Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/690
Tipo do documento: Tese
Título: O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E A APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL.
Título(s) alternativo(s): THE DEVELOPMENTAL TEACHING AND LEARNING VOLLEYBALL.
Autor: Miranda, Made Júnior 
Primeiro orientador: Libâneo, José Carlos
Primeiro membro da banca: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Segundo membro da banca: Medeiros, Mara Barbosa de
Terceiro membro da banca: Baptista, Tadeu João Ribeiro
Quarto membro da banca: Taffarel, Celi Nelza Zulke
Resumo: Esta tese faz uma investigação de metodologias de ensino aplicadas a práticas desportivas de iniciação ao aprendizado de voleibol. O problema formulado quer saber se o voleibol pode ser ensinado e avaliado com base no ensino desenvolvimental proporcionando ações mentais importantes para o desenvolvimento do jogo e para a vida dos alunos. O objetivo geral da investigação foi a aplicação dos pressupostos da teoria do ensino desenvolvimental na aprendizagem esportiva, em particular a possibilidade da auto-avaliação dinâmica no voleibol. A metodologia utilizada buscou a aplicação dos pressupostos da teoria do ensino desenvolvimental de Vasili V. Davídov (1930 1998), da teoria históricocultural de Lev Vygotsky (1896 1934) e da teoria da atividade de Alexei Leontiev (1903 1979) em atividades de iniciação ao voleibol para 22 estudantes com idades de 12 e 13 anos, matriculados numa escola pública estadual da cidade de Trindade (GO), por meio de um experimento didático formativo. A pesquisa consistiu na adoção de uma metodologia de auto-avaliação dinâmica, por parte dos alunos, como instrumento potencialmente formativo, ao associar o desempenho na execução de gestos técnicos do voleibol ao desenvolvimento de ações mentais por meio da formação de conceitos. A referida metodologia fundamentou-se no fato de que para a teoria de Davídov a apropriação da experiência humana social e historicamente desenvolvida, por meio da formação de conceitos de um determinado campo de conhecimento e da participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, possibilita mudanças qualitativas nos alunos, reorganizando e enriquecendo sua atividade própria. Desse modo, buscou-se verificar, ao longo do experimento, o desenvolvimento dos alunos na apropriação, formação e generalização de conceitos, como base para a formação de ações mentais; a atuação dos procedimentos de auto-avaliação dinâmica no desenvolvimento ou reorganização de ações mentais; e, por fim, a análise das alterações nos conhecimentos e habilidades dos alunos na execução de gestos técnicos do voleibol. A análise dos dados mostrou que o ensino esportivo do voleibol pode ser desenvolvido pelos pressupostos da teoria do ensino desenvolvimental e que os procedimentos autoavaliativos dinâmicos constituem um processo potencialmente formativo das capacidades próprias de raciocínio e de desempenho de habilidades motoras dos alunos. Constatou-se, também, que a atuação dos motivos de professores e alunos na atividade de aprendizagem bem como dos fatores socioculturais envolvidos na situação de aprendizagem, exercem influência significativa nos resultados.
Palavras-chave: Ensino desenvolvimental
Educação esportiva
Aprendizagem de voleibol
Ensino de voleibol
Metodologia do Ensino de Educação Física
Developmental Education
Sport Education
Learning Volleyball
Volleyball Teaching
Methodology of Teaching Physical Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Educação
Citação: MIRANDA, Made Júnior. THE DEVELOPMENTAL TEACHING AND LEARNING VOLLEYBALL.. 2013. 249 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/690
Data de defesa: 9-Abr-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MADE JUNIOR MIRANDA.pdf3,68 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.