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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Cláudia Valente-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694por
dc.contributor.advisor1Baldino, José Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvpor
dc.contributor.referee1Queiroz, Edna Mendonça Oliveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7615779096669181por
dc.contributor.referee2Queiroz, Joao Batista Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7921054040109912por
dc.contributor.referee3Duarte, Aldimar Jacinto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046por
dc.contributor.referee4Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:44:55Z-
dc.date.available2015-01-26-
dc.date.issued2014-09-05-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Cláudia Valente. EDUCAÇÃO SUPERIOR, POLÍTICA DE COTAS E JOVENS: DAS ESTRATÉGIAS DE ACESSO ÀS PERSPECTIVAS DE FUTURO.. 2014. 215 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/717-
dc.description.resumoEsta tese de doutorado tem como objetivo principal compreender as estratégias de acesso e permanência de jovens beneficiários das políticas de cotas, bem como suas redes de sociabilidade, os sentidos a elas atribuídos e suas perspectivas de futuro. As políticas de cotas, como uma das formas de política de ação afirmativa, reivindicadas pelo Movimento Negro, foram implementadas em algumas universidades públicas estaduais em 2002 e tornaram-se lei em 2012. A adoção dessa política tem possibilitado o acesso de grupos historicamente excluídos do ensino superior, como os negros, indígenas e estudantes de escola pública. Como procedimento metodológico, foram aplicados questionários e realização de entrevista com dez jovens dos cinco cursos de alta seletividade na Universidade Estadual de Goiás e na Universidade Federal de Goiás. As entrevistas e os questionários possibilitaram uma análise da origem social, da trajetória de vida e da construção de redes de sociabilidade dos jovens. Os resultados apontam que, para obterem acesso à universidade, os jovens construíram novas redes sociais, tiveram pequenos investimentos escolares por parte das famílias, apreenderam o sentido prático do vestibular e aumentaram o capital escolar e informacional por meio de cursinhos. Quanto à permanência material e simbólica, foram identificados quatro tipos de estratégias utilizadas: estratégia de desempenho acadêmico, de enfrentamento, de polarização (SANTOS, 2009) e de asserção. Também se pesquisaram os sentidos que atribuem ao sistema de cotas e ao termo cotista. Para os jovens, o sistema de cotas significa uma possibilidade de entrada na universidade mais rápido e ser cotista é uma atribuição positiva. Quanto às perspectivas de futuro, os jovens apresentam três tendências: uma voltada para a docência universitária, uma incerteza quanto à entrada no mercado de trabalho e uma mudança do cursus acadêmico. O estudo possibilitou apreender como os jovens vivenciam sua condição de estudante de cotas e como constroem sua permanência e suas perspectivas de futuro baseados na trajetória acadêmica e nas condições materiais de existência. Evidenciou-se, também, que a permanência nos cursos de alta demanda é mais de caráter individual que coletivo ou institucional.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:44:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLAUDIA VALENTE CAVALCANTE.pdf: 2240567 bytes, checksum: 1115a1b2e1687f3d24ec12b840d035c4 (MD5) Previous issue date: 2014-09-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3463/CLAUDIA%20VALENTE%20CAVALCANTE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectPolítica de Cotaspor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectUEGpor
dc.subjectUFGpor
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectQuota Policyeng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectUEGeng
dc.subjectUFGeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEDUCAÇÃO SUPERIOR, POLÍTICA DE COTAS E JOVENS: DAS ESTRATÉGIAS DE ACESSO ÀS PERSPECTIVAS DE FUTURO.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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