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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Valdivina Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4825111570999096por
dc.contributor.advisor1Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5por
dc.contributor.referee1Silva, Veleida Anahi da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2177713463189438por
dc.contributor.referee2Cedro, Wellington Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1123884255260078por
dc.contributor.referee3Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9por
dc.contributor.referee4Zanata, Beatriz Aparecida-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:44:49Z-
dc.date.available2013-12-17-
dc.date.issued2013-09-10-
dc.identifier.citationFERREIRA, Valdivina Alves. A FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS: COMO PROFESSORES PENSAM E ATUAM COM CONCEITOS.. 2013. 156 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/702-
dc.description.resumoEsta pesquisa parte de uma compreensão ancorada na fundamentação teórica históricocultural, segundo a qual a escola é o lugar privilegiado da formação de conceitos científicos pelos estudantes, sendo esta a forma de aprendizagem que melhor contribui para o seu desenvolvimento como ser humano integral. O problema central que se buscou esclarecer foi o que o professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pensa acerca da formação de conceitos matemáticos pelos alunos e, em particular, do conceito de quantidade. Para tanto abordou-se a formação de conceitos, particularmente do conceito matemático de quantidade, com interesse teórico e prático voltado ao professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino que apresenta muitas insuficiências no ensino e na aprendizagem de matemática, expressas principalmente pelo baixo desempenho da maioria dos alunos nas várias avaliações escolares internas e externas. Pressupondo-se que um dos fatores que contribui para este problema está ligado à prática de ensino do professor e seu conhecimento sobre a formação de conceitos, as questões que se buscou esclarecer foram: que entendimento expressa o professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca da formação de conceitos pelo aluno? E sobre o conceito de quantidade? Como essa compreensão influencia a sua prática pedagógica? Utilizando-se do referencial teórico da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria do Ensino Desenvolvimental, a pesquisa teve como objetivos: analisar que entendimento os professores expressam sobre o processo de formação de conceitos pelos alunos e sobre o conceito matemático de quantidade ; analisar as relações entre as concepções expressas e a forma como os professores organizam e atuam no ensino; identificar os fatores do contexto escolar que influenciam no ensino e aprendizagem dos alunos. Para investigar o problema foram realizadas duas etapas envolvendo pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica abrangeu o período de 2002 a 2012, com foco na formação de conceitos matemáticos. A pesquisa de campo envolveu sete escolas municipais da zona urbana de Goiânia, tendo como sujeitos professores efetivos dos anos iniciais que se encontravam ensinando matemática. A coleta de dados incluiu entrevistas com os sujeitos e observações das aulas de matemática. Na análise dos dados foram adotadas as orientações de Bogdan & Biklen (1994) para a categorização e sistematização dos dados, delineando-se às seguintes categorias: o ensino para a formação de conceitos; o ensino do conceito de quantidade; a formação de conceitos e o conceito de quantidade: entendimento dos professores; concepção teórico-pedagógica dos professores; fatores que influenciam no ensino e aprendizagem da matemática. Os resultados obtidos revelam que: há um entendimento do processo de formação de conceitos intimamente relacionado à materialização da prática do professor; as ações de ensino permanecem voltadas ao conhecimento empírico; o ensino do conceito de quantidade como o conceito nuclear da matemática está ausente do entendimento do professor.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:44:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VALDIVINA ALVES FERREIRA.pdf: 1981827 bytes, checksum: b7eeb898b04c3075b7528e4391a095c5 (MD5) Previous issue date: 2013-09-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3443/VALDIVINA%20ALVES%20FERREIRA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino desenvolvimentalpor
dc.subjectFormação de conceitospor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectdevelopmental educationeng
dc.subjecttraining conceptseng
dc.subjectconcept of quantityeng
dc.subjectTeaching Matheng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS: COMO PROFESSORES PENSAM E ATUAM COM CONCEITOS.por
dc.typeTesepor
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