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Tipo do documento: Dissertação
Título: A representação dos negros nos livros didáticos de história do ensino fundamental anos finais
Título(s) alternativo(s): The representation of black people in history textbooks for the final years of elementary school
Autor: Santos, Deraçueide Alves de Sousa dos 
Primeiro orientador: Reinato, Eduardo José
Primeiro membro da banca: Sugizaki, Eduardo
Segundo membro da banca: Santos, Tatianne Silva
Resumo: Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação Histórica e Diversidade Cultural, versa sobre a representação social dos negros nos livros didáticos. Compreende tanto o processo de escolha, quanto a utilização do livro didático de história no Ensino Fundamental anos finais adotados na rede estadual de Goiás, defendidos pelas leis n° 10.639/2003 e n° 11.645/2008. Percebe-se a importância que os documentos normativos, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Base da Educação e a Base Nacional Comum Curricular podem respaldar essas discussões. Assim, metodologicamente, são descritas as representações sociais do negro, refletidas nas imagens dos livros didáticos organizados pela Editora Moderna, Araribá Conecta História e História: Sociedade e Cidadania, de Alfredo Boulos Júnior, a fim de perceber em que medida as imagens contribuem para a produção de uma representação social estereotipada ou emancipatória sobre o grupo de contingentes negros e das negras. O livro didático ocupa um lugar proeminente como material de apoio ao ensino e à aprendizagem, constituindo-se assim como um dispositivo privilegiado para a veiculação de representações, que orienta a construção da identidade dos discentes. Busca-se vincular as leituras teóricas sobre os conceitos de representação social, racismo, livro didático e diversidade cultural, para assim compreender a realidade brasileira e histórica sobre a formação individual e coletiva que o livro didático pode transmitir na comunidade escolar
Abstract: This dissertation, linked to the Historical Education and Cultural Diversity line of research, deals with the social representation of black people in textbooks, encompasses both the selection process and the use of the history textbook in Elementary Education in the final years adopted in the state network of Goiás, defended by laws nº 10,639/2003 and nº 11,645/2008. The importance of normative documents, such as the Federal Constitution of 1988, the National Education Guidelines and Base Law and the National Common Curricular Base, can support these discussions. Thus, methodologically we will describe the social representations of black people, reflected in the images of the textbooks organized by Editora Moderna, Araribá Conecta História: Sociedade e Cidadania, by Alfredo Boulos Júnior, in order to understand to what extent the images contribute to the production of a representation stereotypical or emancipatory social impact on the group of black contingents. The textbook occupies a prominent place as supporting material for teaching and learning, thus constituting a privileged device for conveying representations, which guides the construction of students' identity. The aim is to link theoretical readings on the concepts of social representation, racism, textbooks and cultural diversity, in order to understand the Brazilian and historical reality regarding the individual and collective formation that the textbook can transmit in the school community
Palavras-chave: Diversidade Cultural
Representação social
Racismo
Livro didático
Legislação
Cultural Diversity
Social Represention
Rascism
Historiy Textbook
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Citação: SANTOS, Deraçueide Alves de Sousa dos. A representação dos negros nos livros didáticos de história do ensino fundamental anos finais. 2024. 124 fl. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5193
Data de defesa: 30-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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