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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Lívia Aparecida Oliveira de Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7026593011049856eng
dc.contributor.advisor1Carneiro, Maria Esperança Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579eng
dc.contributor.referee1Afonso, Lúcia Helena Rincón-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875047675834170eng
dc.contributor.referee2Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247eng
dc.date.accessioned2025-03-27T21:14:21Z-
dc.date.issued2025-02-12-
dc.identifier.citationSOUSA, Lívia Aparecida Oliveira de Moraes. Desigualdade de gênero: um olhar sobre a contribuição da educação para a ocupação dos cargos da magistratura. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) --Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2025.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5175-
dc.description.resumoEsta investigação filia-se à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem por objeto de pesquisa a análise da ocupação dos cargos de magistratura e a mediação da educação nesse processo, com a perspectiva das desigualdades de gênero. A desigualdade de gênero ainda é fator que prepondera no Brasil e repercute em diversos segmentos sociais, inclusive no mercado de trabalho. Como questão problema, tem-se: a educação como mediadora na ocupação dos cargos da magistratura é suficiente para promover a superação das desigualdades de gênero? A dialética apregoa que tudo se movimenta e se conecta mutuamente, sendo a contradição, condutora desse movimento impulsionador de mudança. Esse método de abordagem se propõe uma análise dos fenômenos a partir da perspectiva material, se afastando de concepções abstratas, por isso se faz uso dele nesta pesquisa. O foco da pesquisa manteve-se em analisar o quantitativo de ocupação dos cargos da magistratura nos Tribunais Estaduais do País sobre a perspectiva de gênero, com ênfase no Estado de Goiás, utilizando dados disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, bem como a página oficial do órgão jurisdicional estadual. A título de resultados, esta pesquisa evidencia que, mesmo as mulheres promovendo constante busca por qualificação profissional e sendo maioria entre os concluintes de diversos cursos superiores, inclusive o curso de direito, elas não ocupam cargos de poder e direção na mesma proporção que os homens, ou seja, há fatores impeditivos de ascensão para a mulher no campo profissional que vão além da formação educacionaleng
dc.description.abstractThis research is part of the State, Policies and Educational Institutions Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás. The object of the research is to analyze the occupation of judicial posts and the mediation of education in this process, from the perspective of gender inequalities. Gender inequality is still a prevalent factor in Brazil and has repercussions in various social segments, including the job market. The problem is: is education as a mediator in the occupation of judicial posts enough to overcome gender inequalities? Dialectics states that everything moves and is mutually connected, with contradiction driving this movement towards change. This approach proposes an analysis of phenomena from a material perspective, moving away from abstract conceptions, which is why it was used in this research. The focus of the research remained on analyzing the number of judges in the country's state courts from a gender perspective, with an emphasis on the state of Goiás, using data made available by the National Council of Justice (CNJ), as well as the official website of the state court. The results of this research show that, even though women are constantly seeking professional qualifications and are the majority of graduates from various higher education courses, including law, they do not occupy positions of power and management to the same extent as men, i.e. there are factors that prevent women from rising in the professional field that go beyond educational trainingeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2025-03-27T21:14:21Z No. of bitstreams: 1 Lívia Aparecida Oliveira de Moraes Sousa.pdf: 1222692 bytes, checksum: ab44d2123cdda8b5e1bdfd4abba8b611 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-27T21:14:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lívia Aparecida Oliveira de Moraes Sousa.pdf: 1222692 bytes, checksum: ab44d2123cdda8b5e1bdfd4abba8b611 (MD5) Previous issue date: 2025-02-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/17140/L%c3%advia%20Aparecida%20Oliveira%20de%20Moraes%20Sousa.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDesigualdade de gêneropor
dc.subjectMagistraturapor
dc.subjectTribunal de Justiça do Estado de Goiáspor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectGender inequalityeng
dc.subjectJudiciaryeng
dc.subjectGoiás State Court of Justiceeng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.titleDesigualdade de gênero: um olhar sobre a contribuição da educação para a ocupação dos cargos da magistraturaeng
dc.title.alternativeGender inequality: a look at the contribution of education to the occupation of magistrate positionseng
dc.typeDissertaçãoeng
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