Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1076
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Waléria Batista da Silva Vaz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6517486234718510por
dc.contributor.advisor1Guimarães, Maria Tereza Canezin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788867A3por
dc.contributor.referee1Chaveiro, Neuma-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1345257253831999por
dc.contributor.referee2Siqueira, Romilson Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:52:48Z-
dc.date.available2013-07-08-
dc.date.issued2012-09-14-
dc.identifier.citationMENDES, Waléria Batista da Silva Vaz. CULTURA SURDA E JOVENS: DESAFIOS E IMPASSES NO ESPAÇO ESCOLAR. 2012. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1076-
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado faz parte da linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Analisa um agrupamento de onze jovens surdos do Ensino Fundamental, no espaço educativo da Escola Estadual Colemar Natal e Silva, situada no Setor Aeroporto, em Goiânia GO, buscando apreender as suas características enquanto grupo com modo de vida (habitus e estilo de vida), num movimento de afirmação de uma cultura específica a Cultura Surda. Utiliza os métodos da pesquisa qualitativa, como observação direta, entrevistas individuais e grupo de debates. O seu referencial teórico principal é constituído dos seguintes autores: Pierre Bourdieu (1998), Canezin Guimarães (2002), (2007) e (2008),Veiga-Neto (1992), (2002), Hall (1990), (1992),(2000) e (2005) e Wrigley (1996); Silva (1997) e (2003), Behares (2000), Skliar(1998), Sá (1999), (2004) e Perlin (2006-2009). Apresenta a realidade dos alunos a partir de sua classe social, espaço, condição juvenil e língua e discute os múltiplos processos de representação e marginalização que são impostos e constituem a comunidade surda, especialmente em relação à família, à escola, à autopercepção de si, aos movimentos de luta por direitos sociais e jurídicos, às redes sociais das novas tecnologias da informação, entre outros. Ênfase especial é dada à importância da Língua de Sinais nos relacionamentos, na constituição das identidades surdas, e, principalmente, na elaboração de uma Cultura Surda.por
dc.description.abstractThis dissertation is part of the research Education, Society and Culture of Post- Graduation Program Stricto Sensu in Education, of Pontificia Universidade Catolica de Goias (PUC Goiás). Analises a gathering of eleven (11) deaf youngsters, in the educational space of the school, Escola Estadual Colemar Natal e Silva, situated in Setor Aeroporto, im Goiania- Goias, seeking to apprehend their characteristiscs as groups in a lifestyle (habitus and lifestyle), in an afirmation movement of a specific culture the Deaf Culture. Using qualitative researching methods, as direct observation, individual interviews, and group debates. Its theoretical referencial is costituted of the following authors: Pierre Bourdieu (1998), Canezin Guimarães (2002), (2007) and (2008),Veiga-Neto (1992), (2002), Hall (1990), (1992),(2000) and (2005) e Wrigley (1996); Silva (1997) and (2003), Behares (2000), Skliar(1998), Sá (1999), (2004) and Perlin (2006-2009). Shows the reality of the students by their social class, space, juvenil condition and tongue, also discusses the multiple processes of representation and marginalization that are imposed and as well part of the deaf comunity, specially related to family, school, self-perception, the fight movements for social and legal rights, to the social networks for new information between others. Special emphasis is given to the importance of the Sign Language in the relationships, deaf identity constitution, and mainly, in development of a Deaf Culture.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:52:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WALERIA BATISTA DA SILVA VAZ MENDES.pdf: 576235 bytes, checksum: 54cd6cf7d42c3b4bf2d711ac78286ab9 (MD5) Previous issue date: 2012-09-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4282/WALERIA%20BATISTA%20DA%20SILVA%20VAZ%20MENDES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação de surdospor
dc.subjecthabituspor
dc.subjectCultura Surdapor
dc.subjectdeaf educationeng
dc.subjecthabituseng
dc.subjectdeaf cultureeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCULTURA SURDA E JOVENS: DESAFIOS E IMPASSES NO ESPAÇO ESCOLARpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WALERIA BATISTA DA SILVA VAZ MENDES.pdf562,73 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.