Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/691
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Daniel Aldo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2384441040821287por
dc.contributor.advisor1Ternes, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9por
dc.contributor.referee1Assumpção, Albertina Vicentini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767054E6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee2Carvalho, Maria Luiza Ferreira Laboissière de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5786758414157909por
dc.contributor.referee3Ferreira, Alice Maria de Araújo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9748926083860842por
dc.contributor.referee4Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792155E0por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:44:44Z-
dc.date.available2013-10-10-
dc.date.issued2013-05-17-
dc.identifier.citationSOARES, Daniel Aldo. A EDUCAÇÃO LITERÁRIA E O ESTRANHO.. 2013. 136 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/691-
dc.description.resumoA partir da experiência em sala de aula de Ensino Médio como professor de Literatura, esta tese surge como estudo de reflexão teórica sobre o lugar do texto literário e os modos de sua abordagem pela escola. Através da leitura e análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1989, 2002 e 2006, foi possível compreender a tendência dos documentos oficiais em integrar a Literatura aos estudos de linguagem, o que desencadeou uma série de problemas e incoerências para o ensino de Literatura no Ensino Médio brasileiro. Dentre várias questões, a ausência do texto literário em sala de aula foi analisada e, por ser impensável se ensinar Literatura com esta ausência, esta tese discorre sobre duas perspectivas teóricas: uma formalista e outra fenomenológica, para se discutir a necessidade e urgência de se estudar Literatura pelo e através da leitura do texto literário dentro e fora da sala de aula. Assim, após uma introdução geral sobre o problema, apresento a ideia de estranhamento como posta pelos formalistas russos, mais precisamente por Chklovski. A escolha deste fenômeno se dá pela impossibilidade de se perceber o estranhamento literário sem a leitura do texto. Nesse sentido, a segunda parte desta tese é construída com base nos estudos de Gaston Bachelard sobre a imagem poética. Numa perspectiva fenomenológica, o filósofo mostra a urgência do confronto entre o leitor e o texto literário, num sentido de ruptura e percepção de uma transgressão que permite a criação de novas imagens ou de novas metáforas. Por essa razão, a terceira parte desta tese discute os documentos nacionais que regularizam e compõem as diretrizes do ensino de Literatura no Ensino Médio no Brasil. Os pressupostos teóricos postos nos capítulos anteriores veiculam esse debate e, por ele, defendo o ensino pelo estranhamento, no sentido de ser urgente a leitura do texto literário nas aulas de Literatura. A proposta aqui feita, certamente, não pretende trazer respostas a um problema do ensino nacional, mas possibilita abrir espaços para se discutir e se estudar, com mais veemência, o estudo do texto literário.por
dc.description.abstractThis thesis emerges as the study of a theoretical reflection on the place of the literary text and the ways of its approach by Brazilian school system, from the experience I had in High School as a teacher of Literature. By reading and analyzing the Parâmetros Curriculares Nacionais (1989, 2002 and 2006), it was possible to understand the trend of these official documents to integrate Literature to Language studies, which triggered a series of problems and inconsistencies in the teaching of literature. Among these issues, the absence of literary texts in the classroom was analyzed, and because it is unthinkable to teach Literature with this absence, this thesis discusses two theoretical perspectives: a formalist and a phenomenological. These led us to discuss the need and urgency of studying Literature by reading the literary text in and outside the classroom. So, after a general introduction about the problem, I present the idea of estranhamento as placed by the Russian formalists, more precisely by Chklovski. The choice of this phenomenon is because we have to consider the impossibility of one noticing the literary estranhamento without reading a text. Accordingly, the second part of this thesis is built, however, based on studies of the poetic images by Gaston Bachelard. Through a phenomenological perspective, the philosopher shows the urgency of the confrontation between reader and literary text, as a sense of ruptura and perception of a transgression, that allows one to create new images or new metaphors. Therefore, the third part of this thesis discusses the National Documents that regulate and compose the guidelines of teaching Literature in Brazilian High Schools. The theoretical positions used in the previous chapters convey this debate, and for it, I stand for the idea of teaching Literature through estranhamento , because it is urgent to bring back the practice of reading literary texts during the classes of Literature. The proposal made here certainly do not want to bring answers to a problem of national education, but it opens spaces for discussing and studying, more vehemently, the study of literary texts.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:44:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANIEL ALDO SOARES.pdf: 2290957 bytes, checksum: 304ac6a1e36d1fb0985d7470b55f6267 (MD5) Previous issue date: 2013-05-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3281/DANIEL%20ALDO%20SOARES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjecttexto literáriopor
dc.subjectestranhamentopor
dc.subjectrupturapor
dc.subjecttransgressãopor
dc.subjectensinopor
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectliterary texteng
dc.subjectestranhamentoeng
dc.subjectrupturaeng
dc.subjecttransgressãoeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA EDUCAÇÃO LITERÁRIA E O ESTRANHO.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL ALDO SOARES.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.