Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1187
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Esmeraldina Maria dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2587409964196671por
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Maria de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240J6por
dc.contributor.referee1Machado, Maria Margarida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3133555536143694por
dc.contributor.referee2Guimarães, Maria Tereza Canezin-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788867A3por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:57Z-
dc.date.available2008-02-07-
dc.date.issued2007-10-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Esmeraldina Maria dos. Os SABERES DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS. 2007. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1187-
dc.description.resumoEsta pesquisa do tipo qualitativa, intitulada: Os saberes dos professores do segundo segmento do ensino fundamental da educação de adolescentes, jovens e adultos investigou os saberes dos professores do segundo segmento do ensino fundamental da Eaja. Esses professores - sujeitos da pesquisa - foram localizados na RME. Ela se fundamentou teoricamente nos estudos de alguns autores, entre os quais podem ser destacados: Chauí (1996, 2001, 2003, 2006); Miranda (1997, 2004, 2005,); Gramsci (2004); Coelho (1994, 1998, 2003, 2004, 2006,); Arroyo (2000) e outros. Teve como objeto de estudo investigar os saberes que permeiam as práticas dos professores de Eaja que atuam de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental noturno. As mudanças ocorridas na sociedade contemporânea provocadas pelas transformações econômicas, políticas e sociais tem afetado significativamente a educação e nesse campo, a formação de professores para educação básica e, também, para a Eaja. Esse processo direciona a formação de educadores e educandos para a estreita visão mercadológica, predominante no mundo globalizado, desmerecendo todo conhecimento que não possua aplicação imediata, influenciando de forma negativa a qualidade do ensino, em especial, do ensino direcionado para a Eaja constituída basicamente de trabalhadores ou desempregados. Esta investigação indagou: que desafios os professores enfrentam para lidar com a tensão existente entre ensino e aprendizagem? Como eles lidam com esses desafios? Que saberes permeiam suas práticas? Como foram apropriados? A suposta formação continuada tem contribuído para redimensionar os saberes destes professores? Buscando responder essas indagações, discutiu-se com alguns autores a diferença entre senso comum e conhecimento sistematizado e o papel da universidade na produção do conhecimento, buscando elementos teóricos que pudessem fundamentar o entendimento da questão principal desta pesquisa. Com base em Machado (1997, 2001), Ribeiro (1999), Lopes (2006), Nogueira (2005) e outros, discutiram-se a questão da especificidade dos saberes dos professores da Eaja e suas implicações com os saberes docentes, estabelecendo relações com o conhecimento sistematizado e o senso comum na formação e atuação do professor da Eaja da SME de Goiânia. A análise realizada possibilitou a apreensão do percurso formativo dos saberes dos sujeitos investigados e de suas implicações na prática da Eaja. Por meio de seus discursos foi possível entender que os desafios do trabalho docente extrapolam o campo da formação, e que na busca de atender a especificidade o professor trabalha com os educandos da Eaja os conhecimentos buscados na realidade do aluno.por
dc.description.abstractThis research of the qualitative type entitled The knowledge of the teachers from the second segment of the basic education of the education of adolescents, young and adults investigated the knowledge of the teachers of the second segment of the basic education of the Eaja. These teachers the subjects of the research - had been located in the RME. It based itself theoretically on the studies of some authors, among which they can be detached Chaui (1996.2001, 2003, 2006); Miranda (1997, 2004, 2005); Gramsci (2004); Rabbit (1994, 1998, 2003, 2004, 2006); Arroyo (2000) and others. It had as study object to investigate the knowledge that is present in the teachers performance of Eaja who teach to 5° the 8° series of nocturnal basic education. The changes in the contemporary society provoked by the economic, social and political transformations have significantly affected the education and in this field, the formation of the teacjers for basic education and, also, for the Eaja. This process directs the formation of educators and learners for the narrow marketing, predominant vision in the globalized world, undeserving all the knowledge that does not possess immediate application, influencing of negative form the quality of education, in special, of the education directed for the Eaja that is constituted basically of manual worker or dismissed workers. This inquiry inquired: What challenges the teachers face to deal with the existing tension between education and learning? How they deal with these challenges? What knowledge is present in their practices? How had they been appropriated? The supposed continued formation has contributed to redimension the knowledge of these teachers? Searching to answer these investigations, it argued - with some authors the difference between common sense and systemizes knowledge and the paper of the university in the production of the knowledge, searching theoretical elements that could base the agreement of the ultimate issue of this research. On the basis of Machado (1997, 2001), Ribeiro (1999), Lopes (2006), Nogueira(2005) and others, had argued it question of the specificity of knowing of the teachers of the Eaja and its implications to the knowledge of the teachers in general, establishing relations with the systemize knowledge and the common sense in the formation and performance of the of Eaja of SME of Goiânia. The analysis made possible the apprehension of the passage formed of knowledge of the investigated subjects and of its implications in the practice one of Eaja. By means of its speeches it was possible to understand that the challenges of the teaching work go beyond the field of the formation, and that in the search to take care of to the specificity, the teacher works with the learners of Eaja the knowledge searched in the reality of the pupil.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Esmeraldina Maria dos Santos.pdf: 5852327 bytes, checksum: 275f3c48b0852d1213acef979ddd69c5 (MD5) Previous issue date: 2007-10-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4557/Esmeraldina%20Maria%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação de adolescentespor
dc.subjectjovens e adultospor
dc.subjectsaber sistematizadopor
dc.subjectsenso comumpor
dc.subjectformação profissional docentepor
dc.subjecteducation of adolescentseng
dc.subjectyoung and adultseng
dc.subjectsystemize knowledgeeng
dc.subjectcommon senseeng
dc.subjectteaching professional formation.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOs SABERES DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOSpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Esmeraldina Maria dos Santos.pdf5,72 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.