Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/881
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM CALDAS NOVAS (GO): um debate sobre a educação inclusiva e a espiritualidade como agente motivador no processo de ensino-aprendizagem.
Título(s) alternativo(s): INRELIGIOUS EDUCATION YOUTH AND ADULT (EJA) Caldas Novas (GO): a debate on inclusive education end spirituality as motivator in teaching-aprendizagem.
Autor: Araújo, Dalva Aparecida Lira de 
Primeiro orientador: Quadros, Eduardo Gusmão de
Primeiro membro da banca: Cezne, Irene Dias de Oliveira
Segundo membro da banca: Santos, Cristiano Alexandre dos
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo abordar a legislação da inclusão em Goiás, onde a cidade de Caldas Novas demonstra uma aplicabilidade satisfatória na Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecendo oportunidades às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidade/superdotação e mobilidade reduzida a frequentarem escola do ensino regular de acordo com suas limitações. As escolas que oferecem a inserção do aluno com deficiência se preocuparam em adaptar o espaço físico e os conteúdos programáticos para não haver prejuízo moral, afetivo, religioso, espiritual e intelectual. É importante lembrar que a EJA é uma inclusão por si só, onde têm adolescentes, jovens, adultos e terceira idade, ministrando aulas mais lentas por conta daqueles que apresentam a falta de coordenação motora fina comprometida ao cansaço físico e mental. O segundo capítulo tem como tema os pontos positivos e negativos do ensino religioso na cidade de Caldas Novas-GO, observados no programa EJA. Ao analisar os conteúdos programáticos da matriz curricular para o primeiro e segundo seguimento pode-se notar a repetição dos mesmos, entre um período e outro, tornando cansativo assistir as aulas previstas. Porém esse trabalho traz como proposta uma metodologia reflexiva que aborda a espiritualidade como ferramenta motivadora da aprendizagem, trazendo para sala de aula, aulas mais atrativas com capacidade de trocas entre professores e alunos. Por fim, o terceiro capítulo aborda de forma sucinta a espiritualidade num contexto mais amplo, pois as aulas de ensino religioso podem ser trabalhadas de forma interdisciplinar e transdisciplinar usando aplicativos/recursos que promovam um aprendizado sistematizado que venha de encontro às dificuldades apresentadas em sala, dessa forma, o texto demonstra aos professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos, uma proposta que venha superar as aulas de ensino religioso tradicional, dando abertura para os alunos pensarem e questionarem os temas propostos. A espiritualidade evidencia para o homem uma transformação construída a partir dos seus próprios conhecimentos, partindo do princípio em que a religião dita regras limitando o indivíduo ir além. A espiritualidade promove o sujeito a transcender as suas expectativas mostrando para o aluno que ele é único e especifico, com direito de escolher sua religião sem agredir a crença do outro.
Palavras-chave: Espiritualidade
Religião
Educação
Inclusão
Spirituality
Religion
Education
Inclusion
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Ciências da Religião
Citação: ARAÚJO, Dalva Aparecida Lira de. INRELIGIOUS EDUCATION YOUTH AND ADULT (EJA) Caldas Novas (GO): a debate on inclusive education end spirituality as motivator in teaching-aprendizagem.. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/881
Data de defesa: 7-Fev-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DALVA APARECIDA LIRA DE ARAUJO.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.