfatizarem a importância da socialização e da formação integral. No entanto, foram observadas divergências nas percepções sobre a preparação para o mercado de trabalho, bem como no que diz respeito ao ensino de valores. Outrossim, os sentidos e os significados apreendidos pelos estudantes sobre finalidades educativas refletem uma complexidade nas demandas educacionais evidenciando uma educação que promova inclusão e cidadania e formação de valores de maneira eclética distanciando da concepção da função social da escola para o desenvolvimento dos estudantes. Em suma, a tese dessa investigação revela que as finalidades educativas escolares, conforme interpretadas por estudantes de Licenciatura em Pedagogia, evidenciam uma busca por uma educação inclusiva e cidadã, que promova a formação integral, mas que ainda enfrenta desafios em relação à preparação para o mercado de trabalho e à transmissão de valores, refletindo a complexidade das influências sociais contemporâneaseng
dc.description.abstractSchool educational purposes constituted by economic, political and cultural influences of the social totality guide educational projects and policies in Brazil and around the world. It influences the formation of senses and meanings of various subjects, including students undergoing undergraduate courses in pedagogy. The research has the following problem: what meanings and meanings do Pedagogy Degree students attribute to school educational purposes in the 21st century in Goiás and their perceptions about the social function of the school? The general objective was to identify and analyze the senses and meanings expressed by Pedagogy Degree students about school educational purposes in the 21st century in Goiás. Specific objectives include: (a) Analyze the evidence of students' conception of the social function of the school in the 21st century. (b) Identify what should be taught in contemporary schools in the meanings attributed by students. (c) Compare the conceptions of educational purposes expressed by students in order to identify possible convergences and divergences in perceptions between the different municipalities. The research adopts a descriptive-exploratory approach, of a qualitative nature, allowing an in-depth analysis of the participants' senses and meanings about school educational purposes. Data collection was carried out through interviews with fifteen Pedagogy Degree students from 4 higher education institutions (HEIs), located in three cities in the State of Goiás-Brazil. The methodological instruments included a literature review on educational purposes, field research, using interviews with 15 students chosen within the criteria established by the larger research, allowing a qualitative analysis. The analysis was based on the described meaning cores. The results indicated that students value the formation of critical and reflective citizens, in addition to emphasizing the importance of socialization and comprehensive training. However, divergences were observed in perceptions about preparation for the job market and teaching values. the senses and meanings learned by students about educational purposes reflect a complexity in educational demands, highlighting an education that promotes inclusion and citizenship and the formation of values in an eclectic way, distancing itself from the conception of the social function of the school for the development of students. In summary, the thesis of this investigation reveals that the educational purposes of schools, as interpreted by students in the Pedagogy degree program, demonstrate a pursuit of inclusive and civic education that promotes holistic development, yet still faces challenges regarding preparation for the job market and the transmission of values, reflecting the complexity of contemporary social influenceseng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2025-01-23T18:20:44Z No. of bitstreams: 1 Maria José Alves de Araújo Borges.pdf: 1901952 bytes, checksum: 4bccbe55fa6d00766bda5c0c510d1c34 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-23T18:20:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria José Alves de Araújo Borges.pdf: 1901952 bytes, checksum: 4bccbe55fa6d00766bda5c0c510d1c34 (MD5) Previous issue date: 2024-09-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/17041/Maria%20Jos%c3%a9%20Alves%20de%20Ara%c3%bajo%20Borges.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectFinalidades educativas escolarespor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectFormação Inicial de professorespor
dc.subjectSéculo XXIpor
dc.subjectSchool educational purposeseng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectInitial teacher trainingeng
dc.subject21st Centuryeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.titleFinalidades educativas escolares: sentidos e significados expressos por estudantes de licenciatura em pedagogia de instituições de ensino superior do Estado de Goiáseng
dc.title.alternativesenses and meanings expressed by undergraduate students in pedagogy from higher education institutions in the State of Goiáseng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria José Alves de Araújo Borges.pdfTexto completo1,86 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.