Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5154
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Maia, Vanessa Rodrigues | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3851361563339929 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Duarte, Aldimar Jacinto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8154824077202046 | eng |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Divino de Jesus da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2861290567624956 | eng |
dc.contributor.referee2 | Alves, Miriam Fábia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4002600044640352 | eng |
dc.date.accessioned | 2025-01-27T11:57:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Vanessa Rodrigues. Militarização da educação no Estado de Goiás: sentidos e finalidades educativas em uma sociedade democrática. 2024. 113 fl. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024. | eng |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5154 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho vincula-se ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. Tem aderência ao grupo de pesquisa Juventude e Educação, cadastrado no CNPq. Buscou responder à pergunta central da pesquisa: quais sentidos são atribuídos por um grupo de professores de um Colégio Estadual da Polícia Militar do Estado de Goiás frente aos princípios educativos da instituição e às exigências de uma sociedade democrática em constantes mudanças e contradições? Para tal, assumiu como objetivo geral: compreender os sentidos atribuídos por um grupo de professores que atuam ou atuaram em uma das primeiras escolas estaduais militarizadas do Estado de Goiás, quanto às finalidades educativas da instituição e o seu papel formativo frente às demandas de uma sociedade democrática em constantes inovações e contradições. E como objetivos específicos: a) compreender o conceito de democracia com base nos fundamentos filosóficos, históricos e sociológicos, evidenciando a relação dialética entre democracia e desigualdade; b) analisar a construção histórica da militarização da sociedade brasileira e a militarização de escolas públicas no Estado de Goiás explorando a relação entre a militarização e a educação; c) analisar a percepção dos professores em uma escola militarizada sobre a relação entre a formação escolar em uma sociedade democrática e os princípios de disciplina e hierarquia militar. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo exploratório, utilizando a pesquisa bibliográfica para a compreensão do objeto de análise de dados coletados. Utilizou-se a aplicação de questionários e entrevistas, que foram analisados na perspectiva de abordagem quanti-qualitativa. A dissertação é de fundamentada nos estudos de Chaui (2012), Foucault (2013), Germano (2000), Horta (2012) e Rancieri (1996). Os resultados revelaram concepções de desigualdade social bem como a reprodução de papéis sociais estabelecidos pelas classes dominantes, relacionadas à construção e/ou manutenção do padrão homem/mulher, branco/negro, cujas relações se baseiam em dominações, subordinações, superioridades e inferioridades. Evidenciou-se, por meio desta pesquisa, que os professores estão implicados nessa cultura militar que é constitutiva do poder coercitivo e ideológico legitimando o processo hegemônico de democracia, autoridade, ordem e controle. Conclui-se que os sentidos atribuídos por professores do Colégio Estadual da Polícia Militar do Estado de Goiás investigado refletem uma complexa interação entre a adesão aos princípios educativos militarizados da instituição e a resistência a estes princípios frente às demandas de uma sociedade democrática em constantes mudanças e contradições. Observou-se que alguns professores assimilam os valores de hierarquia, controle e disciplina enquanto centrais no processo formativo, mas outros questionam esses mesmos princípios, percebendo-os como contrários aos ideais democráticos de igualdade, liberdade e justiça social. Acredita-se que esta pesquisa poderá contribuir na reflexão sobre os desafios atuais no contexto de democratização da educação escolar | eng |
dc.description.abstract | This work is linked to the Stricto Sensu Postgraduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás, in the research line: Education, Society and Culture. It adheres to the Youth and Education research group, registered with the CNPq. It sought to answer the central question of the research: what meanings were attributed by a group of teachers from a State College of the Military Police of the State of Goiás in relation to the educational principles of the institution and the demands of a democratic society in constant change and contradictions? To this end, the general objective was to understand the meanings attributed by a group of teachers who work or worked in one of the first militarized state schools in the State of Goiás, regarding the educational purposes of the institution and its formative role in the face of the demands of a society democracy in constant innovations and contradictions. And as specific objectives: a) understand the concept of democracy based on philosophical, historical and sociological foundations, highlighting the dialectical relationship between democracy and inequality; b) analyze the historical construction of the militarization of Brazilian society and the militarization of public schools in the State of Goiás, exploring the relationship between militarization and education; c) analyze the perception of teachers in a militarized school about the relationship between school training in a democratic society and the principles of military discipline and hierarchy. This is exploratory qualitative research, using bibliographical research to understand the object of analysis of collected data. Questionnaires and interviews were used, which were analyzed from the perspective of a quantitative-qualitative approach. The dissertation is based on studies by Chaui (2012), Foucault (2013), Germano (2000), Horta (2012) and Rancieri (1996). The results revealed conceptions of social inequality as well as the reproduction of social roles established by the dominant classes, related to the construction and/or maintenance of the man/woman, white/black pattern, whose relationships are based on domination, subordination, superiorities and inferiorities. It was evident, through this research, that teachers are involved in this military culture that is constitutive of coercive and ideological power, legitimizing the hegemonic process of democracy, authority, order and control. It is concluded that the meanings attributed by teachers at the State Military Police College of the State of Goiás investigated reflect a complex interaction between adherence to the institution's militarized educational principles and resistance to these principles in the face of the demands of a democratic society in constant change and contradictions. It was observed that some teachers assimilate the values of hierarchy, control and discipline as central to the training process, but others question these same principles, perceiving them as contrary to the democratic ideals of equality, freedom and social justice. It is believed that this research can contribute to reflection on current challenges in the context of democratization of school education | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2025-01-27T11:57:09Z No. of bitstreams: 1 Vanessa Rodrigues Maia.pdf: 1218763 bytes, checksum: 163222be5300d1b282f80b5f341c9210 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-27T11:57:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vanessa Rodrigues Maia.pdf: 1218763 bytes, checksum: 163222be5300d1b282f80b5f341c9210 (MD5) Previous issue date: 2024-08-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/17067/Vanessa%20Rodrigues%20Maia.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | eng |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Escolas Militarizadas | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Democracy | eng |
dc.subject | Militarized Schools | eng |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | eng |
dc.subject.cnpq | Educação | eng |
dc.title | Militarização da educação no Estado de Goiás: sentidos e finalidades educativas em uma sociedade democrática | eng |
dc.title.alternative | Militarization of education in the State of Goiás: educational meanings and purposes in a democratic society | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanessa Rodrigues Maia.pdf | Texto completo | 1,19 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.