Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Kátia Regina Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5134351880387110por
dc.contributor.advisor1Peixoto, Joana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576por
dc.contributor.referee1Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5por
dc.contributor.referee2Cedro, Wellington Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1123884255260078por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:52:50Z-
dc.date.available2013-07-08-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Kátia Regina Rodrigues de. An Analysis of Mathematical Learning Content in Graduate Distance Education.. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1081-
dc.description.resumoVinculada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, o objetivo desta dissertação foi caracterizar a aprendizagem dos conteúdos da disciplina Cálculo em curso de nível superior na modalidade a distância. Nos capítulos iniciais, são apresentados a organização didático-pedagógico e os modelos pedagógicos utilizados em ambientes virtuais de aprendizagem, enfatizando as tecnologias de informação e comunicação na formação de professores a distância no Brasil. Para tanto, fundamentou-se nas obras de Alonso (2008, 2010), Belloni (1999, 2002), Sancho (2010), Toschi (2004, 2011). Quanto à organização didático-pedagógica do ensino de Cálculo em ambientes de aprendizagem no ensino superior, apresentou-se a aprendizagem de conteúdos matemáticos numa perspectiva histórico-cultural, com base nas obras de Bairral (2009), Borba (2004, 2010, 2011), Vigotski (2006, 2008) e Zulatto (2007), dentre outras. A pesquisa empírica contou com instrumentos de coleta de dados. A saber: a) dois questionários aplicados aos alunos da disciplina Cálculo I do curso de Física da Universidade Aberta do Brasil, no polo de Goianésia; e b) observação das interações e das atividades realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (a plataforma moodle) deste curso. Os dados empíricos foram analisados a partir dos conceitos de mediação e de formação de conceitos. Foi possível observar que a ausência de um ator que assuma o papel de mediador pedagógico provoca nos alunos a necessidade de momentos presenciais para acontecer a aprendizagem. Essa ausência e demais fatores de ordem didático-pedagógica se somam para que a aprendizagem de conteúdos matemáticos no ensino superior a distância se depare com obstáculos importantes para a formação de conceitos matemáticos.por
dc.description.abstractLinked to the research line Theories of Education and Pedagogical Processes, the goal of this dissertation was to characterize the learning of the content of the Calculation discipline in graduation degree course in distance mode. In the opening chapters, didactic-pedagogical and the pedagogical models used in virtual learning environments are presented, with emphasis on information and communication technologies in distance teachers‟ formation in Brazil. Thereunto, it was based on the works of Alonso (2008, 2010), Belloni (1999, 2002), Sancho (2010) and Toschi (2004, 2011). As for the pedagogical-didactic teaching Calculus in learning environments in graduate education, it was presented the learning of the mathematical contents into a cultural-historical perspective, based on the works of Bairral (2009), Borba (2004, 2010, 2011) , Vygotsky (2006, 2008) and Zulatto (2007), among others. The empirical research relied on data collection instruments, namely: a) two questionnaires administered to the Physics students in Calculus discipline I from the Open University of Brazil, from Goianésia campus; and b) observation of the interactions and activities held in Virtual Learning Environment (Moodle platform) from this course. The empirical data were analyzed based on the concepts of mediation and concept formation. It was possible to observe that the absence of an actor who assumes the pedagogical mediator role causes in students the need to face moments to promote learning. This lack and other factors from the didactic-pedagogic order add up so that the learning of mathematical content in graduate distance education encounters significant obstacles to the mathematical concepts formation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:52:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KATIA REGINA RODRIGUES DE OLIVEIRA.pdf: 1575643 bytes, checksum: 86621a7d4cf9276a50398ab4412c2fe9 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4226/KATIA%20REGINA%20RODRIGUES%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem de conteúdos matemáticospor
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpor
dc.subjectTecnologias de Informação e de Comunicaçãopor
dc.subjectEnsino Superior a Distânciapor
dc.subjectLearning of mathematical contenteng
dc.subjectHistorical and Cultural Theoryeng
dc.subjectInformation and Communication Technologieseng
dc.subjectGraduate Distance Educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIApor
dc.title.alternativeAn Analysis of Mathematical Learning Content in Graduate Distance Education.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KATIA REGINA RODRIGUES DE OLIVEIRA.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.