Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Regina Maria Jordão Cardoso de-
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Maria de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240J6por
dc.contributor.referee1Oliveira, João Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708075J9por
dc.contributor.referee2Miranda, Marília Gouveia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723127D8por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:58Z-
dc.date.available2005-11-29-
dc.date.issued2004-10-15-
dc.identifier.citationCASTRO, Regina Maria Jordão Cardoso de. Expansão da educação superior privada no Brasil a partir da década de 1990: o caso da Faculdade Cambury de Goiânia - GO. 2004. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1190-
dc.description.resumoO processo de minimização do papel do Estado e de suas formas de gestão, processadas desde a década de 1970, de acordo a perspectiva neoliberal que preconiza o mercado como princípio fundador, unificador e regulador da sociedade global competitiva, vem gerando políticas educacionais que exigem um novo papel social para a educação superior, ocasionando inúmeras mudanças nesse nível de ensino, guiadas pela lógica do capital. Este trabalho visou, pois, compreender o processo de expansão e privatização da educação superior que ocorreu no Brasil, especialmente a partir da década de 1990, por meio de um estudo de caso: o da Faculdade Cambury de Goiânia-GO. Para alcançar tal objetivo, fez-se necessário reconstruir sinteticamente a história da criação, da expansão e da consolidação dessa organização, a partir de 1990, data em que foi criado o Instituto Cambury Ltda. do qual se originou. Investigar as origens da Faculdade Cambury, seu passado recente, sua concepção de ensino como organização de ensino superior privada só foi possível por meio da análise de sua inserção na trajetória do ensino superior privado no Brasil e em Goiás, em articulação com a reforma do Estado e com as políticas educacionais dela decorrentes. Em Goiânia, essa organização, ao estabelecer-se em 1998, foi a primeira concebida em consonância com tais políticas. Dentre as principais categorias de análise selecionadas para iluminar os caminhos desta pesquisa, constou a de Estado ampliado, formulada pelo pensamento gramsciano e a de universidade como instituição e como organização, formuladas por Marilena Chauí. Esta investigação, de tipo qualitativa, foi construída por meio de estudos teóricos relacionados à temática, de pesquisa documental e de entrevistas, buscando encontrar na parte, a compreensão e a relação com o todo. Com esta pesquisa, pôde-se concluir que a criação da Faculdade Cambury e as atividades que esta organização vem desenvolvendo foram guiadas pela política educacional vigente no país e pelas exigências do mercado associadas aos interesses empresariais de seus gestores. Há fortes evidências do alinhamento da organização ao novo modelo de educação superior implementado, sobretudo, a partir da promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394 de 1996. Com este estudo, pretendeu-se participar efetivamente da discussão sobre a expansão do ensino superior que vem ocorrendo no Brasil, na perspectiva do mercado com fins preponderantemente privados.por
dc.description.abstractThe minimization process regarding the role of the State and its management forms which occurred in the 1970s in a neo-liberal perspective that comprises the market as a founding, unifying and regulatory principle of a competitive global society has been generating educational policies that demand a new social role for higher education. That minimization process has also been causing countless changes in undergraduate teaching. Such changes have been guided by the capitalist logic. This study, therefore, aimed at understanding the expansion and privatization process of higher education institutions in Brazil (which happened in this country especially in the 1990s), by means of a case study that took place at Faculdade Cambury , in Goiânia-GO. In order to achieve the objective of this research, it was necessary to reconstruct, in a concise way, the history of the organization we have already referred to ( Faculdade Cambury ). In other words, it was necessary to recall its creation, expansion and consolidation, which began in 1990, with the foundation of Instituto Cambury (the institution that, subsequently, originated Faculdade Cambury ). The investigation of the origins of Faculdade Cambury , its recent past and its conception of teaching as a private higher education organization was only possible by means of the analysis of its position in the private higher education system in Brazil, as well as in Goiás, in connection with the State Reform and the educational policies that derived from this reform. In Goiânia, Faculdade Cambury , which was established in 1998, was the first organization conceived in accordance with the policies related to the reform already mentioned. Among the main analysis categories we have selected for this research, we highlight the one referring to the extended State , formulated by Gramsci, as well as the one that sees universities as institutions and organizations a point of view proposed by Chauí. This investigation, which can be classified as qualitative research, was done through theoretical studies about the theme of our investigation, through the study of documents, as well as through interviews. We attempted to find, in the parts or components of a unity, the understanding of their relation with the whole. With this research, we could come to the conclusion that the creation of Faculdade Cambury and the activities that this institution has been developing were guided by the educational policies that were in progress in the country throughout time and by the market demands associated with the business interests of the institution s managers. We found plenty of evidence that the organization has been in accordance with the new model of higher education implemented, above all, with the latest LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Law number 9,394 from 1996). In sum, this study aimed at participating effectively in the discussion about the expansion of higher education in Brazil, in the perspective of the market whose purposes are preponderantly private.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Regina Maria Jordao Cardoso de Castro.pdf: 698154 bytes, checksum: 563ba1a3824ea309a2b3f53991decb93 (MD5) Previous issue date: 2004-10-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4451/Regina%20Maria%20Jordao%20Cardoso%20de%20Castro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino privadopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectGoiâniapor
dc.subjectEnsino superior particularpor
dc.subjectFaculdade Camburypor
dc.subjectExpansãopor
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleExpansão da educação superior privada no Brasil a partir da década de 1990: o caso da Faculdade Cambury de Goiânia - GOpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Regina Maria Jordao Cardoso de Castro.pdf681,79 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.