Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1062
Tipo do documento: Dissertação
Título: INVENTÁRIO DE BENZEÇÕES, REZAS E NOVENAS, FOLIAS E CONGADA: educação nas manifestações culturais.
Autor: Loures, Patricia Marcelina 
Primeiro orientador: Baldino, José Maria
Primeiro membro da banca: Barrio, Juan Bernardino Marques
Segundo membro da banca: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Resumo: Este estudo está vinculado à Linha de Pesquisa, Educação Sociedade e Cultura. Propôsse inventariar determinadas manifestações culturais circunscritas no campo da religiosidade popular, na perpectiva de analisar suas práticas como mediadoras e possibilitadoras de formação humana, portanto, educação, no sentido preconizado pela LDBEN-1996. Esta noção ampliada de Educação incorporou sua realização em diferentes espaços sociais e não mais restritos ao escolar, sendo desnecessário abordá-la na dicotomia formal e informal, institucional ou não institucional. A diversidade de espaços culturais e sociais tornam-se legítimos. O lócus das manifestações analisadas, Benzeções, Rezas e Novenas, Folias e Congada, é o município de Nova Veneza- Goiás. Brasil, de colonização italiana e considerada como referência cultural significativa. Estas formas de expressão cultural encontram-se circunstanciadas nas manifestações religiosas populares que se organizam por meio de um calendário festivo cristão e que se repete a cada ano. A construção teórica privilegiou as contribuições de Durkheim (1977), Bourdieu (1980, 1989, 2008), Brandão (1983, 1986, 1996, 2007), Pereira e Gomes (2002), Burke (2010), Thompson (1998), Bosi (1994), dentre outros. Delineado com uma metodologia qualitativa-etnográfica, foram utilizados os procedimentos da observação não participante e participante, registros fotográficos, documentos técnicos e históricos, filmagens e entrevistas autorizadas pelos seus protagonistas. Todas as manifestações culturais inventariadas revelaram, por meio de seus rituais religiososeducativos, uma infinidade de bens simbólicos e saberes, os quais são transmitidos culturalmente pelas gerações adultas sobre as novas, tal como preconiza Durkheim em seu conceito de educação como processo socializador. Na estruturação das manifestações culturais/práticas/ritos e rituais há uma hierarquização entre aquele que detém os saberes/poderes legítimos e os demais, crianças e jovens, em especial tornamse aprendizes, processo este que ocorre sem maiores formalidades. A análise do inventário à luz das referências teóricas possibilitou-nos revelar e apreender os sentidos educativos que estas práticas transmitem. A partir de alguns indicadores foi possível comprovar que a Educação como processo de formação humana desenvolve-se nos espaços sociais das manifestações culturais definidas nos limites desta investigação.
Abstract: This study is connected to the Research Line of Education, Society and Culture. It was proposed to document some cultural events in the popular religiosity field, aiming to analyze their practices as mediators and facilitators of human formation and so the education, as predicted by LDBEN-1996. This wide notion of Education has adopted it in different social areas not only to school, being unnecessary to link them to formal and informal dichotomy, institutional or non-institutional. Cultural and social diversity have become legitimate. Because of its cultural reference Nova Veneza city, an Italian colonization site in Goias, Brazil is the locus where Consecrating, Prayers, Novenas, Congada and Folias events take place. These cultural expression ways are showed in popular religious events organized on a Christian festival calendar which happens every year. The theoretical construction used Durkheim (1977), Bourdieu (1980,1989, 2008), Brandão (1983,1986, 1996, 2007), Pereira and Gomes (2002), Burke (2010), Thompson (1998), Bosi (1994), among others as contributions. This article was designed over an ethnographic qualitative methodology, participant and non-participant observation procedures were also used, pictures, technical and historical documents, filming and interviews authorized by its protagonists as well. All cultural events showed through their religious and educational rituals a wide knowledge and symbolism in goods which are culturally transmitted from older to younger generations as Durkheim predicted in his concept of education as a socializing process. In structuring cultural / practices / rites events and rituals there is a hierarchy between the one who holds the knowledge / power and children and young people who become learners in a non-formal process. The study and the theoretical references allowed us to reveal and understand how educational meanings that these practices pass on. It was possible to prove from some indicators that education as a human formation process develops in social cultural networks events defined within this investigation limits.
Palavras-chave: Educação
Manifestações Culturais
Religiosidade
Crenças
Education
Cultural Events
Religiousness
Beliefs
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: LOURES, Patricia Marcelina. INVENTÁRIO DE BENZEÇÕES, REZAS E NOVENAS, FOLIAS E CONGADA: educação nas manifestações culturais.. 2012. 196 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1062
Data de defesa: 29-Set-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRICIA MARCELINA LOURES.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.