Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Débora Mirtes dos Santos Ravagnani-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6679891605533118por
dc.contributor.advisor1Zanatta, Beatriz Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984por
dc.contributor.referee1Campos, Denise álvares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5224194761703249por
dc.contributor.referee2Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:52:53Z-
dc.date.available2013-10-11-
dc.date.issued2011-09-30-
dc.identifier.citationDIAS, Débora Mirtes dos Santos Ravagnani. Aprendizagem do conceito de música: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental. 2011. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1085-
dc.description.resumoO presente estudo teve como foco a formação do pensamento teórico musical dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Insere-se no campo da didática, tratando das relações entre o ensino e a aprendizagem de música. Do referencial teórico constam obras de Vygotsky, Luria, Leontiev, Elkonin e Davydov e de educadores musicais como Schaffer e Willems. Partiu-se do pressuposto de que os problemas enfrentados pela educação musical escolar resultam de uma multiplicidade de fatores, sendo um deles a forte presença de um modelo de ensino tradicional. Assim, a investigação foi direcionada para as seguintes indagações: De que modo o ensino de música pode ser organizado para que a aprendizagem dos alunos resulte em formação de conceitos? Como trabalhar o conceito de música na Teoria Histórico cultural? Quais as vantagens e dificuldades na concretização desse tipo de organização do ensino? Os objetivos da pesquisa foram: investigar e analisar a aplicação da metodologia proposta por Davydov para a aprendizagem do conceito de música; organizar o ensino de música para uma turma do 1º ano do ensino fundamental, tendo em vista a aprendizagem do conceito de musica; identificar as vantagens e dificuldades da implementação da proposta de Davydov considerando o contexto da escola campo. A pesquisa consistiu na realização e acompanhamento de um experimento didático-formativo, durante cinco meses (fevereiro, março, abril, maio, junho), no ano de 2011, em uma instituição da rede estadual de ensino regular na cidade de Goiânia, no Estado de Goiás. Os dados foram coletados por meio da observação da atividade da professora e dos alunos no decorrer da realização do experimento didático, tendo como referência o planejamento e o desenvolvimento de um plano de ensino desenvolvimental elaborado com a intenção de promover a aquisição, pelos alunos, dos conteúdos necessários a formação do conceito de música. Além da observação das aulas, foi utilizada a entrevista semi-estruturada com o professor da classe, a observação da escola, a composição musical produzida pelos alunos em conjunto com a professora de música. Os resultados mostraram que o experimento didático buscou compreender como os alunos apropriaram do conceito de música, orientado por princípios da teoria de Davydov proporcionou maior participação e atividade da maior parte dos alunos. Evidenciaram também que por meio deste procedimento foi significativa a aprendizagem dos alunos. A principal contribuição desta pesquisa consistiu em mostrar que, apesar da existência de diversos fatores que repercutem na vida escolar e na aprendizagem dos alunos, o Ensino Desenvolvimental pode ser uma possibilidade promissora para formação do modo de pensar musical dos alunos.por
dc.description.abstractThe present study focused on the formation of the musical theoretical thought of the students of the first year of the Fundamental Teaching School. It is inserted in the didactics field, dealing with the relations between music teaching and learning. The theoretical references are based in works of Vygotsky, Luria, Leontiev, Elkonin and Davydov and of musical educators as Schaffer and Willems. It implied that the problems faced by the musical teaching education result of a multiplicity of factors, and the strong presence of a traditional education model is one of them. Thus, the investigation was directed for the following inquiries: How the music teaching can be organized in order to the students learning result in concepts formation? How to work the music concept in the Cultural-Historical Theory? What are the advantages and difficulties in the realization of this kind of teaching organization? The objectives of the research were: investigating and analyzing the application of the methodology proposed by Davydov for the learning of the music concept; organizing the music teaching for a group of the first year of the Fundamental Teaching School, keeping in mind the learning of music concept; identifying the advantages and difficulties of the implementation of the Davydov proposal considering the context of the field school. The research consisted in the realization and attendance of an educational-formative experiment for five months (February, March, April, May, June), in the year of 2011, in a state public institution of the regular educational system in the city of Goiânia, in Goiás state. The data were collected through the observation of the activity of the teacher and of the students along the carrying out of the educational experiment, having as reference the planning and the development of a developmental teaching plan elaborated with the intention of promoting the students´ acquisition of the necessary contents for the music concept formation. Besides the classes observation, it was also used the semi-structured interview with the teacher of the class, the school observation, the musical composition produced by the students in togetherness with the music teacher. The results showed that the educational experiment searched for understanding how the students appropriated the musical concepts oriented by principles of the theory of Davydov. They also showed that by using this procedure the students learning was significant. They also showed that by using this procedure the students learning was significant. The main contribution of this research consisted in showing that, despite the existence of several factors that reflect in school life and in the learning of the students, the Developmental Teaching can be a promising possibility to the formation of the students musical way of thinking.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:52:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DEBORA MIRTES DOS SANTOS RAVAGNANI DIAS.pdf: 922892 bytes, checksum: 3f728cc4cb17df7acb9acb0851a0c525 (MD5) Previous issue date: 2011-09-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4288/DEBORA%20MIRTES%20DOS%20SANTOS%20RAVAGNANI%20DIAS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem de músicapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectMetodologia do ensino de músicapor
dc.subjectFormação de conceitopor
dc.subjectTeoria histórico-culturalpor
dc.subjectEnsino desenvolvimentalpor
dc.subjectMusic learningeng
dc.subjectDidacticseng
dc.subjectTeaching music methodologyeng
dc.subjectConcept formationeng
dc.subjectCultural-historical theoryeng
dc.subjectDevelopmental teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAprendizagem do conceito de música: contribuições da teoria do ensino desenvolvimentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEBORA MIRTES DOS SANTOS RAVAGNANI DIAS.pdf901,26 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.