Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/702
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Valdivina Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4825111570999096 | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Veleida Anahi da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2177713463189438 | por |
dc.contributor.referee2 | Cedro, Wellington Lima | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1123884255260078 | por |
dc.contributor.referee3 | Libâneo, José Carlos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9 | por |
dc.contributor.referee4 | Zanata, Beatriz Aparecida | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6652789366090984 | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-27T13:44:49Z | - |
dc.date.available | 2013-12-17 | - |
dc.date.issued | 2013-09-10 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Valdivina Alves. A FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS: COMO PROFESSORES PENSAM E ATUAM COM CONCEITOS.. 2013. 156 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/702 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa parte de uma compreensão ancorada na fundamentação teórica históricocultural, segundo a qual a escola é o lugar privilegiado da formação de conceitos científicos pelos estudantes, sendo esta a forma de aprendizagem que melhor contribui para o seu desenvolvimento como ser humano integral. O problema central que se buscou esclarecer foi o que o professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pensa acerca da formação de conceitos matemáticos pelos alunos e, em particular, do conceito de quantidade. Para tanto abordou-se a formação de conceitos, particularmente do conceito matemático de quantidade, com interesse teórico e prático voltado ao professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino que apresenta muitas insuficiências no ensino e na aprendizagem de matemática, expressas principalmente pelo baixo desempenho da maioria dos alunos nas várias avaliações escolares internas e externas. Pressupondo-se que um dos fatores que contribui para este problema está ligado à prática de ensino do professor e seu conhecimento sobre a formação de conceitos, as questões que se buscou esclarecer foram: que entendimento expressa o professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da formação de conceitos pelo aluno? E sobre o conceito de quantidade? Como essa compreensão influencia a sua prática pedagógica? Utilizando-se do referencial teórico da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria do Ensino Desenvolvimental, a pesquisa teve como objetivos: analisar que entendimento os professores expressam sobre o processo de formação de conceitos pelos alunos e sobre o conceito matemático de quantidade ; analisar as relações entre as concepções expressas e a forma como os professores organizam e atuam no ensino; identificar os fatores do contexto escolar que influenciam no ensino e aprendizagem dos alunos. Para investigar o problema foram realizadas duas etapas envolvendo pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica abrangeu o período de 2002 a 2012, com foco na formação de conceitos matemáticos. A pesquisa de campo envolveu sete escolas municipais da zona urbana de Goiânia, tendo como sujeitos professores efetivos dos anos iniciais que se encontravam ensinando matemática. A coleta de dados incluiu entrevistas com os sujeitos e observações das aulas de matemática. Na análise dos dados foram adotadas as orientações de Bogdan & Biklen (1994) para a categorização e sistematização dos dados, delineando-se às seguintes categorias: o ensino para a formação de conceitos; o ensino do conceito de quantidade; a formação de conceitos e o conceito de quantidade: entendimento dos professores; concepção teórico-pedagógica dos professores; fatores que influenciam no ensino e aprendizagem da matemática. Os resultados obtidos revelam que: há um entendimento do processo de formação de conceitos intimamente relacionado à materialização da prática do professor; as ações de ensino permanecem voltadas ao conhecimento empírico; o ensino do conceito de quantidade como o conceito nuclear da matemática está ausente do entendimento do professor. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-27T13:44:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VALDIVINA ALVES FERREIRA.pdf: 1981827 bytes, checksum: b7eeb898b04c3075b7528e4391a095c5 (MD5) Previous issue date: 2013-09-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://localhost:8080/tede/retrieve/3443/VALDIVINA%20ALVES%20FERREIRA.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | por |
dc.publisher.program | Stricto Sensu - Doutorado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino desenvolvimental | por |
dc.subject | Formação de conceitos | por |
dc.subject | Ensino de matemática | por |
dc.subject | Didática | por |
dc.subject | developmental education | eng |
dc.subject | training concepts | eng |
dc.subject | concept of quantity | eng |
dc.subject | Teaching Math | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS: COMO PROFESSORES PENSAM E ATUAM COM CONCEITOS. | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VALDIVINA ALVES FERREIRA.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.