Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMilano, Lydia Godoy-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7192233927248906por
dc.contributor.advisor1Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9por
dc.contributor.referee1Mundim, Maria Augusta Peixoto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6469765131687056por
dc.contributor.referee2Carneiro, Maria Esperança Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0por
dc.contributor.referee3Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5por
dc.contributor.referee4Silva, Maria Abádia da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5389894947596066por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:44:42Z-
dc.date.available2013-07-02-
dc.date.issued2012-09-03-
dc.identifier.citationMILANO, Lydia Godoy. Políticas educacionais, avaliação e desempenho escolar: a rede municipal de educação de Goiânia. 2012. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/685-
dc.description.resumoAs reformas do sistema educacional brasileiro a partir da década de 1990, culminaram, entre várias mudanças e concepções de educação, com o monitoramento do desempenho escolar a partir de um sistema de avaliação em larga escala. De forma que, os resultados das avaliações aferidos pelo IDEB, desde sua implementação, têm demonstrando relativo crescimento em todas as etapas do ensino, mas ainda conferindo baixo resultado do desempenho escolar. A partir desta constatação, este estudo teve por objetivo a busca de explicações e compreensão mais fundamentada do insucesso da escola pública no Brasil em relação à aprendizagem escolar dos alunos, tendo como referência dados e informações a partir de um sistema de ensino municipal. O estudo baseou-se na análise de documentos oficiais referentes a políticas educacionais para a escola e em pesquisa de campo em duas escolas municipais da cidade de Goiânia, onde foram realizadas observações do cotidiano dessas escolas e entrevistas com diretoras, coordenadores e professoras. Os resultados apontam para a confirmação da hipótese de que uma das explicações mais fortes do baixo desempenho dos alunos nas provas estandardizadas está precisamente no fato de as políticas educacionais assentadas em resultados, ao responsabilizarem as escolas e os professores pelo desempenho insatisfatório dos alunos, se desresponsabilizam pelos fatores internos que interferem em sua aprendizagem. Confirma, também, a posição de alguns autores que, em direção contrária àquelas políticas, recomendam não se perder de vista, ao analisar as condições de sucesso ou insucesso escolar, as condições organizacionais, o currículo, as práticas pedagógicas, as metodologias de ensino etc., que são as condições reais e concretas em que se efetivam a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.por
dc.description.abstractThe reforms in the Brazilian Educational System that started in 1990 s culminated in various changes and educational concepts with the monitoring of school performances through a large-scale evaluation system. In such a way that the evaluation results measured by IDEB (Basic Education Development Index), since its implementation, has been showing a relative growth in every stage of education, however it still shows low results in school development. Since this has been observed, the aim of this study has been to find explanations and a more grounded comprehension about the failure of the public schools in Brazil, concerning the educational outcome of the pupil, having as reference a database from a municipal system of teaching. This study was based on the analysis of official documents related to education policies for the school and on field research in two municipal schools in the city of Goiânia, where observations of the routine of these schools took place as well as interviews with head teachers, deputy head teachers and teachers. The results confirm the hypothesis that one of the strongest explanations for the low pupil s performance in the standard examinations is precisely in the fact that the education policies as based on the results, hold the teachers accountable for the unsatisfactory pupil s performance, and release them from the internal factors that interfere in the pupil s learning. It also confirms some authors position that in opposition to those policies, recommend not to lose from sight the organisational conditions, the curriculum, the pedagogical practices, teaching methods and so on, when analysing the success or failure conditions, which are real and concrete conditions that produce the learning and development of the pupils.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:44:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LYDIA GODOY MILANO.pdf: 1048084 bytes, checksum: 445fc67e69f7144603a3ee67e2bdccfe (MD5) Previous issue date: 2012-09-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3389/LYDIA%20GODOY%20MILANO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectQualidade de ensinopor
dc.subjectDesempenho escolarpor
dc.subjectAvaliação escolarpor
dc.subjectEducation policieseng
dc.subjectTeaching qualityeng
dc.subjectSchool performanceeng
dc.subjectSchool evaluationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas educacionais, avaliação e desempenho escolar: a rede municipal de educação de Goiâniapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LYDIA GODOY MILANO.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.