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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aspectos da fiscalização urbana orientada à gestão de informação: o caso da prefeitura de Goiânia
Título(s) alternativo(s): Aspects of urban inspection oriented towards information management: the case of Goiânia city hall
Autor: Alves Junior, Luiz Lucas 
Primeiro orientador: Guedes, Leonardo Guerra de Rezende
Primeiro membro da banca: Godoi, Cintia Neves
Segundo membro da banca: Barbosa, Ycarim Melgaço
Resumo: A fiscalização urbana em qualquer cidade, exerce uma função fundamental de se fazer chegar à população as diretrizes do Estado convertidas em legislação. Convém entender a sua complexidade ao lidar com diversos aspectos da vida social e da ciência, dentre eles os mais conhecidos e trabalhados como os de natureza econômica, educacional, ambiental e de saúde, até os menos comuns e de menor atenção como é o caso dos sistemas de gestão informação. Justifica-se a relevância do estudo pela necessidade de melhorar a capacidade do poder público em aperfeiçoar processos de fiscalização, fortalecendo a governança e a transparência nos serviços municipais. Inicialmente aborda os componentes da fiscalização urbana, escolas de gestão pública, aspectos de governança, políticas e finanças públicas, até a participação e desenvolvimento social. Na sequência, o estudo trata aspectos de como os sistemas de informação, através do levantamento e aplicação de indicadores, podem ser utilizados para acionar ações de fiscalização. Para isso, apresenta um framework detalhado que define os gatilhos de acionamento e fornece uma estrutura metodológica clara para a análise e organização de dados. Por fim, baseado nos estudos e levantamentos realizados, é analisada a gestão de dados na fiscalização urbana da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura de Goiânia: planejamento e tomada de decisão, sistema de informação, coleta de dados, definição de objetivos, metas e indicadores. A pesquisa utiliza uma abordagem metodológica mista, combinando análise documental e estudo de caso, incluindo a revisão de legislações municipais e federais, com o propósito de identificar e compreender as principais questões e desafios no processo de fiscalização urbana, mapear a situação atual e detalhar os processos e práticas adotadas pelos gestores públicos. O estudo evidencia a importância da orientação entre a ciência e a prática do dia a dia, demonstrando como se pode e deve utilizar a mão de obra disponível para, de forma organizada e sistematizada, melhorar a capacidade de entregar produtos e serviços melhores, mais transparentes e eficazes. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se a identificação de lacunas nos processos de fiscalização, como as insuficiências de indicadores que integram dados em tempo real, o que limita a tomada de decisões ágeis e informadas. Dessa forma, a dissertação contribui para o campo da gestão pública ao propor uma metodologia estruturada que facilita a utilização de dados no processo de fiscalização urbana, além de evidenciar a importância de sistemas de informação integrados para fortalecer a governança e melhorar os serviços públicos. Finalmente, este trabalho reforça que o aprimoramento da gestão da informação e da fiscalização urbana não é apenas uma questão de inovação tecnológica, mas também de fortalecimento da cidadania, uma vez que permite à sociedade um acesso mais claro e confiável sobre as ações e resultados da administração pública. Espera-se que os resultados obtidos inspirem futuras implementações que aprimorem a capacidade dos municípios de monitorar, planejar e responder de forma eficaz aos desafios urbanos, promovendo uma administração mais transparente e próxima dos cidadãos
Abstract: Urban inspection in any city plays a fundamental role in ensuring that State guidelines are converted into legislation to the population. It is important to understand its complexity when dealing with different aspects of social life and science, among them the best known and most worked on, such as those of an economic, educational, environmental and health nature, to those that are less common and receive less attention, such as information management systems. The relevance of the study is justified by the need to improve the capacity of public authorities to improve inspection processes, strengthening governance and transparency in municipal services. Initially it addresses the components of urban inspection, public management schools, aspects of governance, public policies and finances, up to social participation and development. Next, the study addresses aspects of how information systems, through the survey and application of indicators, can be used to trigger inspection actions. To do this, it presents a detailed framework that defines triggers and provides a clear methodological structure for analyzing and organizing data. Finally, based on the studies and surveys carried out, data management in urban inspection of the Secretariat of Urban Planning and Housing of the City of Goiânia is analyzed: planning and decision-making, information system, data collection, definition of objectives, goals and indicators. The research uses a mixed methodological approach, combining documentary analysis and case study, including the review of municipal and federal legislation, with the purpose of identifying and understanding the main issues and challenges in the urban inspection process, mapping the current situation and detailing the processes and practices adopted by public managers. The study highlights the importance of guidance between science and day-to-day practice, demonstrating how one can and should use available labor to, in an organized and systematic way, improve the ability to deliver better, more transparent products and services. and effective. Among the main results obtained, the identification of gaps in the inspection processes stands out, such as insufficient indicators that integrate real-time data, which limits agile and informed decision-making. In this way, the dissertation contributes to the field of public management by proposing a structured methodology that facilitates the use of data in the urban inspection process, in addition to highlighting the importance of integrated information systems to strengthen governance and improve public services. Finally, this work reinforces that improving information management and urban inspection is not only a matter of technological innovation, but also of strengthening citizenship, as it allows society clearer and more reliable access to the actions and results of the public administration. It is expected that the results obtained will inspire future implementations that improve the capacity of municipalities to monitor, plan and respond effectively to urban challenges, promoting a more transparent administration that is closer to citizens
Palavras-chave: Fiscalização urbana
Sistemas de informação
Gestão da fiscalização
Planejamento e tomada de decisão
Urban inspection
Information systems,
Inspection management
Planning and decision making.
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Direito, Negócios e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Citação: ALVES JÚNIOR, Luiz Lucas. Aspectos da fiscalização urbana orientada à gestão de informação: o caso da prefeitura de Goiânia. 2024. 86 fl. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) -- Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5157
Data de defesa: 25-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

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