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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/742
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A Idade do Livro e o Silêncio da Biblioteca |
Autor: | Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Ternes, José |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Fábio Ferreira de |
Segundo membro da banca: | Nepomuceno, Maria de Araújo |
Terceiro membro da banca: | Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes |
Quarto membro da banca: | Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as concepções e as funções da biblioteca ao longo do tempo e verificar como a produção de verdades atua no campo da educação, evidenciando que a biblioteca, como produto social, também se encontra permeada por relações de poder e ainda, compreender a dimensão poética do conhecer. Apresenta a constituição das bibliotecas, dos saberes, das verdades, em diferentes épocas: na Renascença, na Antiguidade, na Idade Clássica e na Modernidade. Para não correr o risco de se perder no tempo e pelo esquecimento, apresentam-se em diferentes momentos históricos, suportes para abrigar e conservar os ditos, que foram escritos em: barro, pedra, metal, madeira, pele, papiro, pergaminho, papel e virtual. Buscou também analisar o funcionamento da escola diante da sociedade politicamente passiva (panótica), para o qual Foucault instiga ao intelectual (educadora e educador) a resistir às verdades prescritas, pois elas têm prazo de validade. E por meio da linguagem, dar voz à biblioteca que durante muito tempo foi e ainda é renegada ao silêncio, biblioteca esta que é o espaço do conhecimento científico e poético (vertente quase silenciada pelas teorias aplicadas no âmbito escolar). A biblioteca como possibilidade de descoberta tem sido um lugar sem vida. Ao interrogar se as bibliotecas, especialmente as bibliotecas públicas, contribuem para a formação de leitores e leitoras o presente estudo trouxe à tona, uma afirmativa desanimadora, ou melhor, uma negativa. Como num tripé, o suporte teórico, veio principalmente das obras de Bachelard, de Chartier e de Foucault. |
Abstract: | This study aimed to analyze the concepts and the functions of the library over time and to verify how the production of truths operates in the field of education, showing that the library, as a social product, is also pervaded by power relations and, to understand the poetic dimension of knowing. It presents the formation of the libraries, of the knowledge, of the truths, at different times: in the Renaissance, in the antiquity, in the Classical Era and in the Modernity. To avoid the risk of being lost in time and by the forgetfulness, brackets to house and preserve the sayings that were written in clay, stone, metal, wood, leather, papyrus, parchment, paper and virtual are presented in different historical period. It is also examined the functioning of the school towards politically passive society (panoptic), for which Foucault instigates the intellectual (the educator) to resist the prescribed truths because they have expiration dates. And through language, it gives voice to the library that has long been and is still denied to silence. The library is the space of scientific and poetic knowledge (slope almost silenced by the theories applied in the school). The library as a possibility of discovery has been a place devoid of life. When it is asked whether the libraries, especially the public ones, contribute to the formation of male and female readers, this study brought to light, a discouraged affirmative, alias, a negative. Like in a tripod, the theoretical support came primarily from the works of Bachelard, Chartier and Foucault. |
Palavras-chave: | biblioteca leitura conhecimento verdades silêncio devaneio library reading knowledge truths silence reverie |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | CHAGAS, Flomar Ambrosina Oliveira. A Idade do Livro e o Silêncio da Biblioteca. 2010. 253 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/742 |
Data de defesa: | 9-Set-2010 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FLOMAR AMBROSINA OLIVEIRA CHAGAS.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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