Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Rosariane Glaucia Mendonça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5389190571848299por
dc.contributor.advisor1Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9por
dc.contributor.referee1Rabelo, Annete Scotti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788850P6por
dc.contributor.referee2Souza, Lusinete Vasconcelos de-
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:46Z-
dc.date.available2007-03-09-
dc.date.issued2006-08-25-
dc.identifier.citationCAMPOS, Rosariane Glaucia Mendonça. O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PROFA E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS: CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO, ATUAÇÃO PROFISSIONAL E RESULTADOS OBTIDOS. 2006. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1157-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma investigação sobre o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), dentro da política de formação continuada da Secretaria de Ensino Fundamental do MEC, em decorrência da reforma do ensino implantada no Governo Fernando Henrique Cardoso. O Programa consta de um curso voltado para o desenvolvimento de competências dos professores alfabetizadores na formulação de objetivos, conteúdos e metodologias de alfabetização, de acordo com a concepção construtivista de Emília Ferreiro, sob a coordenação de Telma Weisz. Visa, particularmente, ao aprimoramento dos processos de ensino/aprendizagem da leitura e escrita dos alunos. O objetivo desta pesquisa é o de captar os efeitos nas práticas de alfabetização e, por conseqüência, nas aprendizagens dos alunos por meio do cotejamento de dados entre as indicações teóricas e metodológicas do PROFA e o trabalho desenvolvido pelos professores alfabetizadores na sala de aula, com o intuito de investigar se o Programa conseguiu os efeitos esperados. Como procedimento é usada a pesquisa qualitativa que se dá na investigação das práticas pedagógicas de quatro professoras, partícipes do PROFA, também pela observação de quatro turmas das respectivas educadoras, além de entrevistas com os professores e coordenadores envolvidos no processo e da análise documental dos diferentes registros que qualificam o estudo de caso. Pretende-se captar elementos contextuais e socioculturais que influenciam, ou não, as práticas dos professores e as aprendizagens dos alunos.por
dc.description.abstractThis work is based on an investigation about a formation program for teachers of literacy (PROFA), in accordance with Ministry Education s ongoing formation of the elementary teaching secretariat policy, because of the teaching reform introduced in Fernando Henrique Cardoso s term of office. The program consist of a course for the development of teachers competence as well as goals, contents and literacy methodologies of the teachers program based on Emília Ferreiro s construtivism conception under the coordination of Telma Weisz. It aims particularly at the enhancement of the teaching learning process of the students. The goal of this research is to observe the effects on these literacy practice together with the results on the students learning by comparing the data and also, PROFA s theorectical guidelines and methodologies, the work developed by teachers of literacy in the classroom in order to investigate whether or not the program reached its goals. As a procedure a qualitative research is used in the investigation of the pedagogical practice of four PROFA s teachers, the observation of their practice, as well as some interviews with teachers, coordinators involved in this process, and also a documental analysis of different registers which qualify the study case. It is intended to observe some social, cultural and contextual elements that may or may not influence the teachers practice and the students learning.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosariane Glaucia Mendonca Campos.pdf: 631931 bytes, checksum: b2bdef5874b8d255ab979da8b9581afb (MD5) Previous issue date: 2006-08-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4397/Rosariane%20Glaucia%20Mendonca%20Campos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectProfessores Alfabetizadorespor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectTeachers of literacyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PROFA E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS: CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO, ATUAÇÃO PROFISSIONAL E RESULTADOS OBTIDOSpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosariane Glaucia Mendonca Campos.pdf617,12 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.