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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/724
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O SABER DAS PARTEIRAS: UMA ARQUEOLOGIA NO ALTO PURUS |
Autor: | Araújo, Adelmar Santos de |
Primeiro orientador: | Roure, Glacy Queirós de |
Primeiro membro da banca: | Salomon, Marlon Jeison |
Segundo membro da banca: | Ternes, José |
Terceiro membro da banca: | Almeida, Fábio Ferreira de |
Quarto membro da banca: | Sugizaki, Eduardo |
Resumo: | A presente tese de doutoramento intitulada O saber das parteiras: uma arqueologia no Alto Purus é resultado de uma pesquisa empreendida junto à Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PPGE-PUC-G. Buscou-se nessa pesquisa investigar qual o saber das parteiras do Alto Purus, no município de Santa Rosa do Purus- AC, e quais as condições de possibilidade desse saber. Trata-se de um trabalho de cunho teórico mesclado à análise de documentos oficiais e não oficiais. Para tanto, discutiu-se o saber a partir de um percurso de leitura entre a história e a filosofia, objetivando compreender as influências da epistemologia francesa na arqueologia do saber (seu deslocamento) de Michel Foucault. Utilizou-se de documentos de órgãos públicos de saúde e educação bem como de relatos orais dos (as) ribeirinho (as) da região do Alto Purus. Estudou-se a questão das parteiras com breves incursões na história das parteiras europeias e brasileiras, para em seguida lançar mão de imagens (tanto iconográficas quanto simbólicas) das parteiras altopuruenses. E ao se analisar as condições de possibilidades do saber das parteiras no Alto Purus, contatou-se que embora sendo o saber das parteiras altopuruenses algo predominantemente oral e empírico, mesclado com extratos da medicina moderna, trata-se de um acontecimento da ordem dos saberes, que não se enquadra na ordem do olhar científico, nem do epistemológico, e, que, portanto, o conceito de saber das parteiras deve ser inventado, se quiser, reinventado. |
Abstract: | This doctoral thesis entitled "Knowledge of midwives: an archeology in the Alto Purus" is the result of a survey undertaken by the Research Field: Education, Society and the Graduate Program in Culture Education at the Catholic University of Goiás, PPGEPUC - GO. This research sought to investigate what knowledge of midwives of Alto Purus, in the municipality of Santa Rosa do Purus-AC, and the conditions of possibility of this knowledge. This is a theoretical nature of work mixed with the analysis of official and unofficial documents. Therefore, discussed the know from a path of reading between history and philosophy, aiming to understand the influences of French epistemology in Archaeology of Knowledge (its displacement) of Michel Foucault. It was used by public health agencies and education documents and oral reports of (the) river (the) from the Alto Purus region. He studied the issue of midwives with brief forays into the history of European and Brazilian midwives, to then make use of images (both iconographic and symbolic) of altopuruenses midwives. And when analyzing the conditions of possibility of knowledge of midwives in Alto Purus, if contacted that although being the knowledge of midwives altopuruenses something predominantly oral and empirical, mixed with extracts of modern medicine, it is an event of the knowledge order which does not fit the order of the scientific view, or the epistemological, and that, therefore, the concept of knowledge of midwives must be invented, if you like, reinvented. |
Palavras-chave: | saber das parteiras Alto Purus arqueologia know of midwives Alto Purus archaeology |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Stricto Sensu - Doutorado em Educação |
Citação: | ARAÚJO, Adelmar Santos de. O SABER DAS PARTEIRAS: UMA ARQUEOLOGIA NO ALTO PURUS. 2015. 136 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/724 |
Data de defesa: | 16-Jun-2015 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação |
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