Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorElias, Gizele Geralda Parreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737245Z7por
dc.contributor.advisor1Roure, Glacy Queirós de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1por
dc.contributor.referee1Holanda, Adriano Furtado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727320U8por
dc.contributor.referee2Ternes, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9por
dc.contributor.referee3Silva, Carlos Cardoso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6544068576312225por
dc.contributor.referee4Fernandes, Marcos Aurélio-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5481070831430679por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:44:44Z-
dc.date.available2013-10-16-
dc.date.issued2010-09-10-
dc.identifier.citationELIAS, Gizele Geralda Parreira. O SENTIDO DA EDUCAÇÃO EM MARTIN BUBER.. 2010. 178 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/692-
dc.description.resumoO Sentido da Educação em Martin Buber contempla a necessidade de a relação professoraluno na escola atual ir além do campo pedagógico adentrando o campo dialógico, vislumbrando a transformação das salas de aula em pequenas comunidades que ascenderão para uma comunidade maior: a comunidade supra-social. Tal fenômeno poderá ser efetivado por meio do diálogo, que encerra em si os principais elementos do inter-humano: a autenticidade, a presença, a abertura e a conversação genuína. Estes aspectos são constituidores da filosofia dialógica de Buber que trás, em sua essência, uma considerável preocupação com a esfera humana das relações, esfacelada pela coisificação do homem na modernidade. O filósofo do encontro concebe o homem como um ser inerentemente relacional; dentro dessa perspectiva, a atualização da sua existência é efetivada por meio de duas palavras-princípio que traduzem duas formas de o homem se colocar frente ao mundo e frente ao seu semelhante. Na palavra-princípio Eu-Tu o homem entra em relação; na palavra-princípio Eu-Isso ele experimenta o outro ou o mundo em que está. Segundo Buber, não há o predomínio de uma das palavras, visto que ambas são necessárias para a consumação da existência humana. Entretanto, na modernidade, balizada pelo crescente capitalismo industrial, o homem tem objetivado cada vez mais a relações com seu semelhante, ocasionando o distanciamento e a consequente solidão. Para Buber, o homem vivencia um verdadeiro processo de desumanização. Judeu fiel ao hassidismo Martin Buber retira dessa doutrina os elementos para grande parte de suas reflexões. Dessa forma, a relação Eu-Tu é a abertura para a relação com o Tu eterno Deus. De acordo com este pensador a cada orla do Tu o homem vislumbra o Tu eterno. Ideia esta que concebe a existência humana em conexão com o absoluto. Quanto mais o homem se afasta do seu semelhante, mais ele se afasta do Tu eterno, necessitando do reencontro com o outro e, em consequência com o divino, para resgatar sua humanidade. Buber não concebe Deus somente como um princípio nem como uma ideia, mas também como Pessoa que entra numa relação imediata com os homens através de atos criadores, reveladores e libertadores . Assim exposto, na reflexão buberiana a modernidade se caracteriza fundamentalmente, pelo eclipse de Deus, contudo o Tu eterno não desapareceu definitivamente, apenas está oculto em função da objetivação excessiva a que o homem tem sido sucumbido. Na realidade em que se encontra o homem somente poderá ser resgatado por intermédio da conversão, ou por intermédio da formação do caráter. O caráter é o objeto da educação, a função educadora é a formação do caráter e o sentido da educação é a vida na comunidade. Nessa visão, o professor assume um lugar significativamente importante, o de influenciar com sua palavra e com suas ações genuinamente dialógicas, a formação dos caracteres que irão constituir a nova comunidade, cuja finalidade é a verdadeira Vida. A vida na comunidade é maneira pela qual os homens poderão edificar a legítima relação inter-humana isenta de quaisquer interesses que não sejam uma vida vivida comunitariamente.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:44:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GIZELE GERALDA PARREIRA.pdf: 2379002 bytes, checksum: 01d0be94eb3ac5a05d7a77c4abfeeca6 (MD5) Previous issue date: 2010-09-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3399/GIZELE%20GERALDA%20PARREIRA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProfessor-alunopor
dc.subjectInter-humanopor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectDialogueeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeacher-studenteng
dc.subjectInter-humaneng
dc.subjectCommunityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO SENTIDO DA EDUCAÇÃO EM MARTIN BUBER.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIZELE GERALDA PARREIRA.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.