Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1119
Tipo do documento: Dissertação
Título: AS ELEIÇÕES PARA DIRETORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS EM 2011.
Autor: Santos, Roneide Braga 
Primeiro orientador: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Primeiro membro da banca: Abreu, Sandra Elaine Aires de
Segundo membro da banca: Baldino, José Maria
Resumo: Esta pesquisa trata do processo de escolha dos diretores da educação básica da rede estadual de educação do município de Anápolis-Goiás em 2011. Ela tem como problemática central desvelar se as mudanças ocorridas em 2011 permitiram uma escolha democrática ou se esta foi uma forma do governo realizar as eleições, legitimando seu poder de influência dentro das escolas. O objetivo geral é contribuir com as análises críticas sobre as mudanças ocorridas nas eleições para diretores das escolas estaduais no município de Anápolis em 2011 conforme a portaria 2783/SEDUC/GO, como a inserção de um curso preparatório na modalidade a distância para os pré-candidatos, uma prova de caráter eliminatório e um curso de gestão educacional obrigatório para os candidatos eleitos. Nesse sentido, o estudo justifica-se pela importância de se compreender os meandros da atual política da Secretaria de Estado da Educação de Goiás no que se refere à gestão democrática das escolas, bem como sua importância e credibilidade junto à comunidade local. A metodologia aplicada foi a pesquisa de natureza qualitativa, e os procedimentos foram o estudo da documentação/legislação pertinente e realização de entrevistas semiestruturadas para levantamento de dados. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico, e permitiram ponderar sobre o impacto das mudanças das eleições de 2011 para a gestão democrática. As conclusões mais importantes desta pesquisa são no sentido de que no ano de 2011 não houve uma eleição de diretores, mas sim uma validação dos candidatos pré-aprovados na prova sobre gestão. Em Anápolis, houve poucas escolas com candidatos concorrentes nas eleições, e alguns diretores estão sendo exonerados de suas funções e, em seus lugares, a Subsecretaria indica os diretores que irão ocupar o cargo. No geral, os entrevistados não perceberam nenhuma mudança na gestão das escolas e demonstraram insatisfação com o atual modelo de escolha, apontando, assim, para um retrocesso no processo das eleições para diretores e em consequência para a gestão democrática das escolas públicas estaduais.
Abstract: This research deals with the process of choosing the principals of state elementary schools in the city of Anápolis, state of Goiás, Brazil, in 2011. Its main purpose is to find out if the changes which occurred in 2011 led to a democratic choice or if they were just a way the government found to use the election process to legitimize its power of influence within the schools. The general objective is to contribute to a critical analysis on the changes in elections for principals of state schools in the city of Anápolis in 2011 in accordance to the 2783/SEDUC/GO ordinance. These changes were the insertion of an online course for precandidates to that position, an eliminatory test and a mandatory course on educational management for the elected candidates. In this sense, the study is justified by the importance of understanding the implications of the current policy of the State Board of Education of Goiás concerning the democratic management of schools, as well as its importance and credibility within the local community. The methodology is principled by a qualitative research paradigm and the data were raised through the study of relevant documents and legislation and the application of semistructured interviews. The data were analyzed based on the theoretical framework and allowed to ponder the impact of changes of 2011 elections for democratic management. The most important conclusion of this research was that in the year of 2011, there was not an election but a validation of pre-approved candidates who passed the test on management. In the city of Anápolis there were few schools with candidates competing for the election. Besides, some principals have been dismissed from their functions and the local board of education has designated other professionals to replace them. The participants, in general, have not noticed any change in the schools management and have expressed dissatisfaction with the current model of choice which in their opinion represents a setback in the election process for principals and consequently for the democratic management of public schools.
Palavras-chave: Eleições para Diretores
Gestão Escolar
Democracia
História da Administração da Educação
Rede Estadual de Educação (Anápolis-Goiás)
Elections of Principals
School Management
Democracy
History of Education Administration
State Education System (Anápolis-Goiás)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: SANTOS, Roneide Braga. AS ELEIÇÕES PARA DIRETORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS EM 2011.. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1119
Data de defesa: 22-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RONEIDE BRAGA SANTOS.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.