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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Cavalcante, Cláudia Valente | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2596699122693694 | por |
dc.contributor.advisor1 | Baldino, José Maria | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv | por |
dc.contributor.referee1 | Queiroz, Edna Mendonça Oliveira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7615779096669181 | por |
dc.contributor.referee2 | Queiroz, Joao Batista Pereira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7921054040109912 | por |
dc.contributor.referee3 | Duarte, Aldimar Jacinto | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8154824077202046 | por |
dc.contributor.referee4 | Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5736362178244406 | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-27T13:44:55Z | - |
dc.date.available | 2015-01-26 | - |
dc.date.issued | 2014-09-05 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Cláudia Valente. EDUCAÇÃO SUPERIOR, POLÍTICA DE COTAS E JOVENS: DAS ESTRATÉGIAS DE ACESSO ÀS PERSPECTIVAS DE FUTURO.. 2014. 215 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/717 | - |
dc.description.resumo | Esta tese de doutorado tem como objetivo principal compreender as estratégias de acesso e permanência de jovens beneficiários das políticas de cotas, bem como suas redes de sociabilidade, os sentidos a elas atribuídos e suas perspectivas de futuro. As políticas de cotas, como uma das formas de política de ação afirmativa, reivindicadas pelo Movimento Negro, foram implementadas em algumas universidades públicas estaduais em 2002 e tornaram-se lei em 2012. A adoção dessa política tem possibilitado o acesso de grupos historicamente excluídos do ensino superior, como os negros, indígenas e estudantes de escola pública. Como procedimento metodológico, foram aplicados questionários e realização de entrevista com dez jovens dos cinco cursos de alta seletividade na Universidade Estadual de Goiás e na Universidade Federal de Goiás. As entrevistas e os questionários possibilitaram uma análise da origem social, da trajetória de vida e da construção de redes de sociabilidade dos jovens. Os resultados apontam que, para obterem acesso à universidade, os jovens construíram novas redes sociais, tiveram pequenos investimentos escolares por parte das famílias, apreenderam o sentido prático do vestibular e aumentaram o capital escolar e informacional por meio de cursinhos. Quanto à permanência material e simbólica, foram identificados quatro tipos de estratégias utilizadas: estratégia de desempenho acadêmico, de enfrentamento, de polarização (SANTOS, 2009) e de asserção. Também se pesquisaram os sentidos que atribuem ao sistema de cotas e ao termo cotista. Para os jovens, o sistema de cotas significa uma possibilidade de entrada na universidade mais rápido e ser cotista é uma atribuição positiva. Quanto às perspectivas de futuro, os jovens apresentam três tendências: uma voltada para a docência universitária, uma incerteza quanto à entrada no mercado de trabalho e uma mudança do cursus acadêmico. O estudo possibilitou apreender como os jovens vivenciam sua condição de estudante de cotas e como constroem sua permanência e suas perspectivas de futuro baseados na trajetória acadêmica e nas condições materiais de existência. Evidenciou-se, também, que a permanência nos cursos de alta demanda é mais de caráter individual que coletivo ou institucional. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-27T13:44:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLAUDIA VALENTE CAVALCANTE.pdf: 2240567 bytes, checksum: 1115a1b2e1687f3d24ec12b840d035c4 (MD5) Previous issue date: 2014-09-05 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
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dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | por |
dc.publisher.program | Stricto Sensu - Doutorado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Superior | por |
dc.subject | Política de Cotas | por |
dc.subject | Jovens | por |
dc.subject | UEG | por |
dc.subject | UFG | por |
dc.subject | Higher Education | eng |
dc.subject | Quota Policy | eng |
dc.subject | Youth | eng |
dc.subject | UEG | eng |
dc.subject | UFG | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | EDUCAÇÃO SUPERIOR, POLÍTICA DE COTAS E JOVENS: DAS ESTRATÉGIAS DE ACESSO ÀS PERSPECTIVAS DE FUTURO. | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CLAUDIA VALENTE CAVALCANTE.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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