Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchütz, Edslene Dias Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3487805707929960por
dc.contributor.advisor1Peixoto, Joana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576por
dc.contributor.referee1Toschi, Mirza Seabra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6665148469537613por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:52:22Z-
dc.date.available2015-02-05-
dc.date.issued2010-12-16-
dc.identifier.citationSCHÜTZ, Edslene Dias Pereira. A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1030-
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação foi identificar se os alunos do curso de Licenciatura em Física à Distância do Consórcio Setentrional UFG-UEG-UCG (LICFIS) são estimulados para o desenvolvimento de habilidades e de atitudes necessárias à aprendizagem autônoma. No primeiro capítulo são apresentados um breve histórico e os modelos de Educação à Distância (EAD), destacando o papel da autonomia neste tipo de ensino-aprendizagem. Estes temas são abordados à luz de Almeida (2003), Belloni (2002), Maia e Mattar (2007), Moore e Kearsley (2008), Peters (2004, 2006), Pretto (2001, 2002, 2003, 2008), Pretto e Picanço (2005), Santos (2005) e Silva (2000, 2003). O segundo capítulo discute a autonomia do aluno na EAD e se as TIC podem favorecer o desenvolvimento desta autonomia. O terceiro capítulo apresenta a pesquisa empírica, de tipo exploratória que consistiu basicamente na observação do ambiente virtual da disciplina Psicologia da Educação ministrada no período de 2008 e 2009, para os (42) quarenta e dois alunos dos polos de Luziânia e de Quirinópolis (Goiás) do Curso de Licenciatura em Física à Distância do Consórcio Setentrional UFG-UEG-UCG. As dimensões informacional e técnica da autonomia (Preti, 2005) foram adotadas como categorias de análise. Foi também aplicado um questionário com a professora formadora e com o orientador acadêmico da referida disciplina. Os dados obtidos indicam que no curso em tela, verificam-se alguns mecanismos que estimularam o desenvolvimento da autonomia dos alunos que permaneceram no curso, mas parece, não terem impedido a evasão.por
dc.description.abstractThe objective of this thesis was to identify whether students in the Bachelor's Degree in Physics Distance Learning Consortium Northern UFG-UEG-UCG (LICFIS) are encouraged to develop skills and attitudes necessary for independent learning. In the first chapter presents a brief history and models of Distance Education (EAD), highlighting the role of autonomy in this type of teaching and learning. These topics are discussed in light of Almeida (2003), Belloni (2002), Maia and Mattar (2007), Moore and Kearsley (2008), Peters (2004, 2006) Pretto (2001, 2002, 2003, 2008) Pretto and Shrike (2005), Santos (2005) and Silva (2000, 2003). The second chapter discusses learner autonomy in distance education and ICT can foster the development of autonomy. The third chapter presents the empirical research of what was basically an exploratory observation of the virtual environment of the course "Psychology of Education" conducted between 2008 and 2009, for (42) forty-two students from the poles and Luziânia Quirinópolis (Goiás)'s Degree in Physics Distance Learning Consortium Northern UFG-UEG-SCU. The informational and technical dimensions of autonomy (Preti, 2005) were adopted as analytical categories. It was also a questionnaire with the teacher educator and the academic advisor of that discipline. Data indicate that in the course on screen, there are some mechanisms that stimulated the development of the autonomy of the students who stayed the course, but apparently not have prevented the escape.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:52:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Edslene Dias Pereira Schutz.pdf: 6454509 bytes, checksum: f4cb0e8757eeba23f6e500225593e66d (MD5) Previous issue date: 2010-12-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4106/Edslene%20Dias%20Pereira%20Schutz.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectautonomia do alunopor
dc.subjectdimensões da autonomiapor
dc.subjecteducação à distânciapor
dc.subjectstudent autonomyeng
dc.subjectdimensions of autonomyeng
dc.subjectdistanceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCGpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edslene Dias Pereira Schutz.pdf6,3 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.